domingo, 5 de agosto de 2012

Johan Cruijff Schaal - PSV x Ajax

1ª Parte
O PSV defendeu com um bloco baixo, onde Toivonen ou Lens pressionavam (um de cada vez) a linha defensiva quando viam que o portador da bola tinha poucas linhas de passe mas apenas quando este estava perto do meio campo. Toivonen também descia no terreno quando o Ajax criava superioridade numérica no meio campo, de forma a equilibrar essa zona. Em termos posicionais, a linha do meio campo defendia muito próxima da linha defensiva, compactando muito a equipa no terço defensivo, com os extremos a terem também muitas preocupações defensivas, descendo sempre para ajudarem os seus laterais. Ofensivamente, notou-se que o PSV tentava jogar em ataque posicional, evitando precipitar-se com bolas batidas para a frente mas talvez por consequência da acção defensiva do adversário, tiveram de jogar muitas vezes de forma directa para o ataque (principalmente na fase inicial) e foi assim que conseguiram as melhores oportunidades, aproveitando a velocidade dos seus jogadores mais ofensivos, sendo assim visível uma utilização equilibrada entre o contra-ataque e o ataque posicional.
O Ajax foi muito pressionante sem bola, subindo muito o seu bloco na fase inicial, sendo que apesar de terem perdido alguma assertividade com o decorrer do jogo, tiveram sempre vincada esta forma de defender. Ofensivamente, o Ajax jogou claramente em ataque posicional, tendo muito espaço na sua zona defensiva para trocar a bola em segurança, fruto do bloco baixo do adversário, mas tiveram muitas dificuldades no ataque, faltando sempre espaço para as combinações perto da área. Subiam muitos os seus laterais e apenas os centrais ficavam numa linha mais recuada, expondo muito a equipa às transições defensivas.

2ª Parte
Não houve alterações ao intervalo e tudo se manteve na mesma. Após o terceiro golo do PSV, estes desceram um pouco mais o bloco defensivo e não se esgotaram em acções de pressão ao portador da bola, preferindo controlar o espaço e limitar a acção dos adversários pela ocupação racional e densa da sua zona defensiva. Todas as substituições que aconteceram foram trocas directas sem trazerem qualquer alteração táctica ao jogo. O Ajax teve um maior domínio do jogo mas o PSV esteve muito coordenado a nível defensivo e fez com que os adversários criassem pouco perigo.

Jogadores-Chave
No PSV, Toivonen esteve muito bem em termos posicionais na zona de finalização, aparecendo sempre no espaço vazio.
No Ajax não houve grandes destaques, apesar de Alderweireld a fazer um jogo razoável, não só defensivamente mas também nas penetrações de forma a criar superioridade numérica no meio campo.

Golos
3' - Canto marcado no lado esquerdo por Mertens ao primeiro poste onde aparece Toivonen a cabecear para o golo.
11' - Lens recebe a bola na linha do meio campo, roda para a baliza adversária e arranca em velocidade, chegando à grande área e, pressionado por dois adversários, faz um chapéu ao guarda-redes.
44' - Canto marcado do lado direito para a entrada da pequena área onde Alderweireld cabeceia para o golo.
53' - Willems, numa incursão ofensiva pelo corredor esquerdo, dribla um adversário e já dentro da área cruza rasteiro ao segundo poste onde Toivonen encosta para o golo.
75' - Do corredor lateral direito, Özbilis cruza com o pé esquerdo para a grande área onde Marcelo falha o corte e marca um auto-golo.
94' - Wijnaldum no lado esquerdo faz um passe para o vértice da área e arranca nessa direcção onde Memphis Depay segura a bola e espera pelo momento para desmarcar Wijnaldum que dentro da área pica a bola por cima do guarda-redes fazendo assim o golo.

Substituições
64' - Entra Lasse Schöne para o lugar de Viktor Fischer. Troca directa.
74' - Entra Georginio Wijnaldum para o lugar de Ola Toivonen. Troca directa.
75' - Entra Davy Klaassen para o lugar de Kolbeinn Sigthórsson. Troca directa.
76' - Entra Dico Koppers para o lugar de Mitchell Dijks. Troca directa.
84' - Entra Memphis Depay para o lugar de Luciano Narsingh. Memphis joga a extremo esquerdo e Mertens passa para extremo direito.


Árbitro: Björn Kuipers

Cartões Amarelos: Mitchell Dijks (31'), Kevin Strootman (37'), Theo Janssen (78'), Przrmyslaw Tyton (78'), Siem De Jong (79'), Ricardo van Rhijn (91') e Toby Alderweireld (92').

Assistência: 50000 (Amsterdam ArenA)

Clima: Céu pouco nublado (18ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário