sábado, 23 de novembro de 2013

Bundesliga - Dortmund 0 x 3 Bayern Munique (13ª Jornada)


Marcha no Marcador
66' - 0x1 (Mario Götze)
85' - 0x2 (Arjen Robben)
89' - 0x3 (Thomas Müller)

1ª Parte
Este jogo fica marcado à partida pelas várias ausências por lesão da parte do Dortmund, que só na defesa não pode contar com 3 habituais titulares, sendo que Grosskreutz, apesar de habitual titular como lateral direito, só o é porque Piszczek vem de uma longa lesão. A equipa de Jürgen Klopp jogou predominantemente em contra-ataque, tentando aproveitar ao máximo as oportunidades dadas pelo Bayern Munique nas transições. Foram sempre muito sólidos defensivamente, onde apesar de nos minutos iniciais terem entrado a pressionar muito alto, cedo desceram as suas linhas, passando a pressionar o Bayern apenas quando colocavam a bola no lateral. Apesar de alguma insegurança numa ou noutra intercepção, a defesa do Dortmund acabou por ser irrepreensível em todos os lances defensivos, o que fez com que o Bayern tivesse pouquíssimas oportunidades para fazer golo. Jogando de uma forma bastante habitual, com muita posse e muito fortes na pressão ao portador da bola, o Bayern Munique acabou por fazer uma exibição pouco conseguida, com muitas dificuldades em chegar com a bola a zonas de finalização. Com Toni Kroos muito adiantado e Javi Martínez pouco influente, a 3ª fase de construção acabava por ser feita pelos corredores laterais, tornando o jogo muito previsível para o adversário.

2ª Parte
Muito mérito terá de ser dado a Josep Guardiola pela forma como leu o jogo e alterou a sua equipa para benefício próprio. É verdade que todos os jogadores que sairam já estavam amarelados, mas foram os jogadores que entraram que mudaram o rumo da partida, principalmente Götze e Thiago Alcântara, com o primeiro a ser influente pelo primeiro golo da partida, o segundo por toda a criatividade e imprevisibilidade que trouxe ao jogo. Javi Martínez é um jogador predominantemente defensivo, e apesar de bom no passe curto, não é um criativo ao nível de Thiago Alcântara e a forma como Thiago mudou o jogo, acabou por benefeciar bastante a sua equipa. A perder por 0x1, o Dortmund coloca Aubameyang e Hofmann nos corredores, tentando colocar mais velocidade nas transições mas isto fez com que perdessem mais o meio campo (que estava muito mais forte no lado do Bayern), onde Bender e Sahin passaram a jogar quase sozinhos uma vez que Reus é um jogador predominantemente ofensivo. Aubameyang começou no lado direito mas rapidamente mudou para o lado esquerdo (talvez Klopp tenha visto mais facilidade em penetrar pelo lado de Rafinha que do lado de Alaba) mas acabou por ser inconsequente no jogo. A perda do meio campo foi ainda mais agravada a partir do momento que Klopp coloca Piszczek em campo (passando Grosskreutz para médio centro). A última substituição de Guardiola voltou a colocar Lahm na sua posição de origem, com o lateral a mostrar que apesar de ser muito produtivo na posição de médio defensivo, é muito melhor lateral que Rafinha.

Substituições
56' - Entra Mario Götze para o lugar de Mario Mandzukic. Troca direta.
64' - Entra Thiago Alcântara para o lugar de Jérôme Boateng. Javi Martínez passa para central e Thiago joga a médio interior.
71' - Entram Jonas Hofmann e Pierre Aubameyang para os lugares de Kuba Blaszczykowski e Henrikh Mkhitaryan. Aubameyang fica como extremo direito, Hofmann como extremo esquerdo e Reus passa para a posição dez.
73' - Entra Lukasz Piszczek para o lugar de Sven Bender. Grosskreutz passa para médio centro e Piszczek fica como lateral direito.
73' - Entra Daniel van Buyten para o lugar de Rafinha. Van Buyten fica como central, Javi Martínez sobe para médio defensivo e Lahm passa para lateral direito.


Árbitro: Manuel Gräfe

Cartões Amarelos: Jérôme Boateng (36'), Rafinha (45'), Kevin Grosskreutz (45'), Mario Mandzukic (45') e Henrikh Mkhitaryan (56').

Assistência: 80645 (Signal Iduna Park)

Clima: Céu pouco nublado (6ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário