domingo, 16 de dezembro de 2012

Campeonato do Mundo de Clubes 2012 - Corinthians x Chelsea (Final)


1ª Parte
O Corinthians tentou jogar quase sempre apoiado em ataque posicional, apesar da ação defensiva do Chelsea. Apesar de jogarem em 1-4-4-2, tentaram quase sempre afunilar o jogo, jogando nos corredores laterais apenas como recurso. Emerson era o avançado mais móvel, vindo muitas vezes até ao meio campo para ajudar na manutenção da posse da bola e descaindo várias vezes para o corredor esquerdo para dar solução nas transições. Nas situações de contra-ataque, eram poucas as bolas longas para as costas da defesa, com a equipa a preferir passes mais seguros pelo chão e procurar uma desmarcação já perto do último terço. Defensivamente foram pressionantes apenas no seu meio campo defensivo. Os médios ala do corredor contrário da bola fechavam bem no corredor central para colmatar a inferioridade numérica no setor intermédio, Emerson também descia por vezes para fechar a zona central.
O Chelsea foi muito pressionante em todo o terreno de jogo, tentando anular a forma de jogar apoiada do Corinthians. Acabaram por ser eficazes nesta estratégia, limitando muito a ação ofensiva da equipa adversária e mantendo-a relativamente longe da sua baliza. Apesar de jogarem em ataque posicional a toda a largura do campo, também tentaram vários lançamentos longos de contra-ataque procurando as costas da defesa adversária. Não tiveram um padrão de ataque alternando muito os métodos de jogo ofensivo.

2ª Parte
A única alteração tática no jogo aconteceu já depois do minuto 90 com Tite a colocar mais um central (tirando um ponta de lança). Estes segundos 45' acabaram por ser mais partidos e com mais oportunidades para ambas as equipas, com o Chelsea a ter as mais flagrantes mas a não aproveitar. Todas as substituições de Rafael Benítez foram trocas diretas e acabaram por não trazer muito ao jogo. 

Jogadores-Chave
No Corinthians, Cássio poderá ter sido o melhor jogador com defesas em lances de golo para o Chelsea.
No Chelsea não houve grandes destaques individuais apesar de a equipa não ter jogado tão mal quanto isso.

Marcha no Marcador
69' - 1x0 (Paolo Guerrero)

Substituições
72' - Entra Oscar para o lugar de Victor Moses. Troca direta.
82' - Entra César Azpilicueta para o lugar de Branislav Ivanovic. Troca direta.
86' - Entra Juan Manuel Martínez para o lugar de Paolo Guerrero. Troca direta.
86' - Entra Marko Marin para o lugar de Eden Hazard. Troca direta.
91' - Entra Wallace para o lugar de Emerson. Passam a jogar em 1-5-4-1 com Wallace a ser o terceiro central.


Árbitro: Cuneyt Cakir (Turquia)

Cartões Amarelos: Jorge Henrique (56') e David Luiz (72').

Cartão Vermelho: Gary Cahill (89').

Assistência: 68275 (International Stadium Yokohama)

Clima: Céu limpo (13ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário