quarta-feira, 15 de maio de 2013

Liga Europa - Benfica 1 x 2 Chelsea (Final)


Marcha no Marcador
59' - 0x1 (Fernando Torres)
68' - 1x1 (Óscar Cardozo)
93' - 1x2 (Branislav Ivanovic)

1ª Parte
O Benfica jogou em ataque posicional, fazendo uso de várias combinações entre os seus jogadores para fixar os jogadores adversários, preferencialmente no corredor central, para depois abrirem o jogo para os corredores laterais onde os extremos ou laterais aparecem para cruzar a bola para o interior da área. Existiram vários factores que influenciaram a eficiência da posse da bola do Benfica, um deles foi a ação de Rodrigo que ao descer no terreno, dividia a marcação de David Luiz e Lampard que para marcar Rodrigo libertavam invariavelmente um dos médios centro. O Chelsea jogou em contra-ataque, mantendo sempre as linhas recuadas no processo defensivo de forma a terem mais espaço no meio campo adversário para poder explorar as transições ofensivas. No geral, o Benfica acabou por dominar o primeiro tempo e teve várias oportunidades para rematar em zona de finalização, perdendo consecutivas oportunidades. O Chelsea conseguiu um remate perigoso mas pouco mais construiu e para isso contribuiu a excelente ação defensiva do Benfica que impediu quase sempre que a bola chegasse a Lampard, Mata e Oscar.

2ª Parte
O jogo manteve-se na mesma até ao golo do Chelsea (num contra-ataque lançado por Petr Cech). A partir daí, Jorge Jesus sentiu a necessidade de fazer alterações e colocou Lima por Rodrigo e Ola John por Melgarejo (que cometeu muitas falhas defensivas). Esta última troca fez com que Gaitán descesse para lateral e Rafael Benítez já estava ciente das dificuldades defensivas de Melgarejo com vários ataques a serem colocados em profundidade em Ramires, com Gaitán nessa posição, pode-se dizer que o Chelsea passou a atacar quase exclusivamente por aquele corredor, sempre solicitando a velocidade de Ramires. Através de uma grande penalidade, o Benfica empata o jogo e este mantém-se equilibrado e apenas um pontapé de canto finalizado por Ivanovic já nos descontos decidiu este jogo a favor do Chelsea. Benítez acabou por não fazer qualquer substituição, possivelmente esperando pelo prolongamento para as fazer (opção sensata dada a estratégia adoptada pela equipa, que estava sempre dependente da velocidade do ataque).

Substituições
66' - Entra Lima para o lugar de Rodrigo. Troca direta.
66' - Entra Ola John para o lugar de Melgarejo. Ola John fica como extremo esquerdo e Gaitán desce para lateral esquerdo.
78' - Entra Jardel para o lugar de Ezequiel Garay. Troca direta com Garay a sair lesionado.


Árbitro: Björn Kuipers (Holanda)

Cartões Amarelos: Oscar (14'), Ezequiel Garay (45'+1) e Luisão (61').

Assistência: 53000 (Amsterdam ArenA)

Clima: Pouco nublado (13ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário