sábado, 29 de outubro de 2011

Barclays Premier League - Chelsea x Arsenal (10ª Jornada)

Contexto
Para além de ser um derby londrino, dos mais carismáticos do Reino Unido, é também o encontro entre duas das mais indisciplinadas desta edição da Premier League. O Chelsea está claramente a fazer uma época mais satisfatória encontrando-se no 3º lugar, a 6 pontos do 1º. O Arsenal está no 7º lugar a 12 pontos do 1º.

1ª Parte
O Chelsea jogou com a intenção de controlar a bola através de muitas variações de flanco, procurando sucessivamente espaços na defesa adversária para serem explorados. John Terry funcionou basicamente como um organizador de jogo aproveitando o espaço que tinha para jogar nos médios interiores ou nos extremos. Ashley Cole aproveitou bastante as debilidades defensivas do Arsenal para ganhar vantagens em alguns lances no início do jogo, aos quais ajudou o posicionamento mais interior de Mata de forma a dar espaço a Cole para correr de forma a ganhar a linha de fundo.
Apesar do Arsenal também ser conhecido por ser uma equipa que gosta de ter a bola, no início estavam mais apostados no contra-ataque e ataque rápido tendo tido muitas dificuldades em organizar jogo devido à forte pressão dos jogadores do Chelsea. No processo defensivo dispunham-se em 1-4-5-1 com Gervinho e Walcott a fecharem nos corredores laterais. Van Persie era o jogador mais ofensivo mas falhava constantemente na pressão à linha defensiva do Chelsea o que facilitou a acção ofensiva dos adversários. Os jogadores do Arsenal mostraram muitas dificuldades em fechar os espaços, também devido à excelente eficiência do Chelsea em trocar a bola e fazê-la passar pelos 3 corredores de jogo.

2ª Parte
Nos primeiros 10' da 2ª parte o Arsenal dá a volta ao marcador (2-3). Não se viu uma grande alteração estratégica no Arsenal apesar de André Santos estar a avançar mais no terreno. O Arsenal pareceu mais seguro defensivamente e com o decorrer do jogo, Villas-Boas viu-se obrigado a mudar o seu sistema para 1-4-4-2 apostando num jogo mais directo para os pontas de lança. Conseguiu o empate com um grande golo de Mata mas uma infelicidade de Terry a 5' dos 90' fez com que o Arsenal assumi-se novamente a liderança. Já com o Chelsea a procurar desesperadamente o empate, o Arsenal mata o jogo já nos descontos.

Jogadores-Chave
Terry foi talvez o mais influente jogador na 1ª parte através das suas acções ofensivas através da distribuição de jogo aproveitando o espaço concedido pelo Arsenal. Juan Mata com 1 golo e 1 assistência foi um grande incómodo para a defesa do Arsenal.
Nos visitantes tem de ser referido o inevitável Robin van Persie que fez um hat-trick. Gervinho também foi muito perigoso com várias desmarcações a aproveitar o bloco alto do Chelsea.

Substituições
61' - Entra Florent Malouda para o lugar de Daniel Sturridge. Troca directa.
71' - Entra Romelu Lukaku para o lugar de Ramires. Passam a jogar em 1-4-4-2 com Mata na direita, Malouda na esquerda e Lukaku na frente ao lado de Torres.
74' - Entra Carl Jenkinson para o lugar de Johan Djourou. Troca directa.
75' - Entra Raul Meireles para o lugar de Obi Mikel. Troca directa sendo Meireles um jogador mais ofensivo que Mikel.
78' - Entra Tomás Rosicky para o lugar de Theo Walcott. Rosicky passa para o lado esquerdo e Gervinho para o lado direito.
87' - Entra Thomas Vermaelen para o lugar de Gervinho. O Arsenal passa a jogar com 3 centrais apesar de um deles subir para criar desequilíbrios no ataque.

Golos
13' - Bola colocada no lado direito por John Terry para Mata que recebe, vira para dentro e cruza para dentro da grande área onde aparece Lampard a cabecear para o golo.
35' - Ramsey faz um passe a rasgar a defesa isolando Gervinho que fixa o guarda-redes e passa para o lado esquerdo onde van Persie, de baliza aberta, faz facilmente o golo.
44' - Canto marcado do lado esquerdo por Lampard para a entrada da pequena área onde Terry aparece para enconstar para o golo.
48' - Numa variação de flanco, a bola é colocada para a corrida de André Santos que consegue entrar na área e com Cech na frente remata rasteiro para o golo.
54' -Excelente jogada individual de Walcott que passa por 3 adversários vindo do lado direito e remata já dentro da área para o golo.
79' - Meireles no lado direito passa para o centro onde Mata recebe, vem para dentro e faz um remate fortíssimo de meia distância ao 2º poste não dando hipóteses de defesa.
84' - Malouda faz um passe atrasado para Terry que a atacar a bola escorrega e deixa-a para van Persie que isolado contorna Cech e faz facilmente o golo.
91' - Contra-ataque do Arsenal com 4 jogadores contra 2, conduzido por Rosicky que passa para Arteta no meio e este abre na esquerda para van Persie que já dentro da área remata forte ao 1º poste com Cech à espera do remate cruzado e apanhado assim em contra pé.

Chelsea
1 - Petr Cech
2 - Branislav Ivanovic
3 - Ashley Cole
7 - Ramires (18 - Romelu Lukaku)
8 - Frank Lampard
9 - Fernando Torres
10 - Juan Mata
12 - Obi Mikel (16 - Raul Meireles)
17 - José Bosingwa
23 - Daniel Sturridge (15 - Florent Malouda)
26 - John Terry

Arsenal
13 - Tomasz Szczesny
4 - Per Mertsacker
6 - Laurent Koscielny
8 - Mikel Arteta
10 - Robin van Persie
11 - André Santos
14 - Theo Walcott (7 - Tomás Rosicky)
16 - Aaron Ramsey
17 - Alex Song
20 - Johan Djourou (25 - Carl Jenkinson)
27 - Gervinho (5 - Thomas Vermaelen)

Cartões Amarelos: Tomasz Szczesny (49') Branislav Ivanovic (77'), Robin van Persie (77'), Alex Song (90') e Raul Meireles (92').

Assistência: 41801 (Stamford Bridge)

Clima: Céu pouco nublado (16ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário