domingo, 25 de novembro de 2012

Liga Zon Sagres - Braga x Porto (10ª Jornada)


1ª Parte
O Braga jogou de uma forma muito conservadora, defendendo no seu meio campo defensivo. Eventualmente mostraram uma pressão forte em lances de transição defensiva de forma a evitar que o Porto consiga jogar rapidamente no ataque, onde a velocidade é uma das características dos seus jogadores. Foram uma imagem do estereótipo de um 'outsider' que aposta na consistência defensiva, tentando surpreender em ações de contra-ataque e lances de bola parada. O contra-ataque nem sempre consistia em lançar bolas longas para as costas da defesa, com os jogadores a apostarem muitas vezes em colocar a bola jogável nos extremos para que estes conduzam rapidamente enquanto Éder luta por ganhar espaço por entre os centrais, atacando normalmente a bola vindo do segundo central na direção do primeiro.
O Porto teve um grande controlo da posse da bola mas não significou que tenha dominado o jogo. Nas circulações táticas, muitas vezes procuravam espaço nos corredores laterais para os cruzamentos dos laterais Alex Sandro e Danilo, com os movimentos interiores de Varela e James a contribuírem para as subidas dos seus colegas. Não tiveram muito espaço para atacar pelo corredor central devido à grande aglomeração de jogadores adversários. Quando os médios recebiam a bola no corredor central, raramente tinham linhas de passe para verticalizar o jogo e tinham de jogar para os apoios nos corredores laterais.

2ª Parte
Não houve mudanças ao intervalo e o jogo manteve-se com a mesma tendência com o Porto a controlar a bola mas ambas as equipas a chegarem perto da baliza adversária por meios diferentes. A primeira substituição do Braga indicou que o Braga estava à procura de algo mais, com a entrada de Rúben Amorim por Hugo Viana, ganhando mais mobilidade mas perderam também um trunfo importante nas bolas paradas. O Porto coloca logo a seguir Atsu por Varela, tentando refrescar o corredor lateral com mais um desequilibrador. Ambos os treinadores acrediavam que podiam sair vencedores mas já perto dos 90', Peseiro coloca Djamal por Rúben Micael, com o primeiro a ser um médio defensivo muito mais forte no processo defensivo que no ofensivo, dando a entender que era preferível sair com o empate que arriscar sofrer um golo pois era previsível que o Porto subisse mais no terreno. Vítor Pereira coloca Kléber mudando para uma espécie de 1-4-4-2 com Kléber e Jackson no ataque, Defour ao lado de Fernando no meio campo e os extremos a mudarem de flanco com Atsu a passar para o lado direito e James a ficar no lado esquerdo, talvez para explorar a sua capacidade de cruzamentos onde estariam sempre dois jogadores dentro da área adversária. O Porto acabou por marcar pouco depois e já após José Peseiro ter colocado Carlão no ataque, Jackson faz o segundo golo e sentencia o jogo.

Jogadores-Chave
No Braga, Douglão fez algumas intervenções importantes, tendo sido infeliz, apesar de não ter sido culpado, no primeiro golo. 
No Porto, os laterais Danilo e Alex Sandro fizeram um bom jogo com excelentes tempos de subida pelos corredores laterais.

Marcha no Marcador
90' - 0x1 (James Rodríguez)
93' - 0x2 (Jackson Martínez)

Substituições
67' - Entra Rúben Amorim para o lugar de Hugo Viana. Troca direta.
69' - Entra Christian Atsu para o lugar de Silvestre Varela. Troca direta.
81' - Entra Steven Defour para o lugar de João Moutinho. Troca direta.
86' - Entra Djamal para o lugar de Rúben Micael. Djamal fica a médio centro com Custódio, Rúben Amorim vai para extremo esquerdo e Mossoró fica a jogar na posição dez.
88' - Entra Kléber para o lugar de Lucho González. Passam a jogar em 1-4-4-2 com Kléber e Jackson no ataque, Defour ao lado de Fernando no meio campo e Atsu a trocar de corredor lateral com James.
92' - Entra Carlão para o lugar de Custódio. Passam a jogar em 1-4-4-2 com o meio campo entregue a Mossoró e Djamal e Carlão na frente com Éder.


Árbitro: Carlos Xistra

Cartões Amarelos: Fernando (38'), Custódio (52'), Silvestre Varela (63'), Ismaily (72') e Leandro Salino (87').

Assistência: Desconhecido (Estádio AXA)

Clima: Céu nublado (6ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário