sábado, 17 de setembro de 2011

Serie A - Inter x Roma (3ª Jornada)

Contexto
Ambas as equipas têm apenas um jogo realizado na Seria A e ambas as equipas perderam esse jogo. O Inter perdeu 4-3 com o Palermo e a Roma perdeu 2-1 com o Cagliari. Incluindo todas as competições oficiais, nenhuma destas equipas conseguiu ainda vencer nesta época.

1ª Parte
O Inter jogou em 1-3-5-2 com os centrais a abrirem muito em fase ofensiva e com os laterais Obi e Nagatomo a subirem bastante no terreno. Nas primeiras fases de construção era habitualmente Lúcio o central com mais liberdade para conduzir a bola. Forlán actuou basicamente como avançado recuado, tendo liberdade para se deslocar nos 3 corredores em função da localização da bola. Nas transições defensivas, Cambiasso era muitas vezes obrigado a compensar o desposicionamento de um dos centrais o que dava espaço à Roma no corredor central pois ficavam lá apenas Sneijder e Zanetti.
Na Roma é nítida a influência de Luis Enrique no modelo de jogo que tem vários princípios de jogo observados também no Barcelona. No sistema de 1-4-3-3, foi privilegiado o ataque posicional com os centrais a abrirem (De Rossi descia para a zona central para fazer a ligação entre os flancos), os laterais subiam bastante e os 3 avançados raramente defendiam. Kjaer subia bastante com bola de forma a criar desequilíbrios. Na fase defensiva, deram alguma liberdade ao Inter com os jogadores a pressionarem (quando o faziam) muitas vezes de forma isolada.

2ª Parte
Não houve mudanças no início da 2ª parte. O sistema de jogo do Inter fazia com que defendesse com muita gente, com os alas a descerem para fechar os corredores laterais mas defendiam quase todos atrás da linha da bola o que limitava as suas opções nas transições ofensivas porque tinha apenas os 2 jogadores mais ofensivos na frente. Com Milito em campo, este era o alvo preferencial no início das transições ofensivas, servindo depois Forlán ou Sneijder mas depois da saída de Milito deixou de haver uma solução padrão pois Zárate não é avançado para estar fixo na frente de ataque. A Roma passou a ter um maior domínio em termos de posse de bola mas não conseguiu criar muitas oportunidades. Nas transições defensivas deixavam muito desguarnecidos os corredores laterais mas essas zonas raramente foram exploradas pelo Inter e portanto o controlo de jogo ia ficando cada vez mais marcado.

Jogadores-Chave
No Inter não houve grandes evidências, ainda assim Forlán teve os seus momentos no ataque, também os alas Nagatomo e Jonathan (ambos do lado direito) conseguiram criar algumas situações, muito por culpa da permeabilidade da equipa da Roma nos corredores laterais do seu sector defensivo.
Na Roma, Pablo Osvaldo foi bastante desequilibrador no ataque mostrando uma grande mobilidade. Simon Kjaer esteve bem na fase defensiva e também soube iniciar o ataque através de movimentações ofensivas para criar desequilíbrios.

Substituições
17' - Entra Bogdan Lobont para o lugar de Maarten Stekelenbur. Troca directa devido a lesão.
58' - Entra Mauro Zárate para o lugar de Diego Milito. Troca directa entrando um jogador mais móvel.
58' - Entra Fernando Gago para o lugar de David Pizarro. Troca directa.
61' - Entra Jonathan para o lugar de Joel Obi. Nagatomo passa para o lado esquerdo e Jonathan fica do lado direito.
77' - Entra Marco Borriello para o lugar de Fabio Borini. Troca directa.
78' - Entra Sulley Muntari para o lugar de Diego Forlán. Muntari fica a jogar no meio campo, sendo que aparece muitas vezes na zona de finalização e Sneijder avança ligeiramente no terreno para actuar como número 10. 

Golos
(Não houve.)

Inter
1 - Júlio César
4 - Javier Zanetti
6 - Lúcio
9 - Diego Forlán (77 - Sulley Muntari)
10 - Wesley Sneijder
19 - Esteban Cambiasso
20 - Joel Obi (42 - Jonathan)
22 - Diego Milito (28 - Mauro Zárate)
23 - Andrea Ranocchia
25 - Walter Samuel
55 - Yuto Nagatomo

Roma
24 - Maarten Stekelenburg (1 - Bogdan Lobont)
7 - David Pizarro (19 - Fernando Gago)
9 - Pablo Osvaldo
10 - Francesco Totti
11 - Rodrigo Taddei
15 - Miralem Pjanic
16 - Daniele De Rossi
20 - Simone Perrota
29 - Nicolás Burdisso
31 - Fabio Borini (22 - Marco Borriello)
44 - Simon Kjaer

Cartões Amarelos: Lúcio (15') e Simon Kjaer (82')

Assistência: 58000 (Giuseppe Meazza)

Clima: Chuva (20ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário