sexta-feira, 4 de julho de 2014

Campeonato do Mundo - França 0 x 1 Alemanha (Quartos de Final)

 
Marcha no Marcador
13' - 0x1 (Mats Hummels)

1ª Parte
Ambas as equipas jogaram em ataque posicional mas a França foi um pouco mais vertical, procurando muito a bola em profundidade para os corredores laterais. Os seus médios centro tiveram sempre pouco espaço com a equipa da Alemanha sempre preocupada em fechar as linhas de passe nessa zona. Cabaye ainda foi um jogador muito solicitado na 2ª fase de construção mas Kroos estava sempre próximo, inviabilizando muitas vezes o passe dos centrais para o médio defensivo. Defenderam no seu meio campo defensivo, sem pressionar muito a defesa adversária. A Alemanha controlou sempre a posse da bola, jogando com muita paciência e preferencialmente pelo corredor central. Tanto Özil como Müller são jogadores que gostam de receber a bola no corredor central pelo que nem sempre havia essa solução. Esta situação era mais óbvia no lado esquerdo pois Howedes não dava profundidade no corredor e quando Özil entrava no meio, o lado esquerdo ficava vazio. No lado direito, quando Müller estava no meio, era muitas vezes Khedira a cair no corredor para dar solução aos seus colegas. Foram mais pressionantes que a França defensivamente, sendo essa uma das razões pela qual conseguiram ter um domínio tão claro e estiveram sempre muito compactos, com a linha defensiva muito avançada, aproveitando a boa capacidade na saída da baliza do seu guarda-redes para poder tornar a equipa mais agressiva no processo defensivo. O golo da Alemanha acaba por nascer de um livre lateral numa primeira parte foi a França que conseguiu mais remates.

2ª Parte
Sem substituições ao intervalo, foi notória a subida das linhas da França que passou a pressionar no meio campo ofensivo e complicou a troca de bola da equipa adversária. Joachim Löw é o primeiro treinador a mexer na equipa e coloca Schürrle por Klose, aumentando assim a profundidade do seu ataque e deu uma solução muito válida para o contra-ataque, algo natural devido à forma de jogar da França que se mantinha em desvantagem. Aos 73', acontece a primeira alteração tática do jogo com Deschamps a colocar Remy por Cabaye passando a jogar em 4-4-2. O problema desta substituição é que a intenção de colocar um homem mais na frente teria de pressupor um jogo mais direto da França pois sabiam que iam perder o meio campo mas este tipo de jogo nunca seria viável com Valbuena na frente de ataque (o jogador mais baixo em campo), que dificilmente teria espaço para fazer uso das suas qualidades uma vez que a Alemanha tinha recuado ligeiramente as linhas. A substiuição mais natural acabou por acontecer aos 85' com a entrada de Giroud. Já após Löw ter colocado em campo Kramer para dar consistência defensiva à sua equipa, a França ainda conseguiu uma situação de muito perigo com Neuer a salvar (mais uma vez) a sua equipa.

Substituições
69' - Entra André Schürrle para o lugar de Miroslav Klose. Schürrle fica como extremo direito e Müller passa para ponta de lança.
72' - Entra Laurent Koscielny para o lugar de Mamadou Sakho. Troca direta com Sakho a sair lesionado.
73' - Entra Loïc Rémy para o lugar de Yohan Cabaye. Passam a joga em 4-4-2 com Rémy a ala direito e Valbuena a jogar como segundo avançado.
83' - Entra Mario Götze para o lugar de Mesut Özil. Troca direta.
85' - Entra Olivier Giroud para o lugar de Mathieu Valbuena. Troca direta.
92' - Entra Christoph Kramer para o lugar de Toni Kroos. Troca direta.


Árbitro: Néstor Pitana (Argentina)

Cartões Amarelos: Sami Khedira (54') e Bastian Shcweinsteiger (80').

Assistência: 74.240 (Maracanã)

Clima: Céu limpo (26ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário