segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Supercopa - Real Madrid x Barcelona (1ª Mão)

Contexto
Primeiro jogo oficial para ambas as equipas. Esta é uma competição jogada a duas mãos. O Real Madrid fez o seu último jogo de preparação no dia 6 de Agosto, na China, contra o Tianjin Teda, vencendo por 6-0. O Barcelona fez o seu último jogo no dia 9 de Agosto, frente ao Espanyol perdendo por 3-0 na Copa Cataluña.

1ª Parte
O Real Madrid entrou em campo com o seu sistema táctico habitual mas com uma atitude muito pressionante em fase defensiva tentando impedir a 1ª e 2ª fase de construção do Barcelona, obrigando-os a jogar longo para o ataque com Benzema a cortar as linhas de passe entre os centrais e Özil a pressionar o outro central ou médio defensivo, dependendo o jogador que dava linha de passe ao portador da bola. Ofensivamente, optaram principalmente pelo ataque rápido e contra-ataque, utilizando primordialmente os passes longos para ambos os extremos (Ronaldo e Di María) que nestes momentos abriam nas linhas para dar largura máxima ao ataque do Real, tentando depois explorar os espaços interiores do Barcelona após receberem a bola, quer pela entrada de Benzema ou Özil.
O Barcelona utilizou também o mesmo sistema táctico e o mesmo modelo que lhes é característico, no entanto teve várias dificuldades nas primeiras fases de construção devido à acção dos jogadores do Real Madrid, sendo obrigados muitas vezes a jogar longo ou arriscando sair com a bola controlada pelos centrais. Na pressão à linha defensiva, Messi pressionava um dos centrais e geralmente era Iniesta que ia ao outro central mas devido à forma de jogar do Real Madrid, poucas vezes o Barcelona conseguiu ganhar a bola no seu terço ofensivo.

2ª Parte
Ambas as equipas regressaram da mesma forma como saíram na 1ª parte. Continuaram com a mesma assertividade na pressão ao portador da bola em fase defensiva mas com o decorrer da partida, devido ao acumular de fadiga, essa pressão era realizada com menos determinação. Não houve alterações nos sistemas tácticos com as substituições mas no caso do Real Madrid houve uma clara intenção de aumentar o pendor ofensivo após a entrada de Fábio Coentrão e Callejón. Nenhuma das equipas utilizou uma habitual arma comum que é a subida dos laterais no processo ofensivo, devido à qualidade dos extremos adversários e portanto, as oportunidades tinham de ser criadas muitas vezes através das combinações tácticas dos jogadores mais ofensivos no corredor central ou dos lances individuais e foi aí que Coentrão trouxe uma vantagem que não era assegurada por Khedira. As oportunidades foram surgindo mas Víctor Valdés esteve quase sempre bem na baliza do Barcelona. No geral, viu-se um Real Madrid com várias oportunidades e um Barcelona com uma eficácia fantástica.

Jogadores-Chave
Em ambas as equipas todo o colectivo foi fundamental devido à pressão à equipa adversária que tinha de ser feita colectivamente para não se resumir a rasgos individuais que seriam facilmente anulados com simples combinações tácticas. Esta atitude defensiva de ambas as equipas fez com que não houvesse ninguém que se destacasse demasiado em relação aos outros jogadores. Estatisticamente podemos falar de Messi que esteve nos dois golos do Barcelona (assistência e golo respectivamente).

Substituições
53' - Entra Fábio Coentrão para o lugar de Di María. Troca directa.
57' - Entra Xavi para o lugar de Thiago Alcântara. Troca directa.
57' - Entra Callejón para o lugar de Khedira. Callejón vai jogar para extremo direito e Fábio Coentrão passa para médio defensivo jogando (descaído para o lado esquerdo) ao lado de Xabi Alonso.
60' - Entra Gerard Piqué para o lugar de Adriano. Éric Abidal passa para lateral esquerdo com Piqué a ocupar o centro da defesa. A última substituição do Real Madrid mostrou uma tendência mais ofensiva e Guardiola poderá ter pretendido dar mais consistência defensiva no corredor lateral esquerdo onde atacava um adversário directo acabado de entrar.
72' - Entra Pedro para o lugar de David Villa. Troca directa.
80' - Entra Higuaín para o lugar de Benzema. Troca directa.

Golos
12' - Di María lança Benzema no corredor lateral direito, onde já perto da área entra para o meio e joga em Özil que isolado faz o golo.
35' - Messi passa desde o corredor central para o esquerdo onde David Villa recebe, entra para o meio driblando Sérgio Ramos e rematando de imediato cruzado e alto ao 2º poste não dando hipóteses a Casillas.
45' - Messi pressiona os centrais junto à área ganhando a bola, isolando-se e finalizando frente a Casillas.
53' - Canto do lado esquerdo marcado por Özil ao 1º poste onde Pepe controla a bola e joga atrasado para Xabi Alonso que remata de primeira cruzado ao 2º poste fazendo o golo.

Real Madrid
1 - Iker Casillas
2 - Ricardo Carvalho
3 - Pepe
4 - Sérgio Ramos
6 - Khedira (21 - Callejón)
7 - Cristiano Ronaldo
9 - Benzema (20 - Higuaín)
10 - Mesut Özil
12 - Marcelo
14 - Xabi Alonso
22 - Di María (15 - Fábio Coentrão)

Barcelona
1 - Víctor Valdés
2 - Daniel Alves
7 - David Villa (17 - Pedro)
8 - Andrés Iniesta
9 - Alexis Sanchéz
10 - Lionel Messi
11 - Thiago Alcântara (6 - Xavi)
14 - Mascherano
15 - Seydou Keita
21 - Adriano (3 - Gerard Piqué)
22 - Éric Abidal

Cartões Amarelos: Khedira (31'), Alexis Sanchéz (55'), Xabi Alonso (77'), Fábio Coentrão (90') e Daniel Alves (92').

Assistência: 80000 (Santiago Barnabéu)

Clima: Céu limpo (30ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário