sábado, 4 de maio de 2013

Liga Zon Sagres - Nacional 1 x 3 Porto (28ª Jornada)


Marcha no Marcador
10' - 0x1 (James Rodríguez)
19' - 0x2 (Eliaquim Mangala)
22' - 0x3 (Lucho González)
27' - 1x3 (Daniel Candeias)

1ª Parte
O Porto dominou todo o primeiro tempo, jogando em ataque posicional e mostrando-se muito eficiente na manutenção da posse da bola. O facto do Nacional apenas defender dentro do seu meio campo (apesar de aí se mostrarem pressionantes) ajudou à tranquilidade do Porto com bola mas mais importante foi a mobilidade mostrada pelo seu meio campo e ataque. Tanto Moutinho como Lucho se mostraram muito móveis e jogaram a toda a largura, posicionando-se sempre em função da bola e dos colegas para ocupar racionalmente os espaços, sendo que grande parte das vezes Moutinho mantinha-se mais posicional (equilíbrio na meia direita) com Lucho a jogar mais à frente para fazer a ligação ao ataque. James procurava o espaço interior, abrindo o corredor para Danilo que tinha quase sempre a cobertura quer de Moutinho, quer de Fernando. Também a ação defensiva do Porto contribuiu para o seu domínio com os seus jogadores a pressionarem rapidamente a bola após a perda da posse. A tentativa do Nacional querer pressionar rapidamente o portador da bola após este receber a mesma fazia com que abrisse espaços que foram bem aproveitados nos corredores laterais, principalmente nas costas de Nuno Campos onde aparecia muitas vezes Lucho ou Mangala).

2ª Parte
Manuel Machado mudou o sistema tático ao intervalo, colocando dois médios interiores que subiam bastante no terreno na pressão aos adversários. Foi uma alteração que aparentemente trouxe melhorias à equipa, dificultando a circulação da bola à equipa do Porto mas esta melhoria não trouxe efeitos práticos ao jogo, até porque apesar da subida das linhas, o Nacional tinha muitas dificuldades em lidar com a mobilidade dos jogadores do Porto. A entrada de Barcellos ainda tentou dar mais criatividade ao meio campo do Nacional mas já se mostrava muito difícil alterar o resultado do jogo. A substituição mais importante de Vítor Pereira acabou por ser a entrada de Castro que trouxe mais energia ao meio campo. A entrada de Defour e Izmaylov não foi mais que gestão da equipa, sem trazer grandes alterações ao jogo.

Substituições
Int - Entra Claudemir para o lugar de Moreno. Passam a jogar em 1-4-3-3 com Ali Ghazal a médio defensivo e Claudemir a médio interior direito ao lado de Jota.
Int - Entra Ladji Keita para o lugar de Mateus. Mario Rondón passa para extremo direito e Keita fica como ponta de lança.
62' - Entra Diego Barcellos para o lugar de Nuno Campos. Claudemir passa para lateral direito e Diego Barcellos fica como médio centro.
69' - Entra André Castro para o lugar de Fernando. Troca direta.
78' - Entra Steven Defour para o lugar de Silvestre Varela. Defour fica como extremo direito e James passa para o lado esquerdo.
85' - Entra Marat Izmaylov para o lugar de Lucho González. Troca direta.


Árbitro: Cosme Machado

Cartões Amarelos: Eliaquim Mangala (26'), Daniel Candeias (30'), Fernando (52'), Helton (71'), Ladji Keita (89') e Marat Izmaylov (91').

Assistência: Desconhecido (Estádio da Madeira)

Clima: Céu pouco nublado (18ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário