quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Champions League - Real Madrid x Manchester United (Oitavos de Final - 1ª Mão)


1ª Parte
O Real Madrid jogou em ataque posicional com a clara intenção de controlar o jogo. Jogaram com as linhas subidas, sempre com vários jogadores a darem opções ao portador da bola e mantendo-a sempre em andamento, procurando várias desmarcações ofensivas onde os jogadores mais adiantados mostraram sempre muita mobilidade, trocando de posições com algum 'à vontade' onde Khedira também subiu bastante sempre com uma atitude incisiva no processo ofensivo. As transições ofensivas também foram bastante valorizadas sempre que as mesmas eram viáveis. No último terço conseguiram alguns desequilíbrios com esta dinâmica. Sem bola tiveram também uma atitude muito positiva, pressionando sempre muito alto, tentando ganhar a bola o mais à frente possível, com os jogadores do setor ofensivo a terem um papel muito importante e desempenhando esta função de forma bastante eficaz. Para além da excelente coordenação e atitude dos jogadores na ação defensiva, também se notou a preocupação da equipa tentar impedir a 1ª fase de construção do Manchester United uma vez que De Gea tentava sempre que possível jogar curto.
O Manchester United jogou com um bloco defensivo bastante recuado, com os setores defensivo e médio muito próximos, defendendo sempre dentro do seu próprio meio campo onde Van Persie e Kagawa não assumiam grandes responsabilidades nas ações de recuperação da bola. Ofensivamente, e por força da forte pressão do Real Madrid, tentaram várias vezes sair em contra-ataque, tentando aproveitar o adiantamento da equipa adversária. Apesar disso, tentavam tanto quanto possível construir o jogo desde trás. Os laterais, por força das prioridades defensivas do United (sempre se mostrou confortável com o empate), nunca se aventuraram muito no ataque e os médios ala não se mostraram eficazes nos lances ofensivo, com Rooney a estar apagado no jogo e a ser obrigado a recuar muito no terreno para acompanhar o Fábio Coentrão.

2ª Parte
Não houve susbtituições ao intervalo mas Kagawa passa a jogar do lado esquerdo com Welbeck a passar para a posição dez. O Manchester United passou a jogar mais recuado no terreno, assumindo claramente que queria manter o resultado, deixando a possibilidade de marcar em aberto através de ações de contra-ataque e talvez por isso Welbeck tenha passado para o meio, numa forma de aproveitar a sua velocidade numa posição mais central. Aos 60', Fergunson coloca Valencia no lado direito e faz Rooney voltar à posição em que está mais habituado a jogar. Esta foi uma clara aposta em reforçar a sua estratégia de contra-ataque colocando um jogador muito veloz no corredor esquerdo do Real Madrid, que era o mais ofensivo e como tal o que poderia abrir mais espaços para serem explorados. José Mourinho, para além da habitual troca de pontas de lança, colocou Modric na posição dez, que mostrou mais mobilidade que Özil e trouxe mais energia e velocidade (na posse da bola) ao jogo ofensivo do Real. A entrada de Pepe (render Xabi Alonso que não estava a 100% e dar também alguns minutos na recuperação competitiva de Pepe) e de Anderson (troca por Rooney para dar mais consistência defensiva no meio campo) não trouxeram nada de novo ao jogo.

Jogadores-Chave
No Real Madrid, Fábio Coentrão conseguiu criar algumas oportunidades de golo aproveitando a liberdade causada pelas corridas desde trás.
No Manchester United, David de Gea fez um grande jogo com um conjunto de defesas de elevado grau de dificuldade.

Marcha no Marcador
20' - 0x1 (Danny Welbeck)
30' - 1x1 (Cristiano Ronaldo)

Substituições
60' - Entra Gonzalo Higuaín para o lugar de Karim Benzema. Troca direta.
64' - Entra Ryan Giggs para o lugar de Shinji Kagawa. Troca direta.
73' - Entra Antonio Valencia para o lugar de Danny Welbeck. Valencia fica a médio ala direito e Rooney passa para a posição dez.
75' - Entra Luka Modric para o lugar de Ángel Di María. Özil passa para extremo direito e Modric joga na posição dez.
84' - Entra Pepe para o lugar de Xabi Alonso. Troca direta.
84' - Entra Anderson para o lugar de Wayne Rooney. Troca direta.


Árbitro: Felix Brych (Alemanha)

Cartões Amarelos: Robin van Persie (5'), Rafael da Silva (40') e Antonio Valencia (88').

Assistência: 79429 (Santiago Bernabéu)

Clima: Céu nublado (10ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário