quinta-feira, 12 de junho de 2014

Campeonato do Mundo - Brasil 3 x 1 Croácia (Grupo A)


Marcha no Marcador
11' - 0x1 (Marcelo) auto-golo
29' - 1x1 (Neymar)
71' - 2x1 (Neymar)
91' - 3x1 (Oscar)

1ª Parte
O Brasil jogou em ataque posicional mas teve sempre muitas dificuldades em criar situações de perigo dada a boa organização defensiva da Croácia que defendeu no seu próprio meio campo e sempre com as linhas juntas, mostrando uma grande entreajuda entre os seus jogadores. O Brasil tentou muitas vezes penetrar pelos corredores laterais e para isso foram muito importantes os extremos (mais Oscar uma vez que o Brasil atacou predominantemente pelo corredor direito) que fazia vários movimentos para arrastar o marcador direto e abrir espaço para a entrada dos laterais ou para as diagonais de Neymar. A Croácia jogou claramente em contra-ataque, procurando sempre Olic ou Perisic nos corredores para levarem o contra-ataque, com o golo a nascer numa destas situações. Esta sua estratégia acabou por não aproveitar muito a sua maior força que estava no trio do meio campo, com estes a servirem apenas como elementos de transição, lançando o seu ataque em profundidade. Após uma primeira parte com o Brasil a criar vários ataques laterais e a procurar o cruzamento para a área, foi no corredor central que nasceu o golo do empate num ataque rápido após ganharem a bola no corredor central. Foi através das transições ofensivas que o Brasil conseguiu contornar a grande densidade de jogadores da Croácia aproveitando momentos de desorganização para encontrarem mais espaço para fazer valer a sua superioridade técnica.

2ª Parte
Não houve alterações ao intervalo e o jogo pouco mudou em relação à primeira parte. As primeiras substituições de ambos os treinadores consistiram em trocas diretas, retirando jogadores que não vinham sendo tão influentes na partida como foram os casos de Paulinho e Kovacic. O primeiro muito por culpa pelo pouco fluxo ofensivo que o Brasil teve pelo corredor central, o segundo foi vítima do jogo direto da Croácia que não permitiu jogar pela posição dez com as bolas a serem lançadas diretamente nos corredores laterais. Poucos minutos mais tarde, Scolari volta a fazer uso do mesmo critério para retirar Hulk do campo e 1 minuto depois o Brasil 'ganha' um penalti que Neymar converteu. Já em desvantagem, a equipa da Croácia vê-se obrigada a subir o seu bloco e a colocar mais homens na frente no processo ofensivo, o que faz com que o jogo fique mais partido, resultando num maior número de situações de contra-ataque. Niko Kovac coloca Olic no meio, refrescando o corredor esquerdo e aumenta o volume de jogo direto com o avançar da partida. Já com Oscar a jogar na posição dez, o Brasil aproveita naturalmente o espaço deixado no meio campo defensivo da Croácia para num contra-ataque aumentar a vantagem e matar assim o jogo.

Substituições
61' - Entra Marcelo Brozovic para o lugar de Mateo Kovacic. Troca direta.
63' - Entra Hernanes para o lugar de Paulinho. Troca direta.
68' - Entra Bernard para o lugar de Hulk. Troca direta.
78' - Entra Ante Rebic para o lugar de Nikica Jelavic. Rebic fica a jogar a extremo esquerdo e Olic passa para ponta de lança.
88' - Entra Ramires para o lugar de Neymar. Oscar passa para a posição dez e Ramires fica a extremo direito.


Árbitro: Yuichi Nshimura (Japão)

Cartões Amarelos: Neymar (27'), Vedran Corluka (65'), Dejan Lovren (69') e Luiz Gustavo (88').

Assistência: 62.103 (Arena Corinthians)

Clima: Céu limpo (25ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário