domingo, 15 de junho de 2014

Campeonato do Mundo - Inglaterra 1 x 2 Itália (Grupo D)


Marcha no Marcador
37' - 0x1 (Claudio Marchisio)
37' - 1x1 (Daniel Sturridge)
50' - 1x2 (Mario Balotelli)

1ª Parte
Estas duas equipas apresentam um paradigma do que convencionalmente se pensa delas. A Inglaterra com jogadores muito talentosos no último terço, sendo claramente refém da sua criatividade para criar situações de finalização e uma Itália a sair poucas vezes no contra-ataque, preferindo jogar apoiado com um ritmo lento, a toda a largura, com dois playmakers (Pirlo e Verratti) a procurar espaços para fazer o último passe para a frente de ataque ou o penúltimo passe para as alas. Na Itália, estes dois jogadores eram claramente os jogadores-chave, com todo o jogo a passar pelo corredor central. Seria de esperar uma maior atenção dos ingleses para o meio campo de Itália, sabendo-se de antemão que quando se condiciona o jogo do Pirlo, está a condicionar-se o jogo de toda a equipa, no entanto tiveram sempre muito espaço para decidir e para ditar o ritmo do jogo. Balotelli acabou por jogar um pouco desamparado, tendo intervido no jogo poucas vezes. A Inglaterra jogou com uma estrutura pouco móvel, com Gerrard e Henderson a jogarem muito fixos e a servirem-se da velocidade dos atacantes para sair no contra-ataque (foi assim que marcaram o golo do empate) ou na sua capacidade técnica e criativa para criar perigo através de ataque posicional. O primeiro golo do jogo nasceu de um pontapé de canto.

2ª Parte
A única troca ao intervalo foi a de corredor dos extremos de Inglaterra (Rooney com Welbeck). Não foram precisos mais de 5 minutos para Balotelli finalizar um grande cruzamento de Candreva e colocar novamente a Itália na frente do marcador. A equipa de Prandelli continuava a ter o controlo do jogo, ainda assim é ele o primeiro a mexer na equipa colocando Motta por Verratti, numa substituição mais defensiva. As substituições de Hodgson acabaram por tornar a equipa mais perigosa, principalmente a entrada de Barkley que tornou o ataque muito mais objectivo. A jogar na posição dez, Barkley foi um jogador mais incisivo e pragmático que Sterling que apesar de muito virtuoso perde um pouco na tomada de decisão. As entradas de Wilshere e, mais tarde, de Lallana tiveram sempre o intuito de aumentar os índices de criatividade mas o resultado acabou por não se alterar. Prandelli mais não fez que gerir a equipa num jogo que apesar das oportunidades criadas pela Inglaterra, nunca pareceu fora de controlo.

Substituições
57' - Entra Thiago Motta para o lugar de Marco Verratti. Troca direta.
61' - Entra Ross Barkley para o lugar de Danny Welbeck. Barkley fica na posição dez e Sterling passa para extremo esquerdo.
73' - Entra Ciro Immobile para o lugar de Mario Balotelli. Troca direta.
73' - Entra Jack Wilshere para o lugar de Jordan Henderson. Troca direta.
79' - Entra Marco Parolo para o lugar de Antonio Candreva. Parolo fica a extremo esquerdo e Marchisio passa para o lado direito.
80' - Entra Adam Lallana para o lugar de Daniel Sturridge. Lallana fica a médio esquerdo, Sterling a médio direito e Rooney passa para ponta de lança.


Árbitro: Björn Kuipers (Holanda)

Cartão Amarelo: Raheem Sterling (92').

Assistência: 39.800 (Arena Amazônia)

Clima: Céu limpo (29ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário