domingo, 28 de julho de 2013

DFL Super Cup - Dortmund 4 x 2 Bayern Munique


Marcha no Marcador
6' - 1x0 (Marco Reus)
54' - 1x1 (Arjen Robben)
56' - 2x1 (Daniel van Buyten) auto-golo
57' - 3x1 (Ilkay Gündogan)
64' - 3x2 (Arjen Robben)
86' - 4x2 (Marco Reus)

1ª Parte
Ambas as equipas entraram em campo muito pressionantes sem bola, tentando limitar ao máximo a ação dos adversários mas tiveram abordagens diferentes no processo ofensivo. O Bayern Munique jogou em ataque posicional, tentando manter a posse da bola enquanto esperavam que a mobilidade dos seus jogadores do ataque criassem espaços para serem explorados. Embora dessem grande predominância ao passe curto, Boateng recorria quase sempre ao passe longo para o lado direito (a forma rápida de virar o centro do jogo) e Thiago tentou vários passes longos para os corredores laterais (extremos) ou para as costas da defesa, mostrando-se como o principal organizador de jogo da sua equipa. O Dortmund apostava num jogo mais vertical, tentando resolver rapidamente os lances ofensivos de forma a tentar contornar a forte pressão do adversário. Os seus ataques aconteciam na sua maioria pelos corredores laterais, com a rápida subida dos seus alas. Eventualmente tentavam manter a bola com alguma eficiência quando o contra-ataque não era viável. Bender e Sahin raramente abandonavam o centro do terreno de forma a assegurar uma forte presença no seu setor nas transições defensivas. Depois do golo, o Dortmund desceu um pouco mais as linhas no processo defensivo, assumindo uma postura mais expectante no seu próprio meio campo, defendendo com duas linhas compactas de 4 jogadores.

2ª Parte
Apesar da substituição levada a cabo por Jürgen Klopp ao intervalo, o Dortmund manteve a mesma forma de jogar. Josep Guardiola fez alterações no trio ofensivo com Mandzukic a fica fixo como ponta de lança, Robben a passar para o lado esquerdo e Shaqiri para o lado direito. Isto alterou um pouco a forma de atacar, com o Bayern a ter dois extremos puros nos corredores laterais (ao contrário de Mandzukic que jogou no lado esquerdo na primeira parte), procurando criar um maior desequilíbrio a partir das alas. Curiosamente, o primeiro golo do Bayern nasce dum cruzamento de Lahm ao segundo poste onde é Robben que aparece para cabecear para o golo. Quando parecia que Guardiola tinha acertado na estratégia, o Dortmund marca dois golos em dois minutos (dois minutos depois do golo do Bayern) através de van Buyten (auto-golo) e Gündogan respetivamente, ambos em lances de contra-ataque. Robben continuava a mostrar-se muito perigoso na zona de finalização e aos 64', novamente após cruzamento (rasteiro) de Lahm, recebe dentro da área e roda para o remate do segundo golo do Bayern. Guardiola lançou Schweinsteiger para o meio campo de forma a equilibrá-lo em termos defensivos, uma vez que tanto Kroos como Müller eram jogadores claramente de ataque e tinha muitas dificuldades nas transições defensivas. Algum tempo depois, coloca também Pizarro por Mandzukic e já perto do fim, coloca Dante a ponta de lança mudando para um jogo mais direto, alteração estratégica que acabou por ser infrutífera devido ao golo de Marco Reus marcado no mesmo minuto. Jürgen Klopp conseguiu resistir à tentação de alterar o seu sistema tático para segurar a vantagem, trocando apenas Aubameyang por Kuba e, já depois do 4-2, colocando Sokratis a defesa direito (mais seguro defensivamente que Grosskreutz), com Grosskreutz a subir para médio ala e Aubameyang a passar para a posição dez, tornando-se uma maior ameaça nas transições, podendo utilizar a sua velocidade num meio campo onde a sua equipa tinha agora superioridade numérica.

Substituições
Int - Entra Sebastian Kehl para o lugar de Sven Bender. Troca direta.
67' - Entra Bastian Schweinsteiger para o lugar de Xherdan Shaqiri. Müller passa para extremo direito e Schweinsteiger fica a jogar como médio interior.
72' - Entra Pierre Aubameyang para o lugar de Kuba Blaszczykowski. Troca direta.
75' - Entra Claudio Pizarro para o lugar de Mario Mandzukic. Troca direta.
86' - Entra Dante para o lugar de Toni Kroos. Passam a jogar em 1-4-4-2 com Dante a jogar a ponta de lança, juntamente com Pizarro.
88' - Entra Sokratis Papastathopoulos para o lugar de Ilkay Gündogan. Sokratis fica como lateral direito com Grosskreutz a subir para extremo direito e Aubameyang a ficar na posição dez.


Árbitro: Jochen Drees

Cartão Amarelo: Jérôme Boateng (92').

Assistência: 80645 (Westfalenstadion)

Clima: Céu limpo (26ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário