domingo, 29 de junho de 2014

Campeonato do Mundo - Holanda 2 x 1 México (Oitavos de Final)

 
Marcha do Marcador
48' - 0x1 (Giovani dos Santos)
88' - 1x1 (Wesley Sneijder)
94' - 2x1 (Klaas-Jan Huntelaar)

1ª Parte
Ambas as equipas tiveram uma abordagem ao jogo muito semelhante, com sistemas táticos idênticos exceto no triângulo do meio campo, onde Sneijder a atacar era sempre anulado por Salcido e também nos corredores laterais os alas tinham sempre marcação pelo que houve sempre pouco espaço, apesar de jogarem em ataque posicional, para trocar a bola no meio campo ofensivo com as equipas a terem procurar os seus avançados em profundidade a tentarem explorar as costas da defesa adversária. Não houve um claro domínio de nenhuma das equipas e o nulo ao intervalo não foi surpresa.

2ª Parte
O jogo recomeçou após a entrada de Reyes por Moreno que se tinha lesionado ainda na primeira parte. Logo aos 48', Giovani abre o marcador com um bom remate de fora da área e pouco depois Van Gaal reage ao resultado ao mudar o sistema tático para 4-3-3. A intenção seria abrir mais o jogo e com Robben e Depay a virem da ala para o centro, sobrecarregar o corredor central do México com Kuyt a lateral direito a dar muita profundidade no seu corredor. Miguel Herrera colocou Aquino no meio campo (talvez para explorar a sua velocidade no contra-ataque) e mais tarde colocou Chicharito, refrescando a frente de ataque, uma vez mais com o contra-ataque em mente pois adivinhava-se uma avalanche ofensiva da Holanda. Um minuto depois foi isso mesmo que aconteceu, com a entrada de Huntelaar para a frente de ataque (referência para o jogo direto), Kuyt rapidamente se juntou a ele como ponta de lança e a Holanda voltava aos 3 centrais com dois pontas de lança, Robben na direita e Depay na esquerda (3-3-4). Esta insistência holandesa acabou por resultar em golo aos 88' após um remate de ressaca de Sneijder e logo voltaram à segurança do 4-3-3 com Kuyt a regressar a lateral direito. Já se esperava pelo prolongamento quando Robben num lance individual consegue ganhar um penalti (falta de Rafa Márquez) e Huntelaar dá a volta ao marcador com apenas dois minutos de compensação para jogar.

Substituições
9' - Entra Bruno Martins Indi para o lugar de Nigel de Jong. Indi vai para central do lado esquerdo com Blind a passar para médio centro. De Jong sai lesionado.
Int - Entra Diego Reyes para o lugar de Héctor Moreno. Troca direta com Moreno a sair lesionado.
56' - Entra Memphis Depay para o lugar de Paul Verhaegh. Passam a jogar em 4-3-3 com Indi a lateral esquerdo, Kuyt a lateral direito, Blind a médio defensivo, Depay a extremo esquerdo, Robben a extremo direito, Sneijder e Wijnaldum a médios centro.
61' - Entra Javier Aquino para o lugar de Giovani dos Santos. Héctor Herrera passa para a posição dez e Aquino fica a interior direito.
75' - Entra Chicharito para o lugar de Oribe Peralta. Troca direta.
76' - Entra Klaas-Jan Huntelaar para o lugar de Robin van Persie. Troca direta.


Árbitro: Pedro Proença (Portugal)

Cartões Amarelos: Paul Aguilar (69'), Rafael Márquez (92') e Andrés Guardado (93').

Assistência: 58.817 (Estádio Castelão)

Clima: Céu limpo (29ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário