domingo, 8 de junho de 2014

Taça de Portugal (Feminino) - Atlético Ouriense 1 x 0 Futebol Benfica (Final)



Marcha do Marcador
45'+3 - 1x0 (Filipa Rodrigues)

1ª Parte
O Atlético Ouriense jogou claramente em ataque rápido, com as suas avançadas a serem solicitadas logo após recuperarem a bola, quer através do passe longo a tentar explorar as costas da defesa adversária, quer através de passes curtos que resultavam quase sempre em combinações diretas para explorar qualquer desmarcação das avançadas ou médias interiores. Defensivamente foram muito pressionantes e essa pressão mostrou-se mais eficiente no corredor central, uma vez que no corredor lateral teria de sair a média interior desse lado e a equipa abria imediatamente muito espaço no meio que podia ser aproveitado pelas adversárias. O Futebol Benfica tentou jogar em ataque posicional, procurando construir desde trás mas o Atlético pressionou sempre alto e com um bloco muito subido, obrigando sempre o Futebol Benfica a jogar longo para o meio campo. A ponta de lança Mafalda Marujo era claramente a jogadora mais solicitada, desmarcando-se a toda a largura aparecendo várias vezes descaída para um corredor lateral onde tentava, através da sua velocidade, criar desequilíbrios. Foi mesmo através dos corredores laterais que mais atacaram, o que acaba por ser compreensível dada a grande densidade de jogadoras do Atlético em fase defensiva no corredor central. O Futebol Benfica também se mostrou muito pressionante nos três corredores de jogo e esta postura bastante pressionante de ambas as equipas acabou por levar a um jogo muito disputado no meio campo onde a qualidade do espectáculo ficou claramente comprometida. Foi já nos minutos de desconto que Filipe Rodrigues marcou um golo através de um livre direto de longa distância, fazendo o resultado ao intervalo.

2ª Parte
Sem substituições ao intervalo, Pedro Bouças altera o sistema da sua equipa, passando a jogar em 4-3-1-2 com Mafalda Marujo e Joana Flores mais adiantadas, Sílvia Brunheira no corredor esquerdo, Andreia Silva na posição dez, Filipa Francisco no corredor direito e Elsa Ventura numa posição mais defensiva do meio campo. Isto acabou por resultar numa clara inferioridade numérica no meio campo e como tal, o Futebol Benfica perdeu alguma eficiência na pressão feita no corredor central, dando mais espaço ao Atlético para trocar a bola mas a estratégia da equipa de Marco Ramos manteve-se inalterada. As primeiras substituições de ambos os treinadores surgiu na mesma altura, com Marco Ramos a refrescar o ataque, colocando Mariana e recuando Manaus e Pedro Bouças a procurar dar nova vida aos corredores laterais com as entradas de Joana Rosa e Susana Marques. No Atlético, Maria Inês ainda entrou pela lesionada Joana Marchão e Flávia Fartaria substituiu Manaus que já tinha acumulado um enorme desgaste. No Futebol Benfica, ainda entrou Filipa Galvão para tentar potenciar o jogo direto com a sua capacidade de passe e também para explorar as bolas paradas. Ainda assim, o Futebol Benfica não conseguiu criar nenhuma situação flagrante numa altura do jogo em que o Atlético já se preocupava quase de forma exclusiva em manter a bola longe da sua baliza.

Substituições
64' - Entra Mariana Coelho para o lugar de Jéssica Pastilha. Mariana fica como avançada com Manaus a descer para a posição dez.
64' - Entram Joana Rosa e Susana Marques para os lugares de Sílvia Brunheira e Filipa Francisco. Trocas diretas.
65' - Entra Maria Inês para o lugar de Joana Marchão. Troca direta com Joana a sair lesionada.
81' - Entra Flávia Fartaria para o lugar de Manaus. Troca direta.
81' - Entra Filipa Galvão para o lugar de Joana Flores. Andreia Silva passa para a frente de ataque e Filipa Galvão fica na posição dez.


Árbitra: Sandra Bastos

Cartão Amarelo: Pisco (69').

Assistência: 4730 (Jamor)

Clima: Céu limpo

Sem comentários:

Enviar um comentário