domingo, 7 de agosto de 2011

F.A. Community Shield - Manchester City x Manchester United

Contexto
É o primeiro jogo oficial da época para ambas as equipas. O United teve o seu último jogo de preparação apenas 2 dias antes, frente ao New York Cosmos onde venceu por 6-0. O City jogou o seu último jogo de preparação no dia 31 de Julho onde bateu o Inter de Milão por 3-0 na final do Dublin Supercup 2011. Neste jogo, caso as equipas estejam empatadas após os 90', é decidido nas grandes penalidades. Cada equipa pode fazer 6 substituições.

1ª Parte
O Manchester United entrou mais controlador no jogo, apostando claramente no ataque posicional com Anderson a ser muito importante ao dar soluções no meio campo. Atacaram ligeiramente mais pelo corredor lateral esquerdo apesar de fazerem variar muito o seu jogo. No processo defensivo, faziam 2 linhas de 4 jogadores com Welbeck a recuar ligeiramente para ocupar a zona central impedindo que Nigel de Jong tivesse espaço para jogar.
O Manchester City foi uma equipa mais direccionada para o ataque rápido com os jogadores na posse da bola a procurarem sempre um jogador mais adiantado para fazer a bola progredir com mais velocidade, ainda assim em relativa segurança não arriscando muito os passes longos. Defensivamente foram muito coesos não dando muito espaço entre-linhas aos jogadores do United.

2ª Parte
Ambas as equipas mantiveram a estrutura ao início da 2ª parte apesar das substituições do United. Apesar disso, o United entrou muito bem no jogo e ia tendo mais espaço para jogar com Cleverley a mostrar-se um jogador muito mais dinâmico a nível de movimentações que Carrick. Talvez por isso, Mancini decidiu retirar Balotelli e colocar mais um médio centro de forma a dificultar a manutenção da posse da bola por parte do United mas pouco tempo depois, o City volta a colocar um extremo em campo e volta também à sua forma inicial. O jogo tornou-se mais equilibrado e apenas um erro defensivo, já no final do jogo, permitiu que o United marcasse o 3º golo e decidi-se a partida.

Jogadores-Chave
No Mancester United, Nani foi claramente o melhor jogador pela influência directa no resultado. Não se perdeu em dribles e a sua qualidade e objectividade permitiram-lhe criar várias dificuldades ao City.
No Manchester City, Milner foi importante nas movimentações ofensivas através da criação de espaços e linhas de passe. David Silva também fez um bom jogo procurando sempre os espaços livres quer nos corredores laterais como no central (abrindo espaço para a subida do lateral).

Substituições
Int - Entra Tom Cleverley para o lugar de Michael Carrick. Troca directa.
Int - Entra Jonny Evans para o lugar de Nemanja Vidic. Troca directa.
Int - Entra Phil Jones para o lugar de Rio Ferdinand. Troca directa.
58' - Entra Gareth Barry para o lugar de Mario Balotelli. Barry foi jogar para o meio campo dando mais consistência e segurança. Talvez uma tentativa de se superiorizar ao United no meio campo onde estes só tinham 2 jogadores.
66' - Entra Adam Johnson para o lugar de James Milner. O City volta a actuar com 2 alas de raiz. Para além de Milner já ter um cartão amarelo, o facto de Evra também o ter visto na 1ª parte pode ter sido a razão para ter colocado um desequilibrador nesse corredor.
71' - Entra Rafael para o lugar de Patrice Evra. Troca directa. Parece ter sido uma substituição em resposta à anterior, tirando Evra que tinha um amarelo, 70' de jogo e um adversário directo desequilibrador e acabado de entrar.
72' - Entra Gaël Clichy para o lugar de Kolarov. Troca directa. Para além de refrescar o lado esquerdo da defesa, Kolarov já tinha um cartão amarelo e não era tão forte ofensivamente quanto Clichy.
88' - Entra Dimitar Berbatov para o lugar de Danny Welbeck. Troca directa, provavelmente com Alex Fergunson a ter já em vista a experiência e qualidade de Berbatov para as grandes penalidades.

Golos
37' - David Silva marca um livre no lado direito do ataque do Man. City para o centro da área onde aparece Lescott a cabecear para o golo.
44' - Dzeko recebe um passe do lado esquerdo e, a meio do meio-campo do ataque, sem grande oposição por parte dos jogadores do Man. United, remata para o golo.
51' - Ashley Young marca um livre do lado esquerdo do seu ataque para o centro da área onde Chris Smalling consegue desviar com o pé para a baliza do City.
57' - Cleverley joga para a entrada da área para Danny Welbeck que de calcanhar passa de primeira para Rooney, este joga para Nani que está no meio à entrada da área. Nani devolve a Rooney que de calcanhar joga para Cleverley que toca de primeira para Nani que pica a bola por cima do Joe Hart.
93' - Num canto defensivo, Rooney chuta a bola para o meio-campo para tirar a bola da zona de perigo. Kompany falha a intercepção e Nani consegue isolar-se e só teve de driblar o Joe Hart para fazer o golo.

Man. City
25 - Joe Hart
2 - Micah Richards
4 - Vicent Kompany
6 - Lescott
7 - James Milner (11 - Adam Johnson)
10 - Dzeko
13 - Kolarov (22 - Gaël Clichy)
21 - David Silva
34 - Nigel de Jong
42 - Yaya Touré
45 - Mario Balotelli (18 - Gareth Barry)

Man. United
1 - David de Gea
3 - Patrice Evra (21 - Rafael)
5 - Rio Ferdinand (4 - Phil Jones)
8 - Anderson
10 - Wayne Rooney
12 - Chris Smalling
15 - Nemanja Vidic (23 - Jonny Evans)
16 - Michael Carrick (35 - Tom Cleverley)
17 - Nani
18 - Ashley Young
19 - Danny Welbeck (9 - Dimitar Berbatov)
Cartões Amarelos: Anderson (19'), Dzeko (19'), Micah Richards (21'), Yaya Touré (33'), Patrice Evra (39'), James Milner (55') e Kolarov (60').

Assistência: 77169 (New Wembley Stadium)

Clima: Chuva com abertas (17ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário