sábado, 2 de março de 2013

Liga BBVA - Real Madrid x Barcelona (26ª Jornada)


Marcha no Marcador
6' - 1x0 (Karim Benzema)
18' - 1x1 (Lionel Messi)
82' - 2x1 (Sergio Ramos)

1ª Parte
O Real Madrid defendeu muito atrás, colocando muitas vezes todos os jogadores atrás da linha da bola em organização defensiva. Os extremos desceram sempre muito no terreno para acompanhar as subidas dos laterais adversários, tendo também ajudado o lateral para que este não ficasse em igualdade numérica em lances individuais dos extremos adversários (conseguiram assim anular o jogo exterior do adversário). Kaká ou Benzema cobriam o espaço de Busquets e com isto quebraram alguma dinâmica no Barcelona, sendo que a sua principal preocupação não era o jogador em si mas o espaço central onde tentavam criar superioridade numérica no meio campo defensivo onde Messi aparecia várias vezes e Iniesta tentava algumas penetrações e passes de rutura. Apenas se mostravam mais pressionantes nas transições defensivas de forma a dar tempo à sua equipa a organizar-se defensivamente. Com bola, jogaram preferencialmente em contra-ataque com os extremos Morata e Callejón a serem habitualmente solicitados no espaço.
O Barcelona jogou em ataque posicional, mostrando no entanto algumas dificuldades em explorar os corredores laterais devido ao posicionamento defensivo do adversário. Jogaram muito pelo corredor central, trocando várias vezes a bola na mesma zona com o objetivo de desposicionar a equipa do Real. Messi descia muito no terreno para tentar arrastar jogadores adversários, abrindo assim espaço para as diagonais dos extremos mas não tiveram muito sucesso devido à rigidez defensiva da equipa adversária. O golo nasceu do único passe feito com sucesso para as costas da defesa onde Messi se conseguiu desmarcar no limite do fora-de-jogo. 

2ª Parte
Sem mudanças ao intervalo, a primeira alteração foi feita por José Mourinho, que colocou Ronaldo e Khedira dando uma nova dimensão ofensiva ao seu jogo (aproveitando também para fazer descansar Benzema). O Real Madrid mantém a sua estratégia mas ganha um novo trunfo nos lances individuais, explosividade dos contra-ataques e uma solução fortíssima nas bolas paradas com Ronaldo em campo. Jordi Roura (adjunto de Tito Vilanova) refresca a equipa com a entrada de Alexis Sánchez por Villa tentando explorar o lateral Essien que estava a jogar fora da sua melhor posição. A terceira substituição do Real Madrid foi condicionada pelo cartão amarelo de Coentrão (entrada de Arbeloa), uma vez que a velocidade de Pedro Rodríguez poderia condicionar a ação de Coentrão no processo defensivo. O Barça ainda coloca Adriano como extremo direito mas depois do golo decide descer Messi para médio centro colocando Tello na esquerda e Alexis a ponta de lança, sendo este último um jogador mais fixo e mais forte fisicamente quando joga naquela posição, sendo esta a forma escolhida para procurar o empate nos minutos finais.
(A expulsão de Valdés ocorre já depois do apito final).

Jogadores-Chave
No Real Madrid, Callejón e Morata foram muito importantes no processo defensivo (com Morata a fazer também a assistência para o primeiro golo). Ronaldo também veio trazer mais oportunidades, principalmente de bola parada. Varane fez também um grande jogo.
No Barcelona, Messi tem de ser destacado pelo aproveitamento da única oportunidade de golo que teve.

Substituições
57' - Entra Cristiano Ronaldo para o lugar de Karim Benzema. Troca direta.
57' - Entra Sami Khedira para o lugar de Kaká. Mordic sobe para a posição dez e Khedira joga a médio centro ao lado de Pepe.
67' - Entra Alexis Sánchez para o lugar de David Villa. Troca direta.
68' - Entra Álvaro Arbeloa para o lugar de Fábio Coentrão. Troca direta.
77' - Entra Adriano para o lugar de Pedro Rodríguez. Troca direta.
85' - Entra Cristian Tello para o lugar de Thiago Alcântara. Messi para para interior direito, Tello fica como extremo esquerdo e Alexis Sánchez vai para ponta de lança.


Árbitro: Pérez Lasa

Cartões Amarelos: Sergio Ramos (51'), Jordi Alba (55'), Gerard Piqué (58'), Fábio Coentrão (61'), Thiago Alcântara (64'), Álvaro Morata (68'), Daniel Alves (91'), Álvaro Arbeloa (92'), Andrés Iniesta (93') e Víctor Valdés (FJ).

Cartão Vermelho: Víctor Valdés (FJ)

Assistência: 78000 (Santiago Bernabéu)

Clima: Céu limpo (11ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário