quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Champions League - Manchester City x Real Madrid (5ª Jornada)


1ª Parte
Sem bola, o Manchester City não pressionava em organização defensiva optando por fechar os espaços aos atacantes do Real Madrid, no entanto faziam-no nas transições defensivas com os jogadores mais adiantados a pressionarem rapidamente o portador da bola. Ofensivamente jogaram um misto de ataque posicional com ataque rápido, sendo que as bolas longas eram por vezes a solução à pressão adversária. Aos 25', após um início de jogo muito pobre tanto defensivamente como ofensivamente, Mancini altera o sistema de jogo para o habitual 1-4-2-3-1 com Zabaleta a passar para lateral esquerdo, Kolarov sobe para extremo esquerdo e Silva passa para extremo direito com Agüero a ficar atrás de Dzeko. Isto aconteceu uma vez que faltavam homens no meio campo para condicionar a fase ofensiva do adversário.
O Real Madrid jogou muito pressionante, não dando espaço aos centrais adversários para concretizarem de forma tranquila a 2ª fase de construção. Em organização defensiva, Di María descia muito no corredor para fechar o corredor do Kolarov, uma vez que Arbeloa tinha de fechar muitas vezes no corredor central para ajudar os dois centrais na ameaça dos dois pontas de lança do Manchester City. Atacaram em ataque posicional, jogando sempre apoiado e gozando de muito espaço para trocar a bola enquanto o City jogou com 3 centrais. Conseguiram muito bem sair de zonas de pressão devido à grande entreajuda dos jogadores, aparecendo sempre soluções ao portador da bola. Notou-se a preocupação dos cruzamentos do lado direito (Di María) procurarem sempre o segundo poste (zona de Zabaleta) que era o defesa mais fraco no jogo aéreo, com Bezema a atacar a bola sempre vindo dessa zona (aconteceu assim o primeiro golo).

2ª Parte
De forma a consolidar o seu sistema de 1-4-2-3-1, Mancini coloca Javi García, libertando Nasri para funções mais ofensivas. De certa forma, acabou por ser uma troca acertada uma vez que o City se tornou mais perigoso, com um ataque de grande mobilidade onde nenhum dos extremos o era verdadeiramente (ambos procuram zonas interiores) e o seu médio ofensivo estava constantemente a procurar espaços nos corredores laterais. Tornaram-se assim mais imprevisíveis no processo ofensivo e ao mesmo tempo conseguiram uma maior consistência defensiva com um meio campo muito forte fisicamente e mais posicional. Ronaldo vinha mostrando muita confiança nas suas ações e eram frequentes os desequilíbrios criados por ele à equipa adversária. Com a entrada de Callejón, Ronaldo passa para a posição dez sendo que raramente se fixava nessa posição, basculando sempre para ambos os corredores laterais o que fez com que os dois médios centro do City nunca tivessem ninguém para marcar. Mourinho tentava assim anular a vantagem defensiva nesse sector. Com a expulsão de Arbeloa, O Real Madrid coloca Varane a defesa direito e Ronaldo passa a jogar a ponta de lança. Este resultado servia ao Real Madrid que assegurava o apuramento (apesar de ser em 2º lugar) e aos 90', Mourinho mostra as suas intenções de manter o resultado colocando mais um médio defensivo.

Jogadores-Chave
No Mancheste City, Maicon foi muito consistente nas subidas pelo corredor direito, conseguindo alguns cruzamentos aproveitando a ausência de Silva que ia muitas vezes para o meio.
No Real Madrid, Ronaldo e Di María estiveram muito bem, cada um no seu papel.

Marcha no Marcador
10' - 0x1 (Karim Benzema)
73' - 1x1 (Kun Agüero)

Substituições
Int - Entra Javi García para o lugar de Aleksandar Kolarov. Javi García joga ao lado de Touré e Nasri passa para extremo esquerdo.
60' - Entra Carlos Tévez para o lugar de Samir Nasri. Passam a jogar praticamente em 1-4-2-4 com Tévez a ponta de lança juntamente com Dzeko e Agüero a passar para o lado esquerdo.
68' - Entra José Callejón para o lugar de Luka Modric. Callejón fica como extremo esquerdo e Ronaldo vem para a posição dez.
75' - Entra Raphaël Varane para o lugar de Karim Benzema. Varane fica como lateral direito e Ronaldo como ponta de lança.
88' - Entra James Milner para o lugar de Kun Agüero. Troca direta.
90' - Entra Raúl Albiol para o lugar de Ángel Di María. Passam a jogar em 1-4-3-2 com Albio no meio campo entre Alonso e Khedira, Ronaldo na frente com Callejón.


Árbitro: Gianluca Rocchi (Itália)

Cartões Amarelos: Yaya Touré (29'), Álvaro Arbeloa (32' e 73'), Maicon (40'), Xabi Alonso (48'), Samir Nasri (53'), Pablo Zabaleta (58'), Sergio Ramos (61') e Javi García (95').

Cartão Vermelho: Álvaro Arbeloa (73').

Assistência: 45740 (Etihad Stadium)

Clima: Céu limpo (6ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário