domingo, 18 de setembro de 2011

Barclays Premier League - Manchester United x Chelsea (5ª Jornada)

Contexto
O Manchester United ocupava à partida o 1º lugar a par do Manchester City, com 4 vitórias em 4 jogos.
O Chelsea estava em 3º lugar com 3 vitórias e 1 empate.

1ª Parte
O Manchester United, na fase ofensiva, jogou de uma forma mista alternando o ataque posicional com lançamentos longos para os corredores laterais no terço ofensivo, tentando com isto explorar a subida dos laterais do Chelsea e fazer com que estes não subam tanto a atacar pois é uma das armas perigosas do adversário. Jogando em ataque posicional, de forma a compensar a inferioridade numérica no meio campo, Rooney descia habitualmente até à zona dos médios centro de forma a dar solução de passe, os centrais abriam para que os laterais subam e criem linhas de passe nos corredores laterais (nesta situação, Anderson ou Fletcher desciam mais para dar equilíbrio na zona defensiva. Na fase defensiva, Chicharito e Rooney ficava no ataque e criavam-se 2 linhas defensivas de 4 jogadores que jogavam muito compactos e recuados.
O Chelsea apostava mais no ataque posicional, usando pouco os passes longos, tentando chegar à baliza através de uma forma sustentada de passe. Ramires era o médio centro que mais procurava desmarcações de rotura tentando bater a linha defensiva do Manchester. Durante toda a primeira parte, o Chelsea acumulou oportunidades e mostrou-se mais perigoso mas o Manchester United conseguiu nos 3 remates que fez, fazer 3 golos.

2ª Parte
O Chelsea mudou o seu sistema de jogo com a entrada de Anelka, passando agora a jogar em 1-4-2-3-1 com Mata a jogar como 10. O jogo começou logo com um golo para o Chelsea mas o Manchester United foi aumentando o seu domínio. A mudança de sistema do Chelsea acabou por não produzir grandes mudanças e a sua necessidade de fazer golos acabou por fazer com que se abrissem mais espaços a nível defensivo e as oportunidades foram aumentando de ambos os lados.

Jogadores-Chave
No Manchester United, Nani foi um desequilibrador, marcando um golo fantástico numa jogada individual e originando outro. Também os centrais Evans e Jones estiveram muito bem, tanto defensiva como ofensivamente.
No Chelsea, Ramires esteve muito bem nos processos ofensivos e defensivos. Também Torres fez um bom jogo, mostrando muita inteligência nas suas movimentações, tendo falhado apenas um golo claro. 

Substituições
Int - Entra Nicolas Anelka para o lugar de Frank Lampard. O Chelsea muda para 1-4-2-3-1 com Anelka a extremo esquerdo, Mata a 10, Meireles e Ramires a médios centro. Talvez uma tentativa de explorar a colocação de um jogador entre as duas linhas defensivas do Manchester United.
61' - Entra Luís Valencia para o lugar de Chris Smalling. Troca directa entrando um jogador mais ofensivo.
61' - Entra Michael Carrick para o lugar de Anderson. Troca directa entrando um jogador mais defensivo. Uma forma de equilibrar a maior tendência ofensiva de Valencia e a direccionar o jogo ainda mais para os corredores laterais dado que o Chelsea tinha reforçado o seu meio campo defensivo.
67' - Entra Romelu Lukaku para o lugar de Daniel Sturridge. Troca directa entrando um jogador mais possante e menos móvel.
78' - Entra Obi Mikel para o lugar de Raul Meireles. Troca directa. A partir daqui, Anelka ocupa uma posição mais central atrás de Torres e Mata descai mais para o lado esquerdo.
78' - Entra Dimitar Berbatov para o lugar de Chicharito. Troca directa.

Golos
7' - Livre do lado esquerdo do ataque do Manchester United, marcado por Young ao 2º poste onde Smalling aparece sozinho a cabecear para o golo.
36' - Evans faz um passe longo a virar o flanco para Nani, do lado direito, que recebe a bola, dribla um jogador para o meio, avança e coloca a bola a jeito do remate com o pé direito, fazendo depois um remate cruzado poderoso ao ângulo do 2º poste.
44' - Jones arranca com a bola desde o meio campo até à grande área onde joga para a frente aproveitando uma desmarcação de Nani, este tenta devolver para o meio, a bola é interceptada pelos jogadores do Chelsea mas a tentativa para tirar a bola da zona de perigo corre mal, a bola é chutada contra Nani e sobra para Rooney que faz facilmente o golo.
46' - Anelka recebe a bola perto do meio campo, no corredor lateral esquerdo, vem para o meio e ao ver a desmarcação de Torres faz um passe de ruptura para o mesmo que na frente de De Gea faz um bom golo.

Manchester United
1 - David De Gea
3 - Patrice Evra
4 - Phil Jones
6 - Jonny Evans
8 - Anderson (16 - Michael Carrick)
10 - Wayne Rooney
12 - Chris Smalling (25 - Luís Valencia)
14 - Chicharito (9 - Dimitar Berbatov)
17 - Nani
18 - Ashley Young
24 - Darren Fletcher

Chelsea
1 - Petr Cech
2 - Branislav Ivanovic
3 - Ashley Cole
7 - Ramires
8 - Frank Lampard (39 - Nicolas Anelka)
9 - Fernando Torres
10 - Juan Mata
16 - Raul Meireles (12 - Obi Mikel)
17 - José Bosingwa
23 - Daniel Sturridge (18 - Romelu Lukaku)
26 - John Terry

Cartões Amarelos: Ramires (48'), John Terry (55'), Valencia (79') e Darren Flatcher (84').

Assistência: 75455 (Old Trafford)

Clima: Céu limpo (16ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário