sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Jogos Olímpicos 2012 (Feminino) - E.U.A. x Japão (Final)

1ª Parte
Os Estados Unidos foram muito pressionantes nas transições defensivas, dificultando muito as transições ofensivas das adversárias. Em organização defensiva optavam pela segurança posicional, pressionando mais as adversárias nos corredores laterais do seu meio campo defensivo, quando a média ala e a lateral estavam próximas da bola. A primeira opção ofensiva era quase sempre o ataque rápido, sempre que as duas pontas de lança estavam disponíveis em zonas adiantadas. Quando tal não era possível, jogavam em ataque posicional, tentando sempre muitas penetrações das jogadoras do meio campo, quer pelas alas como pelo corredor central.
As pontas de lança do Japão tiveram um papel defensivo muito importante, dificultando as primeiras fases de construção das adversárias. Assumiram um posicionamento um pouco mais adiantado, perdendo algum solidez defensiva. Com bola atacaram quase sempre em ataque posicional, mostrando muita paciência em atacar a baliza, mesmo em desvantagem no marcador.
Apesar do resultado, foram do Japão os lances ofensivos mais perigosos.

2ª Parte
A única mudança ao intervalo foi a troca de posição entre Rapinou e Heath. Os Estados Unidos chegaram cedo ao segundo golo mas 9' depois o Japão reduz. Apesar da equipa asiática ter criado mais perigo, aos 77' mudam o seu sistema táctico para 1-3-4-3, uma forma de arriscarem tudo para tentarem chegar ao empate. Tiveram claramente mais fortes que as adversárias no final do jogo, ganhando várias faltas no meio campo ofensivo, sendo que as bolas paradas são um forte da equipa, muito graças à marcadora Miyama. Todas as outras alterações que aconteceram foram trocas directas e pouco trouxeram de novo ao jogo.

Jogadoras-Chave
Nos Estados Unidos, Lloyd foi a jogadora mais importante com os dois golos marcados.
No Japão, Miyama foi sempre perigosa nas bolas paradas, criando algumas situações de perigo.

Golos
8' - Heath leva a bola pelo lado esquerdo até ganhar a linha, cruza rasteiro para Morgan que ao primeiro poste recebe a bola e ganha espaço para cruzar ao segundo poste onde Lloyd aparece a cabecear para o golo.
54' - Lloyd recebe a bola no meio campo e arranca na direcção à baliza adversária, rematando ao chegar à entrada da grande área ao segundo poste, fazendo o golo.
63' - Depois de um mau corte, Sawa remata com a bola a ser desviada e a sobrar para Ogimi que está numa posição fácil para fazer o golo.

Substituições
57' - Entra Lauren Cheney para o lugar de Megan Rapinou. Troca directa.
59' - Entra Asuna Tanaka para o lugar de Mizuko Sakaguchi. Troca directa.
77' - Entra Mana Iwabuchi para o lugar de Aya Sameshima. Passam a jogar em 1-3-4-3 com Iwabuchi a jogar pelo lado esquerdo do ataque.
80' - Entra Becky Sauerbrunn para o lugar de Rachel Buehler. Troca directa com Buehler a sair com indícios de lesão.
86' - Entra Karina Maruyama para o lugar de Shinobu Ohno. Troca directa.
 

Árbitra: Bibiana Steinhaus (Alemanha)

Cartão Amarelo: Abby Wambach.

Assistência: 80233 (New Wembley)

Clima: Céu limpo (21ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário