terça-feira, 7 de agosto de 2012

Jogos Olímpicos 2012 (Feminino) - França x Japão (Meia-Final)

1ª Parte
A França não pressionou as adversárias no meio campo ofensivo, preferindo esperar por elas no próprio meio campo. A sua zona de pressão era nos corredores laterais do seu meio campo defensivo, onde a lateral e a extremo tentavam sempre fechar os caminhos à portadora da bola. As médio centro assumiam regularmente um posicionamento muito recuado o que fazia com que as adversárias gozassem de superioridade numérica naquele sector. Ofensivamente tiveram um jogo muito confuso, com várias falhas ao nível do passe e muitas bolas batidas directamente para a frente, muito por culpa da acção defensiva das adversárias.
O Japão jogou em ataque posicional, trocando a bola com paciência antes de tentarem chegar ao terço ofensivo. Atacavam preferencialmente pelos corredores laterais mas era no meio que tinham mais espaço para trocarem a bola. Defensivamente jogaram com um bloco alto e por vezes as pontas de lança pressionavam as centrais ainda na 1ª fase de construção de forma a obrigar a guarda-redes a bater directamente para a frente. Apesar de subirem o seu bloco nas acções ofensivas, eram muito solidárias nas transições defensivas com todas as jogadoras (excepto as pontas de lança) eram muito rápidas a recuperarem a sua posição no seu meio campo defensivo.

2ª Parte
O Japão chegou ao segundo golo logo aos 49' e a partir daí baixou mais as suas linhas, priorizando a solidez defensiva e dando mais prevalência aos contra-ataques nas suas acções ofensivas. Isto pode também ter sido consequência da acção ofensiva da França que começou a subir mais as jogadoras. A França conseguiu mais oportunidades mas desperdiçou muitos remates de meia distância, até porque não conseguiam situações de finalização dentro da área porque o Japão defendeu muito atrás (quando conseguiram, marcaram golo). Depois do penalti falhado, a França começou a jogar mais directo para o ataque a tentar o golo do empate e em contrapartida, o Japão desceu ainda mais as suas linhas, havendo situações em que defenderam com dez jogadoras dentro da área, deixando apenas Ogimi no meio campo. Um jogo ditado pela tremenda eficácia do Japão, que contrapôs com o desperdício da França.

Jogadoras-Chave
Na França, Le Sommer foi a jogadora que mais perigo criou no tempo que esteve em campo, marcando o golo e sofrendo um penalti que foi desperdiçado.
O Japão marcou dois golos de bola parada com o destaque a ir para a marcadora dos livres que foi Miyama. Fukumoto também fez uma grande exibição na baliza.

Golos
32' - Livre no meio campo marcado por Miyama para a grande área com Bouhaddi a deixar a bola passar por entre as mãos, com esta a sobrar para Ogimi que encosta para o golo.
49' - Livre no meio campo marcado por Miyama para a grande área onde Sakaguchi cabeceia para o segundo poste fazendo o golo.
76' - Delie leva a bola pelo lado direito, desmarca Thomis que ganha a linha de fundo, já dentro da área, e cruza para o meio onde está Le Sommer para encostar para o golo.

Substituições
56' - Entra Camille Abily para o lugar de Sandrine Soubeyrand. Abily joga a médio centro do lado direito e Bussaglia passa para médio centro do lado esquerdo.
58' - Entra Eugénie Le Sommer para o lugar de Gaetane Thiney. Troca directa.
74' - Entra Kozue Ando para o lugar de Shinobu Ohno. Ando passa a jogar numa posição mais recuada que Ogimi, descendo para junto das médio centro na acção defensiva.
84' - Entra Asuna Tanaka para o lugar de Mizuho Sakaguchi. Troca directa.


Árbitra: Quetzalli Alvarado (México)

Cartão Amarelo: Wendie Renard (13').

Assistência: Desconhecido (Wembley Stadium)

Clima: Céu nublado (20ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário