quarta-feira, 6 de março de 2013

Algarve Cup 2013 (Grupo C) - Portugal x País de Gales (1ª Jornada)


Marcha no Marcador
37' - 1x0 (Edite Fernandes)
74' - 2x0 (Edite Fernandes)

1ª Parte
Portugal jogou em ataque rápido, procurando várias vezes, com passes longos, a velocidade das extremas Jéssica Silva e Ana Borges (logo nos primeiros minutos trocaram de corredor) que davam largura de forma a receber perto da linha lateral, de preferência nas costas das laterais adversárias. Ambas as laterais participavam bastante no processo ofensivo, subindo nos respetivos corredores laterais. Para equilibrar a equipa, Cláudia Neto e Dolores Silva atuavam como pivôts defensivos, dando apenas apoio no processo ofensivo, nunca subindo para posições mais adiantadas, onde Edite Fernandes funcionava como ligação entre setores. Com bola, Jéssica e Ana Borges subiam rapidamente para dar solução nos contra-ataques. Defensivamente, Laura Luís mantinha-se adiantada de forma a dificultar a 1ª e 2ª fase de construção da equipa adversária. As extremas desciam no corredor para ajudar as laterais. Faziam praticamente duas linhas de 4 jogadoras uma vez que Edite abdicava por vezes de participar no processo defensivo no seu próprio meio campo.
O País de Gales assumiu um jogo predominantemente direto para as avançadas ou alas, abdicando do controlo da posse da bola. Foi um jogo tipicamente britânico em que todas as jogadores tinham uma postura mais fixa, sem grande mobilidade e em que o jogo se baseava no aproveitamento do poder físico das suas jogadoras. Defensivamente, notou-se que deixavam muito espaço entre o setor defensivo e médio, talvez por culpa da ação ofensiva de Portugal que dificilmente dava tempo às adversárias para se organizarem convenientemente no processo defensivo. Sarah Wiltshire descia no terreno para ajudar as suas médias (tanto Fishlock como Hayley Ladd tinham funções mais de contenção) com Angharad e Natasha Harding a desceram também para ajudar as suas laterais. 

2ª Parte
Sem substituições ao intervalo, as únicas mudanças foram a troca de corredores entre Jéssica Silva e Ana Borges e entre Angharad James e Natasha Harding. O jogo manteve-se com a mesma tendência, com ambas as equipas a tentarem aproveitar todas as ações de contra-ataque com Portugal a optar por jogar mais nos corredores laterais e o País de Gales a preferir o jogo direto para a frente de ataque. Relativamente às substituições, António Violante mais não fez que gerir as jogadoras, fazendo sempre troca por troca sem qualquer alteração tática, uma vez que o jogo parecia estar relativamente controlado. Jarmo Matikainen, apesar de algumas alterações nos posicionamentos das suas jogadoras, também não alterou o seu sistema tático, mantendo-se fiel à estratégia traçada desde o início do jogo. Com o segundo golo de Portugal, numa jogada que foi o espelho do jogo até então (contra-ataque dirigido para Ana Borges que faz a assistência para o golo), tudo pareceu resolvido.

Jogadoras-Chave
Na equipa de Portugal, Edite Fernandes tem claro destaque mais pelos dois golos marcados, com Ana Borges também a assumir um papel muito importante na estratégia da sua equipa. 
No País de Gales não houve grandes destaques com a equipa a criar poucas oportunidades. 

Substituições
64' - Entra Ana Leite para o lugar de Laura Luís. Troca direta.
73' - Entra Andreia Silva para o lugar de Jéssica Silva. Troca direta.
75' - Entra Shan Jones para o lugar de Natasha Harding. Jones fica como ponta de lança com Angharad James a voltar para o corredor direito e Sarah Wiltshire a descer para o corredor esquerdo.
80' - Entra Nicola Cousins para o lugar de Sophie Ingle. Troca direta.
84' - Entra Megan Wynne para o lugar de Angharad James. Troca direta.
89' - Entra Catarina Almeida para o lugar de Dolores Silva. Troca direta.
92' - Entra Pisco para o lugar de Edite Fernandes. Troca direta.


Árbitra: Teodora Albon (Roménia)

Cartões Amarelos: Loren Dykes (36'), Dolores Silva (52'), Hayley Ladd (54' e 92'), Mónica Mendes (57'), Ana Borges (63'), Nicola Cousins (81') e Jessica Fishlock (85').

Cartão Vermelho: Hayley Ladd (92').

Assistência: Desconhecido (Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António)

Clima: Céu pouco nublado (16ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário