sábado, 20 de agosto de 2011

Barclays Premier League - Arsenal x Liverpool (2ª Jornada)

Contexto
Ambas as equipas partiram para este jogo com apenas um ponto, com o Arsenal a empatar na 1ª jornada, 0-0 com o Newcastle (fora) e o Liverpool a empatar em casa 1-1 com o Sunderland. Para além disso, o Arsenal não pode contar com Alex Song e Gervinho, ambos expulsos no último jogo.

1ª Parte
Ambas as equipas utilizaram como método de jogo ofensivo o ataque posicional e utilizaram sistemas de jogo de alguma forma parecidos. Apesar disso, o Arsenal utilizou mais o centro de jogo para chegar à baliza devido às características dos seus jogadores. Arshavin tem uma clara tendência de flectir para o centro do terreno sendo que a largura, do lado esquerdo, era normalmente assegurada pelo lateral Sagna que não sendo esquerdino, raramente utilizou o cruzamento como arma ofensiva. Do lado direito, Walcott jogou mais colado à linha lateral o que fez com que o lateral direito Jenkinson não tivesse tantas oportunidades para subir no terreno. Tudo isto fez com que o jogo se afunilasse com os médios Nasri e Ramsey a mostrarem uma grande mobilidade no corredor central de forma a criarem espaços para jogarem.
O Liverpool utilizou um 1-4-3-3 mais definido com Downing e Kuyt nos corredores esquerdo e direito respectivamente apesar de trocarem entre eles pontualmente. Kuyt tem uma maior tendência de ir para a zona de finalização enquanto Downing gosta mais de fazer a bola chegar à área através do cruzamento pelo que essa troca poderia ser uma forma de fazer variar a forma como a bola chegava ao último terço ofensivo. Ambos os laterais subiram muito no terreno e tiveram bastante influência a nível ofensivo tal como ambos os extremos, no processo defensivo, desciam para se juntarem à linha do meio campo.

2ª Parte
Nenhum dos treinadores arriscou alterações no início da 2ª parte. O jogo mantinha-se com a mesma tendência até àquele que foi o momento chave da partida, a expulsão de Frimpong. Com Ramsey e Nasri bastante móveis no meio campo do Arsenal, Frimpong era responsável por se posicionar no espaço vazio para equilibrar a sua equipa no processo ofensivo e transições defensivas. A sua saída significou que o Arsenal passou a jogar em inferioridade numérica no meio campo numa altura em que o Liverpool se preparava para lançar Suárez e Meireles, dos jogadores mais influentes no plantel do Liverpool. A sistema táctico dos visitantes sofreu algumas mudanças devido às diferentes características dos jogadores que entraram. Passou a ter um médio mais ofensivo e por conseguinte, Adam passou a ter funções mais defensivas para equilibrar a equipa no meio campo. Devido ao facto de o Liverpool ter mais um jogador, Meireles deu-se ao luxo de actuar praticamente como 2º avançado subindo bastante no terreno e causando vários desequilíbrios, tanto que ambos os golos surgiram por acção sua.

Jogadores-Chave
Numa exibição pouco exuberante por parte do Arsenal, talvez o guarda-redes Szczesny se destaque por algumas excelentes intervenções que teve durante o jogo. Nada pôde fazer em ambos os golos.
No Liverpool, a dupla Luis Suárez e Raul Meireles esteve na origem dos dois golos. O lateral esquerdo José Enrique também esteve muito bem tanto defensiva como ofensivamente.

Substituições
15' - Entra Ignasi Miquel para o lugar de Koscielny. Este último sai lesionado e Miquel vai para central descaído para o lado esquerdo com Vermaelen a passar para o lado direito do centro da defesa.
70' - Entra Luis Suárez para o lugar de Andy Carrol. Troca directa.
70' - Entra Raul Meireles para o lugar de Dirk Kuyt. Henderson passa para o lado direito do meio campo com Lucas e Adam a ficarem como médios centro mais recuados e Raul Meireles a jogar na posição 10 no apoio a Suárez.
71' - Entra Henri Lansbury para o lugar de Arshavin. Lansbury vai ocupar a posição deixada livre após a expulsão de Frimpong, dando mais consistência ao meio campo com Nasri a passar para o lado esquerdo. Jogam agora em 1-4-4-1.
79' - Entra Bendtner para o lugar de Theo Walcott. Bendtner vai jogar ao lado de Van Persie. Com a equipa em desvantagem esta é uma aposta de reforçar o ataque com a equipa agora a jogar em 1-4-3-2.

Golos
77' - Meireles à entrada da grande área adversária, descaído para o lado direito, faz um passe de ruptura para Suárez que é interceptado por Miquel que ao tentar aclarar, atira contra Ramsey que coloca a bola com o peito na própria baliza.
89' - Lucas leva a bola pelo corredor central fixando o seu adversário directo, abre depois na direita para Meireles que de primeira coloca rasteiro no meio para Suárez que remata para o golo.

Arsenal
13 - Szczesny
3 - Sagna
5 - Vermaelen
6 - Koscielny (49 - Ignasi Miquel)
8 - Samir Nasri
10 - Robin Van Persie
14 - Theo Walcott (52 - Bendtner)
16 - Ramsey
23 - Arshavin (46 - Henri Lansbury)
25 - Carl Jenkinson
26 - Emmanuel Frimpong

Liverpool
25 - Pepe Reina
3 - José Enrique
5 - Daniel Agger
9 - Andy Carrol (7 - Luis Suárez)
14 - Jordan Henderson
18 - Dirk Kuyt (4 - Raul Meireles)
19 - Stewart Downing
21 - Lucas
23 - Jamie Carragher
26 - Charlie Adam
34 - Martin Kelly

Cartões Amarelos: Emmanuel Frimpong (7' e 69'), Andy Carrol (26') e Lucas (43').

Cartões Vermelhos: Emmanuel Frimpong (69').

Assistência: 60090 (Emirates Stadium)

Clima: Chuva (17ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário