terça-feira, 5 de julho de 2011

FIFA Women's World Cup 2011 (Grupo D) - Brasil x Noruega (2ª Jornada)

Contexto
Este jogo pertence à 2ª Jornada do Grupo D. No 1º jogo, o Brasil venceu a Austrália por 1-0 enquanto a Noruega venceu a Guiné Equatorial por 1-0. No outro jogo da 2ª Jornada, a Austrália venceu a Guiné Equatorial por 3-2, igualando em pontos o Brasil e a Noruega na frente do grupo.

1ª Parte
O Brasil, em fase defensiva, manteve-se no seu meio campo, pressionando as adversárias muito raramente em posições mais avançadas. Manteve as linhas juntas e apostou na ocupação dos espaços para recuperar a bola. No processo ofensivo, apostaram no ataque posicional mas tiveram muitas dificuldades em chegar com perigo à baliza adversária, muito por culpa da acção defensiva da Noruega.
A Noruega foi o oposto do Brasil. No ataque foi clara a aposta no jogo directo para as jogadoras mais adiantadas enquanto que no processo defensivo as jogadoras pressionaram as adversárias em zonas muito avançadas do terreno assim que perdiam a bola, para dificultar ao máximo o jogo de posse do Brasil. Quando as adversárias conseguiam estabilizar o seu jogo, a Noruega também recuava para o seu meio campo onde a sua acção defensiva era bastante assertiva.

2ª Parte
A 2ª parte começou basicamente com 2 golos do Brasil o que condicionou todo o restante jogo. Com o resultado em 3-0, a Noruega começou a subir mais as linhas com as laterais a subirem mais no terreno e as extremos a virem mais para o meio o que fez com que o jogo directo passasse a fazer mais sentido com vários cruzamentos para a área. No entanto, o Brasil com as suas 3 centrais e com Fabiana e Maurine a recuarem muito no terreno para acompanharem as adversárias directas fizeram com que a Noruega não fosse tão eficaz mas também com que criassem menos perigo no ataque porque a principal preocupação era defender o resultado e estavam apenas dependentes de eventuais rasgos de génio por parte de Marta ou Cristane.

Jogadoras-Chave
Marta foi claramente a melhor jogadora em campo. Marcou 2 golos, fez 1 assistência e teve pormenores muito bons durante todo o jogo.

Substituições
Int - Entra Elise Thorsnes para o lugar de Leni Kaurin. Troca directa.
51' - Entra Cecilie Pedersen para o lugar de Emilie Haavi. Pederson passa a actuar a ponta de lança e Herlovsen ocupa a posição de Haavi no flanco direito.
66' - Entra Gry Tofte Ims para o lugar de Ingvild Stensland. Troca directa.
75' - Entra Francielle para o lugar de Fabiana. Francielle fica a jogar no meio campo, Rosana passa para o flanco esquerdo e Maurine para o lado direito. Passa a jogar num 1-5-3-2.
84' - Entra Renata Costa para o lugar de Daiane. Troca directa.
88' - Entra Grazielle para o lugar de Ester.

Golos
21' - Erika recupera a bola no primeiro terço do campo e lança directo para as costas da defesa Norueguesa onde Marta se mostra mais forte que a adversária directa ganhando-lhe posição e, já dentro da área, passa por mais uma adversária antes de rematar para o golo.
45' (2ª Parte) - Marta arranca desde o meio campo até à grande área adversária onde vai abrir o jogo para o lado direito para a Rosana que remata para o golo.
47' - Uma defesa da Noruega faz um passe fraco para a sua guarda-redes que não consegue chegar primeiro que Cristiane que remata à baliza mas o remate é interceptado por uma defesa, ainda assim a bola sobra para Marta que tranquilamente coloca a bola na baliza depois de tirar uma adversária do caminho.

Brasil
1 - Andreia
2 - Maurine
3 - Daiane (5 - Renata Costa)
4 - Aline
6 - Rosana
7 - Ester (19 - Grazielle)
8 - Formiga
10 - Marta
11 - Cristiane
13 - Erika
14 - Fabiana (15 - Francielle)

Noruega
1 - Ingrid Hjelmseth
2 - Nora Holstad-Berge
3 - Maren Mjelde
4 - Ingvild Stensland (14 - Gry Tofte Ims)
5 - Marita Skammelsrud Lund
7 - Trine Rønning
9 - Isabell Herlovsen
11 - Leni Kaurin (16 - Elise Thorsnes)
13 - Madeleine Giske
18 - Guro Knutsen
19 - Emilie Haavi (10 - Cecilie Pedersen)

Cartões Amarelos: Daiane (18')

Assistência: 26067

Clima: Chuva ligeira (13ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário