domingo, 28 de julho de 2013

Euro 2013 (Feminino) - Alemanha 1 x 0 Noruega (Final)


Marcha do Marcador
49' - 1x0 (Anja Mittag)

1ª Parte
A Alemanha mostrava-se forte na pressão nos momentos de transição defensiva mas em termos gerais, optava por esperar pelas adversárias perto do seu meio campo, com Mbabi e Marozsán a pressionarem as centrais da Noruega sempre que se aproximavam do meio campo. Jogaram em ataque posicional, mostrando-se pacientes na procura de espaços para explorar no meio campo ofensivo. A mobilidade de Mbabi e Marozsán foi muito importante para criar desequilíbrios na defesa adversária.
A Noruega também jogou em ataque posicional mas tinha mais dificuldades em trocar a bola no meio campo ofensivo pelo que recorria muitas vezes a jogadas individuais das suas extremos (principalmente Hansen) para criar desequilíbrios. Defensivamente, pressionavam alto nas saídas de bola das adversárias de forma a obrigar a Alemanha a bater as bolas para o meio campo, confiando na sua capacidade de jogo aéreo para ganhar as bolas divididas.
Apesar da Noruega já contar com um penalti falhado, foi a Alemanha que dominou o jogo e criou as melhores oportunidades.

2ª Parte
Silvia Neid colocou Mittag ao intervalo sendo que manteve o mesmo sistema tático. Numa jogada de contra-ataque, Mittag consegue fazer o primeiro golo do jogo e a partir daqui era a Noruega que tinha de alterar alguma coisa no jogo uma vez que em desvantagem e com a Alemanha a controlar o jogo, era pouco provável que conseguissem alterar o resultado. Ainda assim, a Noruega conseguiu permitir nova defesa de Angerer em mais uma grande penalidade. Even Pellerud decide então, aos 68', mudar a estratégia optando por um futebol claramente direto num sistema de 1-4-4-2 onde a recém entrada Thorsnes funcionou como principal referência no ataque para o jogo direto. Após mais uma alteração no meio campo, colocando uma jogadora mais ofensiva, Pellerud arrisca tudo nos últimos minutos passando a jogar com 3 defesas e colocando mais uma jogadora no ataque (atrás das pontas de lança) de forma a tirar o máximo proveito do jogo direto, assumindo naturalmente os riscos que daí resultariam. Apesar de todos os riscos levados a cabo pela Noruega, Silvia Neid não reforça a sua equipa defensivamente (para além da entrada de uma jogadora com características mais defensivas para a posição de Laudehr) e consegue que a sua equipa aguente o resultado até ao final.

Substituições
Int - Entra Anja Mittag para o lugar de Lena Lotzen. Troca direta.
68' - Entra Elise Thorsnes para o lugar de Solveig Gulbrandsen. Passam a jogar em 1-4-4-2 com Thorsnes e Hegerberg na frente de ataque.
76' - Entra Ingvild Isaksen para o lugar de Ingvild Stensland. Troca direta.
77' - Entra Bianca Schmidt para o lugar de Simone Laudehr. Troca direta.
84' - Entra Leni Kaurin para o lugar de Marit Christensen. Passam a jogar em 1-3-4-1-2 com Kaurin a entrar para extremo direita e Hansen a jogar atrás das duas pontas de lança.


Árbitra: Cristina Dorcioman (Roménia)

Cartão Amarelo: Annike Krahn (70').

Assistência: 41301 (Friends Arena)

Clima: Céu pouco nublado (25ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário