sexta-feira, 26 de agosto de 2011

UEFA Super Cup - Barcelona x Porto

Contexto
Este jogo é a primeira final europeia da época 2011/2012, onde vão jogar o vencedor da Champions League (Barcelona) com o vencedor da Europa League (Porto).
O Barcelona fez o seu último jogo no dia 22 de Agosto (há 4 dias atrás) em casa, contra o Nápoles, onde venceu por 5-0 num jogo a contar para o troféu Joan Gamper 2011. O seu próximo jogo depois da UEFA Super Cup será a contar para a Liga BBVA frente ao Villareal no dia 29 de Agosto. Os únicos jogadores lesionados são os centrais Carles Puyol e Gerard Piqué.
O Porto fez o seu último jogo contra o Gil Vicente, em casa, para a Liga Zon Sagres onde ganhou por 3-1 no dia 19 de Agosto (há 7 dias atrás). O seu próximo jogo será no dia 6 de Setembro, contra o União de Leiria na Marinha Grande, também para a Liga Zon Sagres. Para além dos lesionados Emídio Rafael e Alex Sandro, também Álvaro Pereira não foi convocado por estar envolvido num processo negocial (todos eles laterais esquerdos).

1ª Parte
O Barcelona a jogar como de costume, teve algumas dificuldades no início durante a 1ª e 2ª fase de construção porque o Porto entrou determinado a impedir que o Barcelona jogasse à vontade no seu sector defensivo. Kléber era o responsável por cortar as linhas de passe entre os centrais e ambos os extremos ajudavam na pressão tentando tirar tempo e espaço aos defensores do Barcelona. Quando o Porto não conseguia recuperar rapidamente a bola, desciam até ao seu meio campo e preocupavam-se fundamentalmente em fechar os espaços no corredor central de forma a cortar o fornecimento dos avançados do Barcelona. Apesar disso, o Porto jogou com uma linha defensiva bastante avançada e em linha, tentando impedir que o Barcelona avançasse no campo. Estiveram muito coordenados neste aspecto com os seus adversários a ficarem várias vezes em fora-de-jogo. Para contrariar esta forma de jogar do Porto, o Barcelona começou a explorar mais os corredores e Pedro começou a entrar mais no corredor central de forma a abrir espaço a Daniel Alves no corredor lateral direito. O facto do Porto estar muito fechado no corredor central fez com que Daniel Alves conseguisse bastante espaço no seu meio campo ofensivo. Ambas as equipas procurarem explorar o ataque posicional apesar de o Porto ser muito pouco eficiente no seu processo ofensivo. Curiosamente, tentaram poucas vezes o contra-ataque.

2ª Parte
Ambas as equipas entraram da mesma forma que saíram. Não houve grandes mudanças nas dinâmicas das equipas, tirando o facto de Daniel Alves já não subir tanto pelo que Pedro jogou mais encostado à linha. Nenhuma das alterações mudou os respectivos sistemas de jogo pelo que tentaram alterar as dinâmicas do mesmo mas este foi um jogo em que a supremacia técnico-táctica dos jogadores do Barcelona levou a melhor. Através de um excelente posicionamento (e respectivas movimentações) dos jogadores do Barcelona, estes conseguiam estar no local certo a atacar (criação de linhas de passe) e a defender (rápida pressão colectiva sobre a bola para a recuperar de imediato).

Jogadores-Chave
No Barcelona o inevitável Messi destacou-se no meio de todo o brilhantismo do resto da equipa. Um golo, uma assistência e um sem número de acções durante o jogo que foram causadoras de vários desequilíbrios.
O Porto teve pouca posse de bola pelo que ofensivamente poucos se destacaram dada a baixa eficiência desse processo. Defensivamente, Sapunaru fez um jogo muito seguro, não dando margem ao seu adversário directo.

Substituições
60' - Entra Alexis Sánchez para o lugar de David Villa. Troca directa.
63' - Entra Sergio Busquets para o lugar de Adriano. Abidal vai jogar para lateral esquerdo, Busquets fica a central do lado direito e Mascherano a central do lado esquerdo. Adriano saiu com problemas físicos.
68' - Entra Silvestre Varela para o lugar de Cristián Rodríguez. Troca directa. Rodríguez estava a fazer o seu primeiro jogo oficial e durante o jogo deu algumas mostras de não ter o ritmo competitivo dos seus colegas.
76' - Entra Belluschi para o lugar de Kléber. Guarín passa a jogar a ponta de lança e Belluschi fica a médio centro. Dada a ineficácia da construção de jogo do Porto, o que os impediu de chegar regularmente ao último terço ofensivo, talvez esta tenha sido uma aposta na meia distância de forma a atacar a baliza em posições mais recuadas. Kléber também fez um jogo muito discreto.
76' - Entra Fernando para o lugar de Souza. Troca directa. Souza teve um aproveitamento reduzido, a nível do passe, para um médio defensivo.
79' - Entra Cesc Fàbregas para o lugar de Pedro Rodríguez. Iniesta vai para extremos esquerdo, Alexis passa para o lado direito e Fàbregas fica a jogar a médio centro. Esta troca permitiu dar mais consistência a nível da posse de bola pelo que Pedro era a escolha óbvia para a substituição dada a maior influência no modelo de jogo de todos os outros candidatos a sair.

Golos
38' - Guraín falha um passe para o sector defensivo e a bola vai ter a Messi que estava atrás da linha defensiva que recolhe a bola, dribla Helton e faz o golo.
82' - Messi tem a bola próximo da área, descaído para o lado direito, vem para o meio e pica a bola por cima da defesa do Porto onde aparece Fàbregas a bater a defesa em linha e a receber com o peito e a rematar de primeira para o golo.

Barcelona
1 - Víctor Valdés
2 - Daniel Alves
6 - Xavi
7 - David Villa (9 - Alexis Sánchez)
8 - Andrés Iniesta
10 - Lionel Messi
14 - Javier Mascherano
15 - Seydou Keita
17 - Pedro Rodríguez (4 - Cesc Fàbregas)
21 - Adriano (16 - Sergio Busquets)
22 - Abidal

Porto
1 - Helton
6 - Fredy Guarín
8 - João Moutinho
10 - Cristián Rodríguez (17 - Silvestre Varela)
11 - Kléber (7 - Belluschi)
12 - Hulk
13 - Jorge Fucile
14 - Rolando
21 - Sapunaru
23 - Souza (25 - Fernando)
30 - Nicolás Otamendi

Cartões Amarelos: Cristián Rodríguez (29'), Andrés Iniesta (50'), Rolando (65' e 85') e Fredy Guarín (82').

Cartões Vermelhos: Rolando (85') e Fredy Guarín (89').

Assistência: 18048 (Louis II)

Clima: Céu nublado (27ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário