sábado, 3 de novembro de 2012

Liga Zon Sagres - Benfica x Vitória de Guimarães (8ª Jornada)


1ª Parte
O Benfica jogou em ataque posicional, atacando preferencialmente pelos corredores laterais com os laterais a envolverem-se bastante nas acções ofensivas. A esmagadora maioria dos últimos passes dos ataques do Benfica surgiam de cruzamentos nos corredores laterais por parte dos extremos ou laterais. Defensivamente tentavam pressionar a bola na zona em que a perdiam. Em organização defensiva, defendiam com duas linhas de quatro jogadores, ficando apenas os dois pontas de lança na frente para pressionarem a linha defensiva adversária.
O Vitória de Guimarães desciam muito as suas linhas em fase defensiva com os médios centro El Adoua e Leonel Olímpio a juntarem-se aos centrais nas acções junto à sua área, de forma a diminuir as probabilidades de sucesso dos muitos cruzamentos que o Benfica fez. No entanto, esta acção fez com que deixassem muito espaço para os adversários explorarem na zona da entrada da grande área. Os extremos também desciam fazendo duas linhas de quatro jogadores, apesar de João Ribeiro não se ter mostrado tão empenhado na fase defensiva como Ricardo. Ofensivamente tentaram vários ataques rápidos mas foram raras as ocasiões de perigo eminente para a baliza adversária.

2ª Parte
Sem alterações ao intervalo, o jogo manteve-se com a mesma tendência e logo aos 48 minutos o Benfica marca o segundo golo e fica com o jogo na mão. Conseguiu sempre controlar a bola ofensivamente, criando várias situações de cruzamento nos corredores laterais e fechando muito bem os espaços defensivamente. O Vitória, dentro do mesmo sistema táctico, foi fazendo algumas trocas mas nenhuma teve efeitos práticos. Depois da expulsão, o Benfica passou Lima para extremo esquerdo e Bruno César para a posição dez. O Vitória chegou a jogar os minutos finais com dois pontas de lança mas o resultado já estava feito.

Jogadores-Chave
No Benfica, Salvio é um dos jogadores mais influentes do ataque, sendo o principal desequilibrador. Cardozo é o jogador de referência e apesar de pouco móvel, muito jogo passa por ele.
No Vitória de Guimarães não houve grandes destaques, onde se pode referir ambos os centrais pela relativa eficácia com que defenderam os cruzamentos adversários.

Marcha do Marcador
37' - 1x0 (Óscar Cardozo)
48' - 2x0 (Óscar Cardozo)
67' - 3x0 (Lima)

Substituições
45'+1 - Entra André Gomes para o lugar de Carlos Martins. Troca directa com Carlos Martins a sair lesionado.
58' - Entra Marco Matias para o lugar de André André. Marco Matias fica a jogar a extremo direito, Ricardo passa para o lado esquerdo e João Ribeiro fica a jogar na posição dez.
68' - Entra Nicolás Gaitán para o lugar de Salvio. Troca directa.
73' - Entra Bruno César para o lugar de Ola John. Troca directa.
78' - Entra Milan Lalkovic para o lugar de Ricardo. Troca directa.
84' - Entra Amido Baldé para o lugar de João Ribeiro. Passam a jogar num 1-4-4-2 com Baldé a jogar ao lado de Toscano no ataque.


Árbitro: João Ferreira

Cartões Amarelos: Rodrigo Defendi (21') e David Addy (47').

Cartão Vermelho: André Gomes (79').

Assistência: Desconhecido (Estádio Sport Lisboa e Benfica)

Clima: Chuva (17ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário