segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Liga Zon Sagres - Sporting x Benfica (11ª Jornada)

1ª Parte
Ofensivamente, o Sporting tentou vários passes de rutura para os seus extremos ou para as diagonais de Wolfswinkel, com a bola a ser quase sempre direcionada para as costas dos laterais do Benfica (corredores laterais). Jogaram assim em ataque rápido e contra-ataque sempre que era possível. Em ataque posicional tiveram dificuldades em encontrar espaços para progredir no terreno. Sem bola, exceptuando a grande pressão nos minutos iniciais, optaram por defender no seu próprio meio campo, fechando muito bem o corredor central e orientando sempre o jogo ofensivo do Benfica para os corredores laterais. Wolfswinkel era o único jogador que não participava no processo defensivo, mesmo quando a bola passava na sua zona de ação. De notar também que à excepção dos três avançados, toda a equipa era lenta a reagir nas transições ofensivas, demorando a dar linhas de passe viáveis para acelerar o jogo através do jogo apoiado.
O jogo do Benfica era relativamente simples, as movimentações dos seus jogadores nem por isso. Atacaram quase sempre em ataque posicional, procurando constantemente os corredores laterais para conseguir espaço para cruzar para a área onde estavam os dois pontas de lança. Posicionalmente, os laterais subiam muito no terreno o que fazia com que os extremos procurassem espaços interiores e que Matic tivesse de descer para entre os centrais para assegurar sempre uma linha de passe de recurso para os mesmos e consolidar a circulação de bola no setor defensivo. Lima também desceu muitas vezes para o meio campo de forma a auxiliar André Gomes que era o único médio centro a atuar no seu espaço. Teoricamente o Benfica teria sempre uma enorme inferioridade numérica nesta zona devido ao seu sistema tático, no entanto estas movimentações interiores dos extremos (ou dos laterais caso os extremos ficassem no corredor lateral) e a descida de Lima asseguraram que conseguissem sempre progredir no terreno através do jogo apoiado e criassem superioridade numérica nos corredores laterais para ganharem espaço para o cruzamento (laterais apoiavam muito os extremos). Sem bola foram muito pressionantes tentando recuperá-la assim que possível.

2ª Parte
Com a primeira substituição a acontecer aos 70' e forçada pela lesão de Carrillo, não houve grandes mudanças na forma de jogar das equipas, apesar do Sporting ter perdido algum poder ofensivo, provavelmente pelo desgaste dos seus jogadores do ataque. Com o golo do empate a acontecer depois de mais um cruzamento do corredor lateral, o momento que marca o jogo tem de ser a expulsão de Boulahrouz ao cortar com a mão uma bola que ia para o golo. Cardozo ao marcar o penalti, coloca o Benfica a jogar em vantagem numérica contra uma equipa que estava a jogar em contra-ataque e a 'permitir' o domínio do adversário. Para além de ter colocado um central para equilibrar a linha defensiva, Vercauteren refrescou o corredor lateral com a entrada de Izmailov de forma a tentar ainda potenciar a estratégia inicial sem correr grandes riscos defensivos mas mais um golo de Cardozo através de um livre indireto sentenciou o jogo.

Jogadores-Chave
No Sporting, Diego Capel foi sempre muito perigoso nas ações de 1x1 e criou vários desequilíbrios no ataque. 
No Benfica, Lima foi claramente dos melhores jogadores em campo tendo sido muito inteligente na ocupação de espaços e eficaz nas ações ofensivas e defensivas.

Marcha no Marcador
30' - 1x0 (Ricky van Wolfswinkel)
58' - 1x1 (Marcos Rojo) auto-golo
81' - 1x2 (Óscar Cardozo)
86' - 1x3 (Óscar Cardozo)

Substituições
70' - Entra Valentín Viola para o lugar de André Carrillo. Troca direta com Carrillo a sair com problemas físicos.
82' - Entra Nicolás Gaitán para o lugar de Ola John. Troca direta.
83' - Entra Xandão para o lugar de Elias. Com menos um jogador, passam a jogar em 1-4-4-1 com Xandão a ficar como central e Pranjic fica no meio com Rinaudo.
87' - Entra Marat Izmailov para o lugar de Diego Capel. Troca direta.
87' - Entra André Almeida para o lugar de Eduardo Salvio. Troca direta.
91' - Entra Rodrigo para o lugar de Óscar Cardozo. Troca direta.


Árbitro: Marco Ferreira

Cartões Amarelos: Maxi Pereira (20'), Nemanja Matic (45'), André Carrillo (69'), Fito Rinaudo (84') e Marcos Rojo (88').

Cartão Vermelho: Khalid Boulahrouz (80').

Assistência: 35114 (Estádio José Alvalade)

Clima: Céu limpo (10ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário