sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Euro 2012 Fase de Qualificação (Grupo H) - Chipre x Portugal (6ª Jornada)

Contexto
O Chipre é a única equipa do Grupo H com apenas 4 jogos. Encontra-se neste momento em 4º lugar do grupo com apenas 2 pontos (um deles conquistado contra Portugal na 1ª volta num empate a 4 golos em Portugal) Têm 5 golos marcados e 8 sofridos e estão em 76ª lugar do ranking da FIFA.
Portugal, com 5 jogos, está em 1º lugar com 10 pontos (os mesmos da Noruega e Dinamarca). Têm 11 golos marcados e 7 sofridos e estão no 8º lugar do ranking da FIFA.
Este jogo fica ainda marcado pela polémica envolvendo o central Ricardo Carvalho que abandonou o estágio da selecção sem o consentimento de ninguém da delegação portuguesa.

1ª Parte
Tal como se esperava, o Chipre entrou em campo com uma atitude muito defensiva, defendendo com os 11 jogadores atrás da linha do meio campo fazendo duas linhas de 4 jogadores (eventualmente com os extremos a descerem ainda mais no acompanhamento aos laterais portugueses) e Makridis (enquanto esteve em campo) e Okkas a ficarem mais avançados. O método de jogo ofensivo utilizado foi quase sempre o contra-ataque e eventualmente o ataque rápido. Abdicaram por completo de tentar construir jogo devido há enorme diferença técnica entre ambas as equipas. Okkas era a referência do ataque com quase todas as bolas a irem ter com ele, mesmo que este tivesse de cair nos corredores laterais para procurar espaço. Makridis era o jogador que depois ocupava o lugar deixado vago por Okkas procurando receber a bola em andamento no corredor central para dar seguimento ao contra-ataque. Os extremos também davam seguimento a esses lances mas não tiveram tanta influência devido ao seu posicionamento defensivo bastante recuado. Após a expulsão de Dobrasinovic, o Chipre continuou com o mesmo sistema mas sem um jogador na posição 10.
Portugal utilizou o ataque posicional para tentar chegar ao golo, optando pelo contra-ataque eventualmente mas com pouca eficiência devido ao elevado número de jogadores com que o Chipre defendia. Procurou atacar a toda a largura, utilizando os 3 corredores de jogo apesar de o ataque ser iniciado várias vezes pelos corredores laterais. Moutinho e Rúben Micael estiveram em constante movimento de forma a criar tempo e espaço no corredor central. Os extremos e laterais davam constantemente solução dentro e fora alternadamente em função da posição defensiva dos adversários.

2ª Parte
Não houve alterações nos sistemas de jogo, apenas nas dinâmicas. O Chipre entrou na 2ª parte a tentar surpreender com uma forte pressão no seu último terço ofensivo, criando dificuldades nas primeiras fases de construção do jogo mas passados 5' voltaram à sua forma habitual. Portugal tinha todo o domínio de jogo e tornou-se cada vez menos assertivo tanto no ataque como na defesa. Apesar de todas as alterações relativas às substituições, só de realçar as pontuais trocas de corredor dos extremos de Portugal. Apesar de uma oportunidade de Okkas (foi-lhe mal assinalado fora-de-jogo) que se isolou, Portugal não dava sinais de perder o controlo do jogo e as substituições acabaram por dar um novo ânimo e frescura à equipa (desgastada pela elevada temperatura) que resultou em mais 3 golos. Com um tempo quente, o desgaste era evidente e inevitável e Portugal conseguiu jogar com isso, baixando o ritmo de jogo e controlando a bola fazendo com que o Chipre, com um jogador a menos, se desgastasse no processo defensivo onde houve várias trocas do centro de jogo, de corredor para corredor.

Jogadores-Chave
No Chipre, Okkas foi incansável e apesar dos seus 34 anos correu imenso para dar soluções no início dos contra-ataques e na ajuda à equipa no processo defensivo.
Na selecção portuguesa, os 2 golos e 1 assistência mostram a influência de Ronaldo no jogo e na equipa. Moutinho também foi muito importante na criação de espaços e equilíbrio da equipa.

Substituições
37' - Entra Marios Nicolaou para o lugar de Sinisa Dobrasinovic. Nicolaou vai jogar a médio centro descaído para o lado esquerdo com o Demetriou a ficar descaído para o lado direito. Passam a jogar em 4-4-1.
62' - Entra Nektarios Alexandrou para o lugar de Kostas Charalambides. Troca directa.
62' - Entra Miguel Veloso para o lugar de Rúben Micael. Veloso passa para médio defensivo com Raul Meireles a subir para o lugar deixado livre por Rúben Micael.
75' - Entra Hugo Almeida para o lugar de Hélder Postiga. Troca directa.
79' - Entra Georgios Efrem para o lugar de Demetris Christofi. Troca directa.
84' - Entra Danny para o lugar de Nani. Troca directa.

Golos
34' - Penalti marcado por Ronaldo para o lado esquerdo da baliza com Georgallides a não conseguir chegar à bola.
82' - Recuperação de bola de Coentrão no corredor direito, este vem para o meio e passa para Ronaldo que faz uma combinação directa ao 1º toque com Nani. Já junto à área, Ronaldo dribla um adversário na direcção da baliza e remata cruzado para o golo.
83' - Ronaldo ganha em velocidade a um defesa do Chipre e joga rasteiro para o centro da área onde Hugo Almeida remata tranquilamente para o golo.
91' - Moutinho faz um passe longo para Danny que corria pelo corredor esquerdo batendo a linha defensiva cipriota em profundidade, corta para o meio e praticamente isolado frente a Georgallides marca o golo.

Chipre
1 - Antonis Georgallides
2 - Paraskevas Christou
4 - Giorgos Merkis
9 - Giannis Okkas
10 - Kostas Charalambides (19 - Nektarios Alexandrou)
12 - Constantinos Makrides (15 - Marios Nicolaou)
13 - Demetris Christofi (23 - Georgios Efrem)
18 - Sinisa Dobrasinovic
20 - Andreas Avraam
21 - Savvas Poursaitidis
22 - Jason Demetriou

Portugal
12 - Rui Patrício
2 - Bruno Alves
3 - Pepe
5 - Fábio Coentrão
7 - Cristiano Ronaldo
8 - João Moutinho
15 - Rúben Micael (4 - Miguel Veloso)
16 - Raul Meireles
17 - Nani (10 - Danny)
21 - João Pereira
23 - Hélder Postiga (9 - Hugo Almeida)

Cartões Amarelos: Sinisa Dobrasinovic (16' e 33'), Constantinos Makrides (35'), Rúben Micael (36') e Cristiano Ronaldo (82').

Cartão Vermelho: Sinisa Dobrasinovic (33')

Assistência: 12000 (GSP)

Clima: Céu limpo (30ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário