sábado, 24 de setembro de 2011

Liga Zon Sagres - Porto x Benfica (6ª Jornada)

Contexto
Ambas as equipas estão em igualdade pontual no 1º lugar do campeonato, ambas estão a participar nas mesmas competições e ambas têm apenas 2 jogadores indisponíveis; o Porto tem James Rodríguez castigado e Sapunaru lesionado enquanto o Benfica tem Enzo Pérez e Nelson Oliveira lesionados.

1ª Parte
Ambas as equipas são caracterizadas pelo uso do ataque posicional no processo ofensivo e assim aconteceu na maior parte dos ataques. As diferenças notaram-se ao nível do processo defensivo, talvez por influência dos diferentes sistemas tácticos. O Porto optou por recuar até ao seu meio campo dando primazia à consistência defensiva (deixando apenas Kléber mais avançado) enquanto o Benfica tentava pressionar sempre a acção dos centrais através da pressão de Cardozo e Aimar. No entanto não pressionaram muito à frente nos corredores laterais porque os extremos tiveram uma missão defensiva mais vincada que o habitual, onde desciam até ao seu 1/3 defensivo para ajudar a defender os corredores laterais devido à habitual subida dos laterais do Porto no seu processo ofensivo. Apesar de Nolito ter começado no lado direito, rapidamente, trocou de lado com Gaitán e mantiveram essas posições no resto do jogo.
Talvez devido ao facto de os sistemas tácticos de ambas as equipas, a nível estrutural, se complementem, nenhuma das equipas teve muito espaço para jogar e muitos dos lances de perigo foram criados através de lances individuais que se tornaram a forma mais eficaz de criar desequilíbrios.

2ª Parte
Não houve alterações no reinício do jogo. No Benfica, os extremos vinham muito para uma posição mais interior para abrir espaço para a subida dos laterais. Já não pressionaram tanto nas saídas de bola do Porto onde Cardozo apenas cortava a linha de passe entre os centrais e Aimar tinha como função fechar o espaço interior. O Porto optava por atacar através das diagonais interiores dos seus extremos, o Benfica procurou as combinações nos corredores laterais mas teve dificuldades no jogo interior pois Witsel jogou muito recuado preocupando-se principalmente em manter a sua posição. O jogo acabou por ser muito disputado e nunca houve alterações estratégicas em função das alterações de resultado, excepto no fim do jogo em que o Benfica adopta uma estratégia mais defensiva com vista à manutenção do resultado.

Jogadores-Chave
No Porto Hulk foi bastante forte mas a presença de Emerson e Javi García acabou por impedir que fizesse mais no jogo.
No Benfica, Nolito combinou bastante bem com Emerson e ambos criaram boas jogadas de ataque.

Substituições
68' - Entra Bruno César para o lugar de Nolito. Troca directa.
68' - Entra Saviola para o lugar de Pablo Aimar. Apesar de ser uma troca directa, Saviola tem uma tendência mais ofensiva que Aimar e após esta substituição, o 1-4-2-3-1 tornou-se num 1-4-4-2.
76' - Entra Belluschi para o lugar de Fredy Guarín. Troca directa. Entra um jogador menos pressionante mas com maior capacidade técnica.
79' - Entra Cristián Rodríguez para o lugar de Kléber. Este último pediu para sair, possivelmente por lesão. Cristián fica do lado esquerdo, Varela para para o lado direito e Hulk a ponta de lança.
85' - Entra Walter para o lugar de Silvestre Varela. Walter fica a ponta de lança e Hulk regressa para o lado direito.
90' - Entra Nemanja Matic para o lugar de Óscar Cardozo. O Benfica volta a jogar em 1-4-2-3-1 com Matic a ficar a médio defensivo, Witsel a passar para a posição 10 e Saviola a ficar sozinho na frente de ataque.

Golos
36' - Livre lateral do lado esquerdo do ataque do Porto, marcado por Fredy Guarín para a entrada da pequena área onde Kléber se antecipa, na direcção do 1º poste, para cabecear ao 2º poste sem hipóteses de defesa.
46' - Aimar passa para Nolito que está à entrada da área, este vira-se para o meio e passa para Cardozo que faz uma diagonal para as costas da defesa, ele dribla o Helton e faz o golo.
49' - O Porto marca um canto curto no lado direito, a bola é colocada para a linha de fundo dentro da área onde Varela recebe e cruza para a pequena área onde aparece Otamendi a encostar para o golo.
81' - Saviola abre na esquerda para Gaitán que remata forte com a bola a bater na barra e a entrar, não dando hipóteses a Helton.

Porto
1 - Helton
5 - Álvaro Pereira
6 - Fredy Guarín (7 - Belluschi)
8 - João Moutinho
11 - Kléber (10 - Cristián Rodríguez)
12 - Hulk
13 - Jorge Fucile
14 - Rolando
17 - Silvestre Varela (18 - Walter)
25 - Fernando
30 - Nicolás Otamendi

Benfica
1 - Artur Moraes
3 - Emerson
4 - Luisão
6 - Javi García
7 - Óscar Cardozo (21 - Nemanja Matic)
9 - Nolito (8 - Bruno César)
10 - Pablo Aimar (30 - Saviola)
14 - Maxi Pereira
20 - Nicolás Gaitán
24 - Ezequiel Garay
28 - Axel Witsel

Cartões Amarelos: Nicolás Otamendi (8'), Luisão (39'), Javi García (39'), Óscar Cardozo (42'), Jorge Fucile (42'), Álvaro Pereira (56'), Kléber (76'), Fernando (77'), Bruno César (87') e João Moutinho (91').

Assistência: 49511 (Estádio do Dragão)

Clima: Céu nublado (16ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário