sábado, 28 de junho de 2014

Campeonato do Mundo - Brasil 1 x 1 Chile (Oitavos de Final)


Marcha no Marcador
18' - 1x0 (David Luiz)
32' - 1x1 (Alexis Sánchez)

1ª Parte
O Brasil não jogou muito adiantado, tentando aproveitar o espaço nas costas da defesa do Chile descendo as suas linhas e defendendo no seu meio campo. Apenas nas transições defensivas e no primeiro terço defensivo se via uma postura mais assertiva nas ações defensivas. No processo ofensivo, o Chile subia as suas linhas até ao meio campo ofensivo aproveitando todo o espaço disponível mas o Brasil fez um trabalho posicional no processo defensivo muito eficiente no fecho das linhas de passe no corredor central e obrigou o Chile muitas vezes a tentar os passes longos para os pontas de lança sem terem alternativas viáveis para jogar curto. Defensivamente a pressão do Chile não foi muito eficiente uma vez que os alas estiveram mais preocupados na marcação aos extremos adversários e como tal jogaram muito recuados, sobrando poucas unidades na frente para pressionar os adversários. O Brasil teve mais oportunidades que o Chile, acabando por marcar num canto mas o Chile aproveitou bem um erro defensivo num lançamento lateral adversário para fazer o empate.

2ª Parte
O jogo manteve-se na mesma até à primeira alteração de Jorge Sampaoli com a entrada de Gutiérrez. O sistema tático manteve-se inalterado e na teoria a equipa tornar-se-ia mais defensiva com a entrada de um médio centro por um avançado, no entanto, a partir deste momento a equipa tornou-se muito mais dinâmica com os alas a subirem muito mais no terreno. Talvez a segurança dada por jogadores mais defensivos permitisse a subida dos laterais e o maior pendor ofensivo do Chile. Após uma primeira parte com maior domínio do Brasil, o Chile acabou por dar uma boa imagem nesta segunda parte.

Prolongamento
Scolari troca os extremos de lado apostando mais no jogo interior com diagonais de Hulk e Oscar. Com Jô em campo, seria compreensível a aposta em ganhar a linha de fundo, até porque os alas do Chile tinham estado mais ofensivos na segunda parte mas não era menos verdade que Hulk e Oscar têm as suas potencialidades de certa forma limitadas ao jogarem no lado esquerdo e direito respectivamente, principalmente Hulk que tem no remate uma das suas melhores qualidades. Com o avançar do prolongamento as equipas foram sendo dominadas pelo desgaste físico e foram tornando-se mais cautelosas. Ambos os treinadores esgoraram as substituições com Scolari a retirar Oscar que esteve muito apagado e Sampaoli a substituir Medel por lesão (que fez uma das melhores exibições na equipa do Chile).

Penaltis
1 - David Luiz remata para a esquerda com Claudio Bravo a cair para o lado contrário.
1 - Mauricio Pinilla remata para o meio com Júlio César a defender.
2 - Willian remata para a esquerda mas falha a baliza.
2 - Alexis Sánchez remata para a esquerda mas Júlio César defende.
3 - Marcelo remata para a direita com Claudio Bravo a tocar na bola mas a não conseguir defender.
3 - Charles Aránguiz remata muito forte ao ângulo direito com Júlio César a ficar no meio da baliza.
4 - Hulk remata para o meio com Claudio Bravo a defender.
4 - Marcelo Díaz remata para o meio com Júlio César a cair para a sua esquerda.
5 - Neymar remata para a esquerda com Claudio Bravo a cair para o lado contrário.
5 - Gonzalo Jara remata para a direita com a bola a bater na parte de dentro do poste e a sair do lado contrário.

Substituições
57' - Entra Felipe Gutiérrez para o lugar de Eduardo Vargas. Gutiérrez fica na posição dez e Vidal passa para avançado.
64' - Entra para o lugar de Fred. Troca direta.
72' - Entra Ramires para o lugar de Fernandinho. Troca direta.
87' - Entra Mauricio Pinilla para o lugar de Arturo Vidal. Troca direta.
Int Prol. - Entra Willian para o lugar de Oscar. Troca direta.
108' - Entra José Rojas para o lugar de Gary Medel. Troca direta com Medel a sair lesionado.


Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)

Cartões Amarelos: Eugenio Mena (17'), Francisco Silva (40'), Hulk (55'), Jô (93'), Mauricio Pinilla (102') e Daniel Alves (105'+1).

Assistência: 57.714 (Estádio Mineirão)

Clima: Céu limpo (24ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário