quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Champions League - Milan x Barcelona (Oitavos de Final - 1ª Mão)


Marcha do Marcador
57' - 1x0 (Kevin-Prince Boateng)
81' - 2x0 (Sulley Muntari)

1ª Parte
O Milan entrou em campo com uma postura bastante conservadora, defendendo no seu próprio meio campo e dando toda a iniciativa de jogo ao Barcelona, tentando só pressionar quando a bola entrava dentro da sua estrutura defensiva ou nas transições defensivas, quando havia boas condições para recuperar a bola. Apesar disto, a sua linha defensiva tinha a preocupação de subir ligeiramente para reduzir os espaços entre os setores de jogo, de forma a compactar a equipa e reduzir os espaços para a equipa adversária. Eles sabiam que não havia hipóteses de anular individualmente os jogadores do Barcelona pelo que Allegri foi inteligente em criar uma estratégia que anulasse não os jogadores mas a equipa no seu todo. Durante o processo defensivo, apenas subiam no terreno para impedir a 1ª fase de construção nos pontapés de baliza, obrigando sempre Valdés a bater longo para o meio campo, onde o Milan sabia que tinha superioridade nas bolas divididas. O seu processo ofensivo resumiu-se a lançamentos para contra-ataque procurando os extremos no espaço ou Pazzini no pé que distribuía depois para os extremos ou jogava no apoio frontal para que o médio lançasse nos corredores laterais.
O Barcelona jogou sempre curto e apoiado como de costume, assumindo o controlo da bola como era esperado mas teve sempre muitas dificuldades em chegar à zona de finalização. Fàbregas não teve a influência que se esperava no meio campo e Iniesta acabou por ficar muito longe da ação jogando como extremo esquerdo. Messi viu-se sempre obrigado a descer para perto de Busquets para conseguir receber a bola o que reduzia o número de homens no ataque do Barcelona. Apesar das constantes variações do corredor de jogo, nunca conseguiram desmembrar a defesa do Milan que se mostrou sempre muito organizada e raramente se deixava iludir com a mobilidade dos jogadores do Barcelona. Nas transições defensivas foram muito pressionantes, em organização defensiva, nem tanto. Ficou a ideia que o Milan não teve mais posse de bola porque não quis, uma vez que todas as ações ofensivas tinham o claro objetivo de ser resolvidas o mais depressa possível.

2ª Parte
O jogo manteve-se na mesma numa altura que parecia que o empate interessava a ambas as partes até que aos 57' o Milan marcou no seguimento de um livre. A partir daqui o Barcelona aumentou a sua pressão quando não tinha a bola mas a verdade é que ao Milan continuava a não interessar ter a bola uma vez que a estratégia se mantinha a mesma e as dificuldades do Barcelona também. O Barcelona começa por colocar Sánchez retirando Fàbregas e colocando Iniesta no meio, uma troca que já era esperada à algum tempo mas que não teve efeitos práticos. Mais feliz foi o Milan com a entrada de Niang que era mais um trunfo para o contra-ataque (devido à sua velocidade) que acabou por dar frutos 6 minutos mais tarde ao estar ligado ao 2º golo do jogo. Já perto do fim, mais duas substituições com Traoré a render El Shaarawy que já tinha dado sinais de queixas a nível físico e Mascherano a entrar para o lugar de Puyol que estava a sangrar após um golpe feito vários minutos antes. Apesar do Milan ter tido pouco tempo a bola, deu ideia de estar sempre a controlar o jogo, mantendo o Barcelona onde interessava, longe da baliza de Abbiati.

Jogadores-Chave
No Milan, El Shaarawy e Boateng foram sempre muito perigosos nos contra-ataques e eram claramente os homens mais influentes do ataque. Numa equipa em que foram raros os erros defensivos, destaque para Montolivo e Muntari que foram muito importantes a fechar o corredor central, pressionando bem os médios adversários sempre que estes se preparavam para receber a bola.
No Barcelona não houve grandes destaques, tal como não houve grandes oportunidades de golo.

Substituições
62' - Entra Alexis Sánchez para o lugar de Cesc Fàbregas. Iniesta passa para interior esquerdo e Alexis fica a jogar a extremo esquerdo.
75' - Entra M'Baye Niang para o lugar de Giampaolo Pazzini. Troca direta.
88' - Entra Bakaye Traoré para o lugar de Stephan El Shaarawy. Troca direta.
88' - Entra Javier Mascherano para o lugar de Carles Puyol. Troca direta com Puyol a sair devido a um corte na cabeça.


Árbitro: Craig Thomson (Escócia)

Cartões Amarelos: Philippe Mexès (25'), Sergio Busquets (54'), Gerard Piqué (57') e Bakaye Traoré (91').

Assistência: 79532 (Giuseppe Meazza)

Clima: Céu nublado (2ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário