sábado, 11 de maio de 2013

Liga Zon Sagres - Porto 2 x 1 Benfica (29ª Jornada)


Marcha no Marcador
19' - 0x1 (Lima)
25' - 1x1 (Silvestre Varela)
91' - 2x1 (Kelvin)

1ª Parte
Neste jogo apenas a vitória servia ao Porto e a derrota dava o título ao Benfica. O empate servia mais ao Benfica que estava 2 pontos à frente do Porto. Desta forma, foi a equipa da casa que entrou mais pressionante quando não tinha a bola, tentando ganhá-la o mais à frente possível, jogando sempre com as linhas muito adiantadas tornando muito difícil qualquer tentativa de ataque organizado por parte do Benfica. Tanto Varela como James assumiam um posicionamento muito interior (principalmente do lado direito uma vez que trocaram algumas vezes de lado), para dar espaço para a subida de Danilo que foi o lateral mais ofensivo. Esta foi a principal razão pela qual Ola John jogou tão recuado no terreno (e foi tão importante para a equipa), vendo-se sempre obrigado a fechar o corredor lateral esquerdo da sua equipa (quer pela presença de Lucho como de Danilo), uma vez que André Almeida tinha de fechar no corredor central para acompanhar James. O Benfica tentou várias vezes sair em ataque posicional mas viu-se obrigado a jogar longo por várias vezes, quer pela pressão dos jogadores do Porto ao portador da bola, quer para tentar explorar a subida da linha defensiva adversária.

2ª Parte
Jorge Jesus foi o primeiro treinador a mexer na equipa e fez-lo no sentido da segurança defensiva, colocando Roderick Miranda a médio centro, quando tinha outros jogadores para a posição de Gaitán. Acabou por ser uma alteração compreensível, com um resultado que se mostrava favorável à sua equipa. Pouco depois coloca Cardozo por Lima (provavelmente será essa a dupla na final da Liga Europa) após Vítor Pereira colocar Defour por lesão de Fernando. O jogo mantinha-se com a mesma tendencia, com o Porto a subir bastante no terreno e o Benfica a tentar explorar um contra-ataque para acabar com o jogo. Ainda assim, a alteração chave do jogo acabou por pertencer ao Porto e a dois tempos. A entrada de Kelvin procurou abrir o jogo do Porto, tentando esticar a linha defensiva do Benfica e procurar espaços no corredor central, estratégia que foi potenciada ao máximo com a colocação de mais um ponta de lança, com o Porto a sobrecarregar a zona central do Benfica, zona por onde nasceu o golo da vitória (passe de Liedson para Kelvin).

Substituições
67' - Entra Roderick Miranda para o lugar de Nicolás Gaitán. Roderick fica como médio centro, ao lado de Matic, com Enzo Pérez a subir para segundo ponta de lança.
73' - Entra Steven Defour para o lugar de Fernando. Troca direta com Fernando a sair lesionado.
73' - Entra Óscar Cardozo para o lugar de Lima. Troca direta.
79' - Entra Kelvin para o lugar de Lucho González. Kelvin fica a jogar como extremo esquerdo, Varela passa para o lado direito e James fica a fazer a posição de Lucho.
84' - Entra Pablo Aimar para o lugar de Ola John. Aimar fica como segundo ponta de lança e Enzo Pérez passa para o lado esquerdo com Ola John a sair lesionado.
84' - Entra Liedson para o lugar de Danilo. Varela faz todo o corredor direito e Liedson fica como ponta de lança ao lado de Jackson.


Árbitro: Pedro Proença

Cartões Amarelos: Enzo Pérez (46'), James Rodríguez (56'), Nemanja Matic (59'), Fernando (66'), Steven Defour (80'), Artur Moraes (85') e Helton (94').

Assistência: 50117 (Estádio do Dragão)

Clima: Céu limpo (15ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário