sábado, 23 de fevereiro de 2013

Liga Zon Sagres - Braga x Vitória de Guimarães (20ª Jornada)


Marcha no Marcador
43' - 1x0 (Éder)
53' - 2x0 (Paulo Vinícius)
59' - 3x0 (Éder)
79' - 3x1 (Paulo Oliveira)
86' - 3x2 (Soudani)

1ª Parte
O Braga jogou predominantemente em ataque posicional, tentando manter o controlo da bola mas alternou muito entre o contra-ataque e ataque rápido, tudo em função da forma e zona em que conseguia recuperar a bola. Procuram muito os extremos antes de colocarem a bola em zonas de finalização. Sem bola, não jogaram muito recuados mas foram organizados. Mauro e Hugo Viana fizeram um bom trabalho a fechar o corredor central.
O Vitória de Guimarães defendeu quase sempre no seu meio campo defensivo, criando sempre duas linhas de quatro jogadores muito compactas com a linha do meio campo a descer muito no terreno quando a bola passava por eles. Em termos práticos, podemos dizer que esta estrutura funcionou uma vez os dois primeiros golos do Braga aconteceram de bola parada. Ofensivamente também souberam trocar a bola em algumas situações mas regra geral, tentavam chegar mais depressa à baliza do Braga com contra-ataques ou ataques rápidos apesar de muito pouco eficazes com os jogadores mais ofensivos a não terem capacidades de desequilibrar o jogo em ações individuais.

2ª Parte
Ao intervalo, Rui Vitória apenas trocou Ricardo de flanco com Marco Matias. José Peseiro, naturalmente, não fez qualquer alteração. O Braga esteve mais cauteloso defensivamente e com o jogo a não se mostrar muito diferente da primeira parte, é o Vitória a primeira equipa a fazer substituições com a entrada de Baldé para ponta de lança, que é um jogador mais possante e começa a adivinhar-se um jogo mais direto por parte dos visitantes. O Braga manteve as suas linhas baixas e conseguiu anular a estratégia do adversário, conseguindo inclusive marcar num ataque rápido o terceiro golo. O Braga ainda coloca Rúben Amorim e Hélder Barbosa que apesar de serem substituições um pouco mais cautelosas (principalmente a entrada de Rúben Amorim), parecem ser trocas para gerir o plantel numa altura que o resultado parece já decidido. Depois de Peseiro colocar também Zé Luís por Éder, é a vez de Rui Vitória alterar o seu sistema tático para 1-4-4-2 com os dois médios ala muito ofensivos para tentar sobrecarregar a defesa do Braga. Foi no mesmo minuto da substituição que no seguimento de um livre indireto Paulo Oliveira reduz e 7 minutos mais tarde Soudani faz o segundo da sua equipa mantendo tudo em aberto até ao apito final.

Jogadores-Chave
No Braga o destaque vai para Éder que continua a mostrar que é dos melhores pontas de lança portugueses.
No Vitória de Guimarães não houve grandes destaques individuais.

Substituições
57' - Entra Amidó Baldé para o lugar de Marco Matias. Soudani passa para extremo esquerdo, Ricardo para extremo direito e Baldé fica como ponta de lança.
71' - Entra Rúben Amorim para o lugar de Mossoró. Troca direta.
72' - Entra Hélder Barbosa para o lugar de João Pedro. Troca direta.
76' - Entra Zé Luís para o lugar de Éder. Troca direta.
79' - Entra Josué para o lugar de Tiago Rodrigues. Passam a jogar em 1-4-4-2 com Josué a médio centro com André André.
79' - Entra Rafael Crivellaro para o lugar de Sieka Bamba. Crivellaro joga na ala esquerda e Soudani fica na frente de ataque juntamente com Baldé.


Árbitro: Jorge Sousa

Cartões Amarelos: Siaka Bamba (21'), Éder (67') e Elderson (87' e 92').

Cartão Vermelho: Elderson (92').

Assistência: Desconhecido (Estádio AXA)

Clima: Céu limpo (11ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário