sábado, 24 de maio de 2014

Champions League - Real Madrid 4 x 1 Atlético Madrid (Final)


Marcha no Marcador
36' - 0x1 (Diego Godín)
90'+3 - 1x1 (Sergio Ramos)
110' - 2x1 (Gareth Bale)
118' - 3x1 (Marcelo)
120' - 4x1 (Cristiano Ronaldo)

1ª Parte
O Real Madrid, apesar de ser uma equipa temível no contra-ataque, jogou predominantemente em ataque posicional uma vez que o Atlético não deu espaços nas suas costas para que a equipa de Ancelotti  aproveitasse. Atacaram muito pelos corredores, principalmente pelo esquerdo de onde Ronaldo saia para o meio deixando o espaço aberto para Di María explorar (terá jogado mais tempo no corredor lateral que no centro). O Atlético de Madrid não teve problemas em ter a bola em sua posse e jogou em ataque posicional por várias vezes. As dúvidas sobre a condição física de Diego Costa ficaram dissolvidas logo aos 9' quando o mesmo teve de sair lesionado e assim saiu a principal referência do habitual jogo mais direto do Atlético, tornando o contra-ataque menos viável do que seria com o ponta de lança em campo. Quando organizados defensivamente, eram muito agressivos a pressionar quando havia condições para tal e fizeram o Real Madrid trabalhar bastante para conseguir manter a bola. Esta pressão acontecia principalmente nos corredores laterais onde tentavam dar o mínimo de espaço possível para que o Real não conseguisse criar perigo daquela zona. O golo do Atlético acabou por nascer de uma bola parada.

2ª Parte
O Atlético de Madrid começou inevitavelmente a descer as suas linhas, estando a meio da segunda parte já a defender em 4-5-1 com Adrián a descer para fechar no corredor esquerdo e Koke a passar para uma zona mais central, ficando Villa sozinho na frente. Aos 60' Calo Ancelotti arrisca e muda o sistema para 4-4-2 com Di María no lado esquerdo, Bale no direito e Ronaldo no ataque com Benzema. Marcelo veio dar outra dinâmica e eficiência. Esta mudança de sistema acabou por dar mais alguma posse de bola aos adversários uma vez que tinham agora igualdade numérica no meio campo mas ao Atlético cada vez menos interessava a controlar o jogo com bola e cedeu livremente a iniciativa do jogo, controlando o espaço e tempo dos adversários através da ocupação do seu espaço defensivo. Quando o tempo estava quase no final, Sergio Ramos finaliza um cruzamento na sequência de uma bola parada e o Real Madrid consegue o empate nos momentos finais do jogo.

Prolongamento
O Real Madrid volta ao seu sistema de 4-3-3 e apesar de vários jogadores em dificuldades físicas (de ambos os lados) é o Real que parece procurar mais a vitória, dinamizados por Marcelo que foi sempre muito ativo no processo ofensivo. Na segunda parte do prolongamento, Bale faz uma recarga para o golo depois de um grande trabalho de Di María e já se adivinhavam muitas dificuldades para o Atlético conseguir reagir, uma vez que nunca pareceram uma equipa perto do golo em todo o prolongamento. Perto do fim do jogo, já com a equipa de Simeone a arriscar tudo, com jogo direto e muitas unidades na frente, é Marcelo a matar o jogo ao finalizar uma iniciativa individual com um remate à entrada da área, com Courtois a não ficar isento de culpas. No último minuto o Real Madrid ainda beneficia de um penalti que foi aproveitado para Ronaldo aumentar ainda mais o seu record de golos marcados nesta competição.

Substituições
9' - Entra Adrián López para o lugar de Diego Costa. Troca direta com Diego Costa a sair lesionado.
59' - Entram Marcelo e Isco para os lugares de Fábio Coentrão e Khedira. Passam a jogar em 4-4-2 com Marcelo a lateral esquerdo, Isco a médio centro com Modric, Di María a ala esquerdo e Ronaldo no ataque com Benzema.
66' - Entra José Sosa para o lugar de Raúl García. Troca direta.
79' - Entra Álvaro Morata para o lugar de Karim Benzema.
83' - Entra Toby Alderweireld para o lugar de Filipe Luís. Troca direta com Filipe Luís a sair lesionado.


Árbitro: Björn Kuipers (Holanda)

Cartões Amarelos: Raúl García (27'), Sergio Ramos (27'), Sami Khedira (45'+1), João Miranda (53'), Juanfran (74'), Koke (86'), Gabi (100'), Marcelo (118'), Cristiano Ronaldo (121') e Raphaël Varane (123').

Assistência: 60.966 (Estádio Sport Lisboa e Benfica)

Clima: Céu pouco nublado (17ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário