sábado, 29 de dezembro de 2012

Premier League - Arsenal x Newcastle (20ª Jornada)


1ª Parte
O Arsenal entrou em campo com Walcott na frente de ataque, sinal claro de que ia aproveitar a velocidade do seu ponta de lança para ganhar as costas da defesa do Newcastle. Jogou em ataque posicional, jogando com a subida dos seus laterais (principalmente Sagna) que iam apoiando o jogo da equipa. Não se viram muitos cruzamentos altos para a área uma vez que Walcott não é uma referência válida para disputar lances de cabeça dentro da área. Viram-se no entanto muitas tentativas de passes de rutura para as costas da defesa, sendo que o golo aconteceu num destes lances após desmarcação de Walcott. Defensivamente baixaram para o seu meio campo defensivo, dando muita liberdade ao Newcastle para trocar a bola. Nunca foram muito assertivos no processo defensivo e permitiram muitas penetrações dos jogadores adversários.
O Newcastle tentou controlar o jogo tanto quanto possível. Também a atacar em ataque posicional, mostraram muita paciência na construção de jogadas de ataque mas também criaram poucas oportunidades de golo com o maior perigo a vir de lances de bola parada (o golo aconteceu no seguimento de um livre direto). Apesar da percentagem da posse de bola ter sido equilibrada, o Newcastle mostrou-se refém da falta de criatividade dos jogadores do seu meio campo com Marveaux a ser o jogador do corredor central mais desequilibrador.

2ª Parte
A diferença mais significativa após o intervalo foi a atitude mais assertiva do Arsenal no processo defensivo, conseguindo dificultar mais a tarefa do Newcastle e consequentemente, criou mais oportunidades de golo, como mostra a marcha no marcador. Este foi um jogo entusiasmante mas com pouco interesse a nível tático com muitos golos a acontecerem devido a erros posicionais dos jogadores de ambas as equipas. Com a sequência de golos a acontecer em espaços temporais curtos, o jogo tornou-se muito partido e as equipas foram perdendo algum rigor tático, com o Newcastle a sofrer mais com esse problema. As substituições de Alan Pardew acabaram por não serem felizes com alguma confusão na disposição tática, havendo dificuldades em perceber as novas missões táticos dos seus jogadores. A saída de Bigirimana fragilizou muito a equipa com a ausência de um dos centro-campistas que tinham uma missão defensiva de equilíbrio muito importante. Em contra-partida, Arsène Wenger foi muito feliz com a entrada de Giroud, que se preparava para entrar quando a sua equipa ainda estava em igualdade. Acabou por ter uma influência direta no resultado, com o Arsenal a ganhar mais soluções de finalização que aquelas que eram dadas por Walcott. O resultado acaba por ser um espetáculo interessante de se assistir mas também um aviso para ambas as equipas que cometeram vários erros defensivos.

Marcha no Marcador
20' - 1x0 (Theo Walcott)
43' - 1x1 (Demba Ba)
50' - 2x1 (Alex Oxlade-Chamberlain)
59' - 2x2 (Sylvain Marveaux)
64' - 3x2 (Lukas Podolski)
69' - 3x3 (Demba Ba)
73' - 4x3 (Theo Walcott)
85' - 5x3 (Olivier Giroud)
87' - 6x3 (Olivier Giroud)
93' - 7x3 (Theo Walcott)

Substituições
74' - Entra Olivier Giroud para o lugar de Alex Oxlade-Chamberlain. Walcott passa para extremo direito e Giroud joga a ponta de lança.
82' - Entra Shola Ameobi para o lugar de Gael Bigirimana. Obertan passa para o lado direito, Ameobi fica a extremo esquerdo, Cissé joga na frente com Demba Ba. Ficam apenas com um médio mais defensivo com Demba Ba a descer mais para ajudar no meio campo.
82' - Entra Aaron Ramsey para o lugar de Lukas Podolski. Troca direta.
83' - Entra Shane Fergunson para o lugar de Danny Simpson. Fergunson fica a jogar a lateral esquerdo e Santon passa para lateral direito.
86' - Entra Francis Conquelin para o lugar de Santi Cazorla. Entra um médio mais defensivo para ajudar no processo defensivo.
88' - Entra James Tavernier para o lugar de Sylvain Marveaux. Entra um jogador mais defensivo para libertar Demba Ba.


Árbitro: Christopher Foy

Cartão Amarelo: Davide Santon (91').

Assistência: 60087 (Emirates Stadium)

Clima: Céu nublado (8ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário