sábado, 2 de março de 2013

Liga Zon Sagres - Sporting x Porto (21ª Jornada)


Marcha do Marcador
(Não houve golos)

1ª Parte
O Sporting jogou claramente em contra-ataque e praticamente todas as bolas que recuperavam no seu meio campo defensivo eram bombeadas para o homem mais adiantado, quer para os extremos, quer para o ponta de lança, tentando explorar o habitual adiantamento do terreno da equipa do Porto, principalmente dos laterais. Apesar de Capel ter começado no lado esquerdo, trocou de lado com Labyad ainda muito cedo na partida, talvez com Jesualdo a estar ciente do maior perigo de Alex Sandro, que iria beneficiar do movimento interior do extremo esquerdo da sua equipa (fosse o Varela ou o Izmaylov). Defensivamente mostraram sempre duas linhas de quatro jogadores com Rinaudo entre ambas as linhas, tentando anular Lucho ou qualquer outro jogador que aparecesse nessa zona. Os extremos tiveram sempre a preocupação em acompanhar os laterais adversários. 
O Porto jogou em ataque posicional, procurando muito os corredores laterais para cruzar para a área. Muitas das suas soluções também passavam por colocar a bola entre a linha defensiva e média do Sporting de forma a criar desequilíbrios na defesa adversária para depois poderem explorar desmarcações de rutura para os espaços que eram abertos. Lucho era o médio mais móvel, aparecendo sempre perto da bola a toda a largura. O Porto conseguiu alguns desequilíbrios através das desmarcações dos seus médios interiores para o corredor lateral uma vez que o Sporting se concentrava muito nos laterais e extremos adversários. Foram muito pressionantes defensivamente, principalmente nas transições, não dando espaço aos jogadores adversários.

2ª Parte
O jogo não sofreu alterações ao intervalo e o Sporting manteve-se recuado no campo, uma vez que sabiam que a pressão era maior da parte do Porto e que os visitantes iriam começar a subir mais no terreno e a deixar mais espaços atrás para explorar o contra-ataque. A entrada de James aos 56' foi o primeiro sinal de que Vítor Pereira queria mais do jogo, tentando explorar a eventual falta de experiência de Dier frente a um jogador bastante criativo e também abrindo mais espaço para as subidas de Danilo, uma vez que James tem sempre a tendência para procurar espaços interiores. Por sua vez, Jesualdo Ferreira começa a potenciar o contra-ataque começando com a entrada de Bruma para o lugar de Labyad, com o primeiro a ser mais explosivo e perigoso nas transições ofensivas. Aos 67' Vítor Pereira coloca Atsu e tenta uma diferente abordagem, com Atsu a ficar mais preso à linha e tentando talvez abrir mais a defesa do Sporting. O segundo passo para potenciar o contra-ataque do Sporting foi a colocação de Carrillo na frente (apesar de jogar a avançado, descia no processo ofensivo para ajudar o meio campo) dando mais velocidade ao ataque. E o terceiro passo não aconteceu uma vez que a expulsão de Rojo implicou queimar a última substituição com o central Fokobo, mas com Carrillo a passar para o lado direito, o Sporting ficou com os corredores laterais frescos e sempre prontos para as transições ofensivas. A jogar com mais um jogador, o Porto coloca Liedson, abdicando de um médio centro mas esta substituição, apesar de implicar mais jogadores do Porto no último terço, não significou mais perigo uma vez que o Sporting estava contente com o resultado e com as linhas muito recuadas, sendo que o Porto não conseguiu aproveitar o jogador 'extra' na frente pois faltou um jogador 'extra' na construção e nos desequilíbrios entre linhas.

Jogadores-Chave
No Sporting não houve grandes destaques individuais com a equipa a valer pelo todo na sua estratégia mais defensiva e de sacrifício.
No Porto, apesar de pouco visível, Fernando fez um jogo muito bom tendo sido muito importante na ocupação e abertura de espaços, tendo sido muito inteligente nas suas ações sem bola, sempre em prol da equipa.

Substituições
56' - Entra James Rodríguez para o lugar de Marat Izmaylov. James joga a extremo direito e Varela a extremo esquerdo.
61' - Entra Bruma para o lugar de Zakaria Labyad. Troca direta.
67' - Entra Christian Atsu para o lugar de Silvestre Varela. Troca direta.
75' - Entra André Carrillo para o lugar de Adrien Silva. Passam a jogar em 1-4-4-2 com Carrillo a jogar na frente com Wolfswinkel.
80' - Entra Fabrice Fokobo para o lugar de Diego Capel. Passam a jogar em 1-4-4-1 com Fokobo a jogar a central e Carrillo a passar para extremo direito.
81' - Entra Liedson para o lugar de Steven Defour. Passam a jogar em 1-4-4-2 com Liedson a ponta de lança ao lado de Jackson e Lucho a jogar a médio centro com Fernando.


Árbitro: Paulo Baptista

Cartões Amarelos: Marat Izmaylov (38'), Marcos Rojo (44' e 78'), André Carrillo (80'), Maicon (80'), Fernando (86'), Miguel Lopes (89') e Bruma (91').

Cartão Vermelho: Marcos Rojo (78').

Assistência: 27436 (José Alvalade XXI)

Clima: Céu limpo (13ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário