segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Liga BBVA - Barcelona x Atlético Madrid (16ª Jornada)


1ª Parte
O Barcelona jogou como habitualmente o faz, em ataque posicional, com os jogadores em constantes movimentações para garantirem linhas de passe ao portador da bola, arriscando eventualmente alguns lançamentos longos para o ataque ou para o flanco contrário, aproveitando o posicionamento recuado do Atlético para conseguir uma grande percentagem de posse de bola e o controlo do jogo. Jogaram sempre a toda a largura, procurando preferencialmente os espaços interiores para conseguirem fazer passes de rutura ou combinações diretas de forma a ganharem espaço em zonas de finalização. Sem bola foram sempre pressionantes, não dando descanso a qualquer jogador adversário que tivesse a bola.
O Atlético Madrid teve duas abordagens diferentes sem bola. Em organização defensiva, defendia no seu próprio meio campo, com as duas linhas de quatro jogadores muito próximas e dando muito pouco espaço interior para o Barcelona explorar, tendo obrigado o adversário a rodar o jogo pela linha defensiva e pelos corredores laterais, sabendo que pouco perigo viria daí devido ao fraco poder aéreo do ataque do Barcelona. Diego Costa era o avançado mais recuado, ajudando frequentemente o seu meio campo na ocupação de espaços. Nas transições defensivas eram bastante pressionantes tentando antes de mais impedir qualquer contra-ataque adversário e também recuperar a bola em zonas mais adiantadas. Ofensivamente tentaram vários cruzamentos para a área aproveitando o bom jogo aéreo dos seus avançados e também vários passes de rutura para a velocidade de Falcao.

2ª Parte
Depois de Diego Simeone tirar Filipe Luís por lesão e Suárez por estar próximo de ver o segundo amarelo, coloca Tiago em campo para alterar o sistema de jogo. Curiosamente, a perder por 4-1, retira um avançado para colocar mais um médio (Tiago). Pode ter sido um sinal de conformismo para com o resultado mas o que é certo é que esta troca permitiu aumentar bastante a eficiência defensiva da equipa no corredor central, obrigando o Barcelona a lateralizar bastante o jogo, mantendo os adversários mais longe da sua baliza (o 4º golo nasceu de uma perda de bola de Godín). Também perdeu algum poder ofensivo, não tendo uma referência que ligasse a equipa para a 3ª fase de construção. Tito Vilanova foi alterando o posicionamento dos jogadores com as substituições mas sem nunca alterar o sistema ou o modelo de jogo, até porque tinha o controlo da partida e o resultado dificilmente iria fugir à sua equipa.

Jogadores-Chave
No Barcelona, Messi foi dos maiores destaques, não só pelos golos mas pelo seu posicionamento que dá sempre garantias ao Barcelona para manter a bola.
No Atlético Madrid, Falcao é claramente o jogador mais importante da equipa, com quase todas as ações ofensivas de maior perigo a terem-no como protagonista.

Marcha no Marcador
31' - 0x1 (Radamel Falcao)
36' - 1x1 (Adriano)
45' - 2x1 (Sergio Busquets)
57' - 3x1 (Lionel Messi)
88' - 4x1 (Lionel Messi)

Substituições
Int - Entra Cata Díaz para o lugar de Filipe Luís. Cata Diáz fica a jogar a lateral direito e Juanfran passa para o lado esquerdo. Filipe Luís saiu com problemas físicos.
56' - Entra Adrián López para o lugar de Mario Suárez. Koke passa para médio centro e Adrián fica a jogar a médio ala direito.
60' - Entra Tiago para o lugar de Diego Costa. Passam a jogar num 1-4-5-1 com Tiago a médio centro entre Koke e Gabi.
75' - Entra Thiago Alcântara para o lugar de Alexis Sánchez. Iniesta passa para extremo esquerdo e Thiago fica a jogar como médio centro.
80' - Entra David Villa para o lugar de Pedro Rodríguez. Iniesta passa para extremo direito e Villa fica a extremo esquerdo.
85' - Entra Daniel Alves para o lugar de Adriano. Troca direta com Adriano a sair com problemas físicos.


Árbitro: Pérez Lasa

Cartões Amarelos: Mario Suárez (47') e Thiago Alcântara (86').

Assistência: 86637 (Camp Nou)

Clima: Céu nublado (15ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário