quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Champions League - Benfica x Twente (Play-Off - 2ª Mão)

Contexto
Este é o jogo decisivo para a qualificação de uma das equipas para a fase de grupos da Champions League ou para a Europa League (no caso do derrotado). Na primeira mão ambas as equipas empataram a 2 golos na Holanda pelo que o Benfica tem a vantagem dos golos marcados fora. O último jogo do Benfica foi há 4 dias, em casa, com o Feirense para a Liga Zon Sagres (vitória por 3-1). O último jogo do Twente foi também há 4 dias, fora, com o Heerenven para a Eredivisie (vitória por 1-5). Os visitantes vinham para este jogo com dúvidas relativamente ao guarda-redes Nikolay Mihaylov e ao avançado Bryan Ruiz, por motivos físicos mas ambos entraram como titulares.

1ª Parte
Ambas as equipas atacaram utilizando o ataque posicional, partindo para contra-ataque só quando haviam hipóteses claras de tirar vantagem com isso. No entanto, ambas as equipas interpretaram o ataque posicional à sua maneira. O Benfica atacou preferencialmente pelo meio utilizando várias combinações directas a curta distância para desorganizar a defesa do Twente e com isso criaram várias oportunidades de fazer o golo. O Twente atacou mais pelo corredor direito usando bastante de Bryan Ruiz para fazer progredir a bola para o ataque. Não conseguiram rematar à baliza e todo o perigo que criaram foi bastante relativo. A utilização de apenas 2 médios centro frente à qualidade técnica do meio campo do Benfica impediu que o Twente criasse mais espaços através da variação do centro de jogo para poder atacar a baliza.

2ª Parte
Apesar do pouco perigo causado pelo Twente na 1ª parte, não houve alterações na equipa e tudo continuou na mesma. Só aos 59', após o 2º golo do Benfica, é que o Twente altera ligeiramente o seu sistema táctico arriscando mais, não pela estrutura do sistema em si mas pelas diferentes características dos jogadores que entraram. Com John na equipa, o Twente passou a atacar preferencialmente pelo lado esquerdo mas a tendência do jogo pouco mudou. As constantes desmarcações dos jogadores do Benfica (havia sempre uma deslocação do jogador que fizera o passe, principalmente no corredor central) fizeram com que a equipa adversária concedesse muitos espaços e foi um excelente desdobramento ofensivo que fez com que Witsel marcasse o 3º golo. Mesmo após reduzir a desvantagem, o Twente nunca pareceu próximo do empate.

Jogadores-Chave
No Benfica houve vários jogadores que se destacaram pois as suas acções de ataque eram resultado de um excelente trabalho de equipa. Witsel esteve formidável na procura de espaços para jogar, Cardozo foi muito inteligente a segurar a bola e a dar-lhe o melhor seguimento e Luisão continuou a mostrar o porquê de ser a principal referência nos esquemas tácticos.
No Twente, Bryan Ruiz e Tiendalli foram os mais interventivos na 1ª parte, um em cada corredor, na 2ª parte John conseguiu desequilibrar a defesa do Benfica várias vezes.

Substituições
59' - Entra Emir Bajrami para o lugar de Steven Berghuis. Bajrami vai jogar para o lado direito do meio campo e Ruiz passa a ocupar a posição deixada vaga por Janssen (que também saiu) mas com tendências claramente mais ofensivas ocupando posições mais avançadas.
59' - Entra Ola John para o lugar de Willem Janssen. John vai ocupar o lugar deixado vago por Berghuis.
73' - Entra Bruno César para o lugar de Nicolás Gaitán. Bruno César vai jogar para o lado esquerdo.
73' - Entra Matic para o lugar de Nolito. Matic fica a jogar a médio centro, no lugar de Witsel que passa a jogar do lado direito no lugar deixado vago pela saída de Gaitán.
75' - Entra Denny Landzaat para o lugar de Wout Brama. Troca directa apesar de Landzaat ter mais iniciativa com a bola nos pés.
83' - Entra Saviola para o lugar de Óscar Cardozo. Troca directa.

Golos
46' - Livre a meio do meio campo ofensivo do Benfica, descaído para o lado direito, marcado por Gaitán para a entrada da área onde Luisão penteia a bola isolando Witsel que faz o golo com um pontapé de bicicleta.
58' - Canto do lado esquerdo marcado por Aimar ao 1º poste onde aparece Luisão a cabecear para o golo.
65' - No meio campo Aimar faz um passe curto para Cardozo que faz quase de imediato um passe de ruptura isolando Witsel que à entrada da área remata rasteiro para o golo.
84' - John recebe a bola sozinho junto à linha lateral do lado esquerdo, depois de controlar a bola cruza com o pé direito para o centro da área onde Ruiz cabeceia para o golo.

Benfica
1- Artur Moraes
3 - Emerson
4 - Luisão
6 - Javi García
7 - Óscar Cardozo (30 - Saviola)
9 - Nolito (21 - Matic)
10 - Pablo Aimar
14 - Maxi Pereira
20 - Nicolás Gaitán (8 - Bruno César)
24 - Garay
28 - Axel Witsel

Twente
13 - Nikolay Mihaylov
2 - Tim Cornelisse
4 - Peter Wisgerhof
6 - Wout Brama (7 - Denny Landzaat)
9 - Luuk de Jong
10 - Bryan Ruiz
12 - Steven Berghuis (11 - Emir Bajrami)
14 - Willem Janssen (24 - Ola John)
19 - Douglas
20 - Dwight Tiendalli
21 - Mark Janco

Cartões Amarelos: Douglas (14') e Maxi Pereira (75')

Assistência: 48353 (Estádio Sport Lisboa e Benfica)

Clima: Céu limpo (23ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário