quarta-feira, 8 de maio de 2013

Premier League - Chelsea 2 x 2 Tottenham (33ª Jornada)


Marcha no Marcador
11' - 1x0 (Oscar)
26' - 1x1 (Emmanuel Adebayor)
39' - 2x1 (Ramires)
80' - 2x2 (Gylfi Sigurdsson)

1ª Parte
Apesar de jogar em casa, o Chelsea não precisava de correr atrás do resultado uma vez que era o Tottenham que estava atrás na classificação. Defendeu assim com as linhas muito recuadas, no seu próprio meio campo, não fazendo uma pressão muito à frente, dando a iniciativa do jogo ao Tottenham. Esta postura mais sólida e conservadora dificultou a ação dos jogadores mais perigosos do Tottenham que eram os extremos Bale e Lennon que não encontraram espaços para explorar a sua velocidade, também permitia ganhar espaço no meio campo ofensivo para contra-atacar, com o Chelsea a colocar rapidamente 5 jogadores a participar nas transições ofensivas (muita disponibilidade de Ramires) onde também Fernando Torres teve um trabalho tático muito importante, caindo num dos corredores laterais para abrir espaços no meio para a entrada dos seus colegas. A maior força ofensiva do Chelsea residia na criatividade dos seus médios que se traduzia em várias movimentações de rutura e apoio. O Tottenham jogou em ataque posicional aproveitando a maior passividade do Chelsea a defender, para controlar a posse da bola mas mostrou sempre muitas dificuldades em ultrapassar a linha defensiva adversária para chegar à baliza de Cech, só conseguindo marcar com um golo fantástico de Adebayor num contra-ataque em que correu mais de 50 metros sem qualquer pressão de um adversário.

2ª Parte
O Chelsea pareceu subir um pouco as linhas mas as dificuldades do Tottenham mantiveram-se e a primeira substituição do jogo foi feita por André Villas-Boas que colocou um criativo num corredor, ficando agora com dois extremos (Bale do lado direito e Sigurdsson no lado esquerdo) com tendências para procurar o corredor central, tentando encontrar espaços através das combinações entre jogadores e não tanto na exploração do espaço nas costas da defesa. Foi uma alteração que acabou por trazer resultados práticos, com o golo a ser marcado por Sigurdsson que entrou no meio e rematou depois de uma combinação com Adebayor. A outra alteração do Tottenham, ainda antes do golo do empate, foi a retirada de Holtby que apareceu pouco no jogo, colocando Dempsey que será talvez mais ofensivo e mais experiente. Rafael Benítez trocou os extremos no que pareceu mais um acto de gestão do Chelsea, uma vez que ambos fizeram um grande jogo.

Substituições
62' - Entra Gylfi Sigurdsson para o lugar de Aaron Lennon. Bale passa para a ala direita e Sigurdsson fica no lado esquerdo.
70' - Entra Clint Dempsey para o lugar de Lewis Holtby. Troca direta.
73' - Entra Victor Moses para o lugar de Eden Hazard. Troca direta.
84' - Entra Yossi Benayoun para o lugar de Oscar. Troca direta.


Árbitro: Mike Dean

Cartões Amarelos: Jan Vertonghen (79'), Gareth Bale (87') e Ramires (92').

Assistência: 41581 (Stamford Bridge)

Clima: Céu nublado (13ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário