sábado, 14 de junho de 2014

Campeonato do Mundo - Espanha 1 x 5 Holanda (Grupo B)


Marcha no Marcador
27' - 1x0 (Xabi Alonso)
44' - 1x1 (Robin van Persie)
53' - 1x2 (Arjen Robben)
64' - 1x3 (Stefan Vrij)
73' - 1x4 (Robin van Persie)
80' - 1x5 (Arjen Robben)

1ª Parte
A Espanha jogou predominantemente em ataque posicional, optando algumas vezes pelo jogo direto no início mas sempre sem sucesso, com Diego Costa sempre marcado pelos centrais da Holanda. A jogar com três centrais, a equipa de Van Gaal conseguiu lidar relativamente bem com o processo ofensivo da Espanha, principalmente porque ambos os extremos espanhóis, Silva e Iniesta, estiveram o tempo quase todo no corredor central e nos corredores atacaram apenas os laterais Alba e Azpilicueta, que foram sempre acompanhados por Janmaat e Blind. Ainda assim, os centrais holandeses tiveram algumas dificuldades com a mobilidade dos adversários, deixando-se por vezes arrastar para fora da posição e abrindo espaços entre a defesa que foram aproveitados por Diego Costa (quando ganhou o penalti) e por Silva que falhou o chapéu só com Caillessen pela frente. Nenhuma das equipas gastou muito energia a pressionar as linhas defensivas adversárias mas a Espanha foi sempre muito forte na pressão aquando as transições defensivas e quando a bola chegava ao setor médio ou avançado da Holanda, fazendo com que muitas vezes a bola passasse diretamente dos centrais para o ataque. A Holanda defendeu no seu meio campo e preocupou-se muito em tentar fechar linhas de passe em antecipação, o que apesar de ter sido algo eficiente, também foi a causa dos desposicionamentos, principalmente quando a Espanha ultrapassava o setor médio adversário uma vez que o corredor central apenas era defendido nesse caso por De Jong e De Guzmán para além dos centrais. O golo do empate acabou por surgir numa bola longa para Van Persie que aproveitou o mau posicionamento de Ramos em relação ao primeiro central para encontrar o espaço suficiente para finalizar de cabeça.

2ª Parte
Não houve alterações ao intervalo e logo aos 53', Robben marcou na sequência de um contra-ataque e o jogou alterou-se por completo. A Espanha expõe-se naturalmente a situações de contra-ataque quando a pressão feita nas transições defensivas não funciona e esse é um problema natural da estratégia por eles usada e neste jogo foram vítimas disso mesmo no 2º golo. Aos 63' Del Bosque retira Xabi Alonso e Diego Costa, com este última a não se enquadrar no modelo da Espanha e a torná-la de certa forma refém dos passes longos, dando poucas soluções no passe curto de forma a abrir espaços para a entrada de outros jogadores nas suas costas como era habitual quando usavam um falso nove. Logo após a substituição, sofreram o 3º golo num livre onde houve falta não assinalada sobre Casillas. Cerca de 10 minutos mais tarde, é Casillas a receber mal a bola com os pés e a oferecer autenticamente o golo a Van Persie. Este era claramente um daqueles jogos em que nada corria bem à seleção espanhola. Já com Fàbregas em campo, sem ter havido nenhuma alteração relevante, sofreram já nos 80' um 5º golo num contra-ataque em que Robben se superiorizou à defesa de Espanha em velocidade e conseguiu finalizar em grande estilo. Van Gaal teve intervenções mais discretas, limitando-se a substituir os seus jogadores amarelados (De Guzmán já tinha arriscado um segundo amarelo) e conseguiu controlar o jogo sem precisar de fazer alterações estratégicas ao longo do jogo.

Substituições
62' - Entra Georginio Wijnaldum para o lugar de Jonathan de Guzmán. Troca direta.
63' - Entram Fernando Torres e Pedro Rodríguez para os lugares de Diego Costa e Xabi Alonso. Torres fica como ponta de lança, Pedro como extremo esquerdo e Iniesta passa para médio centro.
77' - Entra Jöel Veltman para o lugar de Stefan de Vrij. Troca direta.
78' - Entra Cesc Fàbregas para o lugar de David Silva. Iniesta passa para extremo esquerdo e Fàbregas fica como médio centro.
79' - Entra Jeremain Lens para o lugar de Robin van Persie. Troca direta.


Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)

Cartões Amarelos: Jonathan de Guzmán (25'), Stefan de Vrij (41'), Iker Casillas (65') e Robin van Persie (66').

Assistência: 48.173 (Arena Fonte Nova)

Clima: Chuva (27ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário