domingo, 7 de agosto de 2011

Supertaça Cândido de Oliveira - Porto x Vitória de Guimarães

Contexto
O Porto fez 7 jogos de preparação antes deste, com o último a acontecer no dia 31 de Julho (derrota por 2-1 com o Lyon, em França). O Porto está nesta Supertaça como vencedor do campeonato e da Taça.
Para o Vitória de Guimarães este foi o 11º jogo da temporada, sendo que pelo meio já fez 2 jogos oficiais para a Europa League, entre eles o seu último, no dia 4 de Agosto, com uma vitória sobre o Midtjylland, em casa, por 2-1. O Vitória está nesta Supertaça como finalista vencido da Taça.

1ª Parte
O Porto não mostrou grandes alterações em relação à época anterior no que ao seu modelo de jogo diz respeito. Manteve a sua predisposição para controlar a posse da bola e a sua assertividade nas transições defensivas com os jogadores mais próximos da bola a pressionarem rapidamente o portador da mesma.
O Vitória de Guimarães utilizou um sistema táctico de 1-4-2-3-1, possivelmente com a ideia de a nível defensivo o posicionamento dos seus jogadores permitir uma maior proximidade dos seus adversários. Utilizaram um jogo muito directo com um envolvimento primordial dos 3 jogadores mais avançados juntamente com Barrientos. Era depois notório a separação de sectores nas transições defensivas onde permaneciam os 4 defesas e os 2 médios defensivos.

2ª Parte
A primeira alteração na forma de jogar ocorreu aos 65' com a alteração do sistema táctico do Vitória. Arriscaram a consistência defensiva que o 4-2-3-1 lhes poderia dar para passarem a jogar em 1-4-4-2, ficando com 2 referências no ataque. João Alves que ficou do lado direito do meio-campo, como médio centro que é, mostrou muito a tendência de fechar muito os espaços interiores o que não criou problemas pois coincidiu com a entrada de Falcao que deslocou para esse corredor Kléber que também teve a clara tendência de fechar no meio dada a sua natureza táctica. Apesar da mudança, o jogo manteve-se com o ritmo e tendência de jogo da primeira parte, sem grandes oportunidades. Targino, apesar de ser o médio ala mais avançado após os 65', pouco perigo criou pois Sapunaru abdicou das suas movimentações ofensivas para dar segurança defensiva no seu corredor.

Jogadores-Chave
No Porto tanto Rolando como Hulk estiveram nos dois golos (um a marcar e outro a assistir respectivamente). Hulk mostrou-se muito inteligente e esteve sempre em cumprimento com o modelo de jogo, utilizando as suas capacidades em prol da equipa.
No Vitória de Guimarães foi a dupla de centrais João Paulo e N'Diaye que tiveram maior destaque com um bom entendimento entre eles e um conjunto de desarmes importantíssimos.

Substituições
56' - Entra Maranhão para o lugar de Faouzi. Troca directa.
65' - Entra João Alves para o lugar de Jean Barrientos. O Vitória passa a jogar com um sistema parecido com um 1-4-4-2 com Targino na esquerda, João Alves na direita (a fechar mais no meio que Targino) e Olímpio e El Adoua no meio (este último mais defensivo). Maranhão joga ao lado de Toscano.
65' - Entra Falcao para o lugar de Silvestre Varela. Falcao vai para ponta de lança com Kléber a ficar no corredor esquerdo.
65' - Entra Freddy Guarín para o lugar de Rúben Micael. Guarín joga mais descaído para o lado direito e João Moutinho para o lado esquerdo.
71' - Entra Pedro Mendes para o lugar de Leonel Olímpio. Troca directa.
83' - Entra Belluschi para o lugar de João Moutinho. Troca directa.

Golos
3' - Numa 2ª vaga após a marcação de um livre, Moutinho isola de calcanhar Hulk que consegue ganhar a linha e cruzar de letra do lado direito para a cabeça de Rolando, que faz o golo.
32' - Canto do lado esquerdo marcado ao primeiro poste onde aparece Marcelo Toscano a cabecear para o golo.
40' - Livre do lado direito marcado por Hulk, para a área, com a bola a sobrar para o pé de Rolando que remata para o golo.

Porto
1 - Helton
4 - Maicon
8 - João Moutinho (7 - Belluschi)
11 - Kléber
12 - Hulk
13 - Jorge Fucile
14 - Rolando
17 - Silvestre Varela (9 - Falcao)
21 - Sapunaru
23 - Souza
28 - Rúben Micael (6 - Freddy Guarín)

Vitória Guimarães
1 - Nilson
5 - El Adoua
7 - Tiago Targino
8 - Marcelo Toscano
14 - Jean Barrientos (80 - João Alves)
18 - Leonel Olímpio (4 - Pedro Mendes)
20 - Faouzi (77 - Maranhão)
33 - Anderson Santana
40 - João Paulo
44 - N'Diaye
79 - Alex

Cartões Amarelos: Jorge Fucile (57'), João Paulo (63'), Tiago Targino (69') e N'Diaye (72').

Assistência: (18313 - Estádio Municipal de Aveiro)

Clima: Céu nublado (17ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário