segunda-feira, 23 de junho de 2014

Campeonato do Mundo - E. U. A. 2 x 2 Portugal (Grupo G)


Marcha do Marcador
5' - 0x1 (Nani)
64' - 1x1 (Jermaine Jones)
81' - 2x1 (Clint Dempsey)
95' - 2x2 (Silvestre Varela)

1ª Parte
Os Estados Unidos entraram com uma postura muito defensiva, com o bloco muito recuado e os setores muito próximos, tentando reduzir ao máximo o espaço entrelinhas e limitar o jogo de Portugal aos corredores laterais. Apesar de estarem a jogar em 4-2-3-1, defensivamente apresentavam um sistema de 4-5-1 com Bradley a juntar-se aos médios centro. Com Ronaldo a jogar quase sempre pelo corredor central, é compreensível o fecho do bloco defensivo para lhe limitar a ação, no entanto foi através de um cruzamento (e um corte incompleto) que Nani marcou o primeiro golo. Em desvantagem, já subiram mais as linhas mas com o decorrer do jogo, iam pressionando menos até porque as condições climatéricas não permitiam grandes dispêndios energéticos em ações defensivas. Portugal jogou em ataque posicional, com muito espaço para trocar a bola. Na primeira fase de construção os laterais subiam no terreno e Veloso era o 3º homem a mostrar-se disponível para jogar curto, com Portugal a optar sempre por jogar apoiado desde a sua baliza consciente do menor poder físico no meio campo.

2ª Parte
Ao intervalo, Paulo Bento faz a segunda substituição forçada devido à lesão de André Almeida. William Carvalho cumpriu a sua função, tendo um jogo mais curto que Veloso mas também mais seguro, no entanto Veloso acabou por não ser tão produtivo como lateral, deixando-se bater algumas vezes em velocidade pelo adversário direto. Os Estados Unidos, para além da troca de corredores dos extremos, entraram da mesma forma. Aos 64', Portugal sofre golo (mais uma vez neste mundial, no seguimento de um canto) e o resultado volta a interessar aos norte americanos. Pouco tempo depois acontece a primeira alteração tática com Portugal a passar a jogar em 4-4-2 com Ronaldo e Éder no eixo do ataque. Portugal, devido à ação defensiva dos Estados Unidos, apenas estava a ter espaço nos corredores laterais e esta alteração acaba por fazer sentido uma vez que desta forma tinham mais uma referência na área para tentarem a finalização. Aos 81' Dempsey finaliza um cruzamento e coloca momentaneamente Portugal fora do Campeonato do Mundo. Com o empate Portugal tinha uma tarefa muito complicada no 3º jogo, com a derrota deixava de ter hipóteses de se qualificar e isto poderia ter tido um efeito muito negativo na equipa mas nunca deixaram re procurar o golo, desta feita através de um jogo declaradamente direto para o ataque, com Bruno Alves a ser o terceiro homem do ataque, com Paulo Bento a tentar arriscar tudo para conseguir pelo menos o empate. Curiosamente, os Estados Unidos só cederam à pressão portuguesa após terem reformulado o seu sistema tático para colocar mais um homem no setor defensivo para fazer face à superioridade numérica do ataque adversário.

Substituições
16' - Entra Éder para o lugar de Hélder Postiga. Troca direta com Postiga a sair lesionado.
Int - Entra William Carvalho para o lugar de André Almeida. William fica a médio defensivo e Veloso passa para lateral esquerdo. André Almeida saiu lesionado.
69' - Entra Silvestre Varela para o lugar de Raul Meireles. Passam a jogar em 4-4-2 com Varela a médio ala esquerdo e Ronaldo na frente com Éder.
72' - Entra DeAndre Yedin para o lugar de Alejandro Bedoya. Troca direta.
87' - Entra Chris Wondolowski para o lugar de Clint Dempsey. Troca direta.
93' - Entra Omar González para o lugar de Graham Zusi. Passam a jogar em 5-4-1 com González a jogar como central.


Árbitro: Néstor Pitana (Argentina)

Cartão Amarelo: Jermaine Jones (75').

Assistência: 40.123 (Arena da Amazônia)

Clima: Céu limpo (31ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário