segunda-feira, 18 de julho de 2011

FIFA Women's World Cup 2011 - Japão x E.U.A. (Final)

Contexto
Jogo entre a equipa mais baixa (Japão) contra uma das mais altas. Apesar de ser o 4º lugar do ranking, o Japão acaba por entrar nesta final como outsider dado o favoritismo dos Estados Unidos. O Japão eliminou nos quartos e meias finais a Alemanha e Suécia respectivamente enquanto os Estados Unidos eliminaram o Brasil e a França.

1ª Parte
Ambas as equipas começaram o jogo com as suas formas habituais, em 1-4-4-2 clássico, em ataque posicional apesar dos Estados Unidos estarem a jogar com um bloco defensivo ligeiramente mais adiantado que o Japão. Também tinham um jogo mais objectivo, direccionando sempre o jogo para os corredores laterais, virando o centro de jogo com muita rapidez, explorando ao máximo o jogo aéreo das suas atacantes com vários cruzamentos para a área. Era esta a maior fragilidade do Japão pois é uma equipa muito mais baixa em termos de estatura. O Japão tentavam em praticamente todos os esquemas tácticos jogar curto e construir jogo a partir daí, tentando aproveitar a sua enorme qualidade na manutenção da posse da bola, mas depressa os Estados Unidos percebeu que podia anular a 1ª fase de construção com uma maior proximidade da Wambach à grande área nos pontapés de baliza, onde a guarda-redes Kahori mostrou muitas dificuldades a executar passes longos para a frente de ataque. O Japão raramente conseguiu lançar um contra-ataque devido à grande pressão dos Estados Unidos no momento imediato após a perda da bola, ainda assim conseguiram várias vezes sair da pressão com bola controlada.

2ª Parte
Houve apenas uma substituição ao intervalo, por parte dos Estados Unidos, mas a forma de jogar de ambas as equipas manteve-se. Só depois do 1º golo é que se viu uma alteração na forma de jogar do Japão, que começou a optar por um jogo mais directo para o ataque. De resto, todas as alterações foram trocas directas e não trouxeram mudanças estruturais nas equipas.

Prolongamento
Nada se alterou na forma de jogar das equipas, no decorrer do prolongamento, apesar dos golos.

Penaltis
1 - Shannon Boxx remata mas Ayumi Kaihori defende.
1 - Aya Miyama marca.
2 - Carli Lloyd remata por cima da barra.
2 - Yuki Nagasato remata mas Hope Solo defende.
3 - Tobin Heath remata mas Ayumi Kaihori defende.
3 - Mizuho Sakaguchi marca.
4 - Abby Wambach marca.
4 - Saki Kumagai marca.

Jogadoras-Chave
No Japão há que destacar a inevitável Sawa. Sempre muito perigosa nos lances de bola parada, aparece bem nas zonas de finalização e é muito inteligente na construção de jogo. Kaihori também fez uma exibição brilhante com várias defesas de grande qualidade em momentos importantes do jogo.
Nos Estados Unidos, Abby Wambach é uma jogadora que faz valer as suas oportunidades, sendo muito perigosa no jogo aéreo. Alex Morgan foi uma avançada que apesar das suas características de ponta de lança, também se mostrou com muita mobilidade criando vários desequilíbrios.

Substituições
Int - Entra Alex Morgan para o lugar de Lauren Cheney. Troca directa, entrando uma ponta de lança para o lugar de uma jogadora que está mais habituada a jogar nos corredores laterais e como tal foi pouco eficaz na 1ª parte.
65' - Entra Karina Maruyama para o lugar de Shinobu Ohno. Troca directa.
65' - Entra Yuki Nagasato para o lugar de Kozue Ando. Troca directa.
113' - Entra Tobin Heath para o lugar de Megan Rapinou. Troca directa, eventualmente para refrescar o flanco esquerdo, uma vez que era por esse corredor que os Estados Unidos criavam mais perigo.
118' - Entra Mana Iwabuchi para o lugar de Karina Maruyama. Não foi clara a razão da substituição.

Golos
68' - Depois de uma perda de bola por parte do Japão, junto à área adversária, Rapinou lança longo para as costas da defesa adversária onde Alex Morgan se isola e já dentro da área remata cruzado para o golo.
80' - Cruzamento vindo da direita do ataque do Japão com as defesas Norte-Americanas a não conseguirem tirar a bola da zona de perigo e Miyama aproveitou para rematar para dentro da baliza.
103' - Alex Morgan ganha a linha de fundo, do lado esquerdo, e cruza para Wambach que marca de cabeça.
116' - Canto marcado do lado esquerdo por Miyama ao 1º poste onde aparece Sawa a desviar para o golo.

Japão
21 - Ayumi Kaihori
2 - Yukari Kinga
3 - Azusa Iwashimizu
4 - Saki Kumagai
6 - Mizuho Sakaguchi
7 - Kozue Ando (17 - Yuki Nagasato)
8 - Aya Miyama
9 - Nahomi Kawasumi
10 - Homare Sawa
11 - Shinobu Ohno (18 - Karina Maruyama) (20 - Mana Iwabuchi)
15 - Aya Sameshima

E.U.A.
1 - Hope Solo
3 - Christie Rampone
6 - Amy LePeilbet
7 - Shannon Boxx
9 - Heather O' Reilly
10 - Carli Lloyd
11 - Ali Krieger
12 - Lauren Cheney (13 - Alex Morgan)
15 - Megan Rapinou (17 - Tobin Heath)
19 - Rachel Buehler
20 - Abby Wambach

Cartões Amarelos: Aya Miyama (96').

Cartões Vermelhos: Azusa Iwashimizu (120').

Assistência: 48817

Clima: Céu pouco nublado (16ºC) - Estádio coberto, sem influência das condições climatéricas.

Sem comentários:

Enviar um comentário