quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Champions League - Arsenal x Bayern Munique (Oitavos de Final - 1ª Mão)


Marcha do Marcador
7' - 0x1 (Toni Kroos)
21' - 0x2 (Thomas Müller)
55' - 1x2 (Lukas Podolski)
77' - 1x3 (Mario Mandzukic)

1ª Parte
O posicionamento de Walcott na frente de ataque poderia indicar uma estratégia de contra-ataque por parte do Arsenal mas estes mantiveram-se fieis àquilo que costuma ser o seu jogo, com um futebol muito apoiado, arriscando pouco passes longos para o último terço, tentando atacar só na certa. Tiveram várias dificuldades em entrar na estrutura defensiva do Bayern, com os jogadores a não mostrarem a mobilidade suficiente para quebrar a organização defensiva adversária. Sem bola, foram um pouco passivos, defendendo no seu próprio meio campo e dando alguma espaço aos adversários para trocarem a bola. Pressionavam poucas vezes.
O Bayern Munique também defendeu no seu próprio meio campo durante a maior parte do tempo, com uma grande preocupação em fechar as linhas de passe interiores quando a bola estava na defesa adversária. Mandzukic e Kroos foram muito importantes em fechar o corredor lateral, com os dois médios centro e cobrirem rapidamente os médios adversários e os extremos a caírem rapidamente em cima dos laterais mal estes recebiam a bola. Apesar de não terem sido muito pressionantes (apenas o eram nas transições defensivas), estiveram muito bem organizados e conseguiram assim controlar o adversário mesmo quando não tinham a bola. Tal como o Arsenal, também jogaram em ataque posicional com os jogadores da frente a mostraram muita mobilidade com várias desmarcações com vista a abrir espaços para os colegas, com este aspecto a funcionar muito bem com a entrada dos extremos para o corredor central para abrir espaço para a entrada do lateral no corredor.

2º Parte
O Bayern Munique desce mais as linhas e deixa de pressionar tanto o adversário com bola, o que permite ao Arsenal assumir um maior controlo do jogo. Através de um canto, o Arsenal reduz a desvantagem e minutos mais tarde, Jupp Heynckes coloca Robben no lugar de Ribéry (minutos mais tarde trocou de corredor com Müller) que esteve muito apagado durante todo o jogo, talvez na tentativa de reavivar o ataque da sua equipa. Quanto ao Arsène Wenger, só aos 71' mexeu na equipa mas fez-lo claramente para melhor. Apesar de Rosický ter entrado para o lugar de Ramsey, foi a entrada de Giroud que teve mais impacto no jogo com Walcott (não teve qualquer eficácia ou eficiência como ponta de lança) a passar para o lado direito (onde se sente mais à vontade) e Cazorla a passar para o lado esquerdo (facilita os movimentos interiores que ele faz tão bem). Logo alguns minutos depois, Giroud tem uma oportunidade de golo flagrante após cruzamento de Walcott, com o remate forte a ir diretamente para Neuer. Ficou a sensação que com Giroud naquela posição desde o início do jogo (com Walcott no corredor) o Arsenal poderia ter tido mais oportunidades que aquelas que teve até então. Com Heynckes a ver o domínio do Arsenal desde o início da 2ª parte, decide reforçar a sua equipa defensivamente com a entrada de Luiz Gustavo. Ainda colocou Mario Gómez por Mandzukic mas por esta altura já o Bayern vencia por 1-3 e esta substituição acabou por não ter grandes efeitos práticos uma vez que a prioridade nos últimos minutos era defender o resultado.

Jogadores-Chave
No Arsenal, Wilshere talvez tenha sido o melhor em campo, mostrando sempre uma grande capacidade técnica.
No Bayern Munique, Lahm e Müller estiveram muito bem no corredor direito, com Robben mais tarde a ser também muito eficiente nesse mesmo corredor. Javi Martínez também teve uma importância fulcral nos equilíbrios da sua equipa.

Substituições
63' - Entra Arjen Robben para o lugar de Frank Ribéry. Troca direta.
71' - Entra Tomás Rosický para o lugar de Aaron Ramsey. Troca direta.
72' - Entra Olivier Giroud para o lugar de Lukas Podolski. Giroud fica como ponta de lança, Walcott passa para extremo direito e Cazorla para extremo esquerdo.
73' - Entra Luiz Gustavo para o lugar de Toni Kroos. Luiz Gustavo fica como médio defensivo ao lado de Javi Martínez e Schweinsteiger sobre para a posição dez.
79' - Entra Mario Gómez para o lugar de Mario Mandzukic. Troca direta.


Árbitro: Svein Moen (Noruega)

Cartões Amarelos: Thomas Vermaelen (15'), Bacary Sagna (23'), Mikel Arteta (24'), Bastian Schweinsteiger (36'), Thomas Müller (58'), Lukas Podolski (66'), Aaron Ramsey (67') e Philipp Lahm (90').

Assistência: 59974 (Emirates Stadium)

Clima: Céu limpo (3ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário