segunda-feira, 6 de maio de 2013

Liga Zon Sagres - Benfica 1 x 1 Estoril (28ª Jornada)


Marcha no Marcador
59' - 0x1 (Jefferson)
68' - 1x1 (Maxi Pereira)

1ª Parte
O Benfica entrou muito forte em jogo, criando várias oportunidades de golo e mostrando uma enorme motivação nos lances. Jogando em ataque posicional, quando em organização ofensiva no meio campo adversário, procurava colocar a bola nos corredores laterais para o extremo e lateral desse lado conseguirem encontrar espaço para os cruzamentos. Com o decorrer do jogo e a perda do domínio do mesmo, foram notórias as várias tentativas para colocar as bolas por entre a linha defensiva para a desmarcação dos avançados e extremos, criando desta forma alguns desequilíbrios à equipa adversária. O Estoril tentou sempre jogar um futebol apoiado (apesar das dificuldades nos primeiros minutos) e conseguiu aproveitar muito bem a superioridade numérica no meio campo. Após a lesão do Enzo Pérez e a entrada de Carlos Martins do lado do Benfica, o Estoril aproveitou o facto do Benfica ser menos pressionante para assumir o controlo do jogo. Defensivamente, os jogadores do Estoril foram muito solidários e para além dos extremos que desciam sempre para ajudar os seus laterais (muito por causa da constante subida dos laterais adversários), também no corredor central se verificaram várias coberturas defensivas, sendo sempre visível uma grande aglomeração de jogadores no corredor central.

2ª Parte
Num jogo em que apenas a vitória interessava ao Benfica, após o golo do Estoril (através de um livre lateral) Marco Silva coloca em campo Gerso, dando mais velocidade ao seu ataque e adivinhando várias oportunidades de contra-ataque devido à subida das linhas do Benfica. Apesar disso, o Benfica consegue o golo do empate 4 minutos depois mas continua com os jogadores à procura do golo da vitória sendo que a estratégia do Estoril se mantinha válida e com algum grau de eficiência, com Gerso a conseguir os desequilíbrios que se pretendiam dele, apesar de não mostrar uma boa tomada de decisão na conclusão das suas ações ofensivas. A colocação posterior de Diogo Amado em campo mostrou a intenção do Estoril ter mais consistência defensiva, em contraste com a alteração feita por Jorge Jesus, colocando Rodrigo e descendo Gaitán para lateral (que continuou praticamente como extremo descendo muito pouco no terreno). Com o decorrer do jogo, a equipa do Benfica ia ficando mais partida e o Estoril teve várias oportunidades para marcar, com o Benfica a ter ainda mais dificuldades após a expulsão do Carlos Martins, ficando com Matic sozinho no meio campo (para enfrentar 3 médios do Estoril), contando apenas com o apoio de um dos extremos e Lima, jogadores estes que pensavam mais nas ações no último terço ofensivo que no apoio ao meio campo.

Substituições
32' - Entra Carlos Martins para o lugar de Enzo Pérez. Troca direta.
64' - Entra Gerso para o lugar de Luís Leal. Gerso fica a jogar como extremo esquerdo e Licá passa para ponta de lança.
72' - Entra Diogo Amado para o lugar de Evandro. Diogo Amado fica como médio centro e Carlos Eduardo sobe para a posição dez.
73' - Entra Rodrigo para o lugar de Melgarejo. Rodrigo fica como extremo esquerdo e Nicolás Gaitán desce para lateral esquerdo.
80' - Entra João Coimbra para o lugar de Carlos Eduardo. Troca direta.


Árbitro: Paulo Baptista

Cartões Amarelos: Evandro (21'), Carlos Martins (69' e 78'), Yohan Tavares (92') e Vagner (93').

Cartão Vermelho: Carlos Martins (78').

Assistência: 60897 (Estádio Sport Lisboa e Benfica)

Clima: Céu limpo (19ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário