domingo, 23 de outubro de 2011

Barclays Premier League - Manchester United x Manchester City (9ª Jornada)

Contexto
Jogo entre os 2 primeiros classificados da Premier League, separado por apenas 2 pontos. A pressão é maior para os jogadores do United que em caso de vitória ficam a apenas 1 ponto do City mas em caso de derrota passam para 5 de diferença.

1ª Parte
Ambas as equipas utilizaram o ataque posicional como método predominante de ataque, que se justificava pela grande capacidade técnica de ambas as formações. A grande diferença viu-se ao nível defensivo com o Manchester City a ser mais assertivo na procura da bola, colocando rapidamente vários jogadores na pressão ao portador da mesma de forma a ganhá-la o quanto antes. Isto por si só, quando bem feito, já complica bastante a tarefa da equipa adversária, juntando a superioridade numérica no meio campo do City, foi-lhes ainda mais fácil aplicar esta pressão sobre a bola. Essa inferioridade numérica foi um dos aspectos chave no jogo do Manchester United onde Touré, Barry e Silva tiveram uma relativa facilidade em trocar a bola e a chegar a zona de remate frente à área do United. O City variou bastante o sentido do ataque, utilizando tanto os corredores laterais (com várias permutas ofensivas quer pelos médios centro como pelos laterais) como pelo corredor central, o Manchester United utilizou predominantemente os corredores laterais com Young e Nani a serem muito requisitados e a aproveitarem bem as subidas dos laterais Evra e Smalling.

2ª Parte
Apesar de não terem havido alterações, pode-se dizer que o Manchester United entrou com menos um jogador dado que Evans foi expulso logo aos 46'. Isto condicionou qualquer estratégia que pudesse estar montada para recuperar o resultado. Nos minutos iniciais o United ainda conseguiu equilibrar o jogo mantendo a linha de 4 defesas (Smalling passou para central e Fletcher para lateral direito) e 4 médios (Rooney a passar para médio centro) criando algumas situações de perigo apostando em acelerar o jogo para dessa forma não se submeter à superioridade numérica do City mas estes conseguiram de forma natural alargar a vantagem no jogo criando situações brilhantes de finalização mostrando um entrosamento muito forte aliado ao facto de o United estar a jogar com menos 1 jogador. Nos minutos finais, a procura do golo pela equipa do United abriu espaços que foram aproveitados de forma brilhante pelo ataque do City resultando num resultado final absolutamente anormal tendo em conta as equipas em questão.

Jogadores-Chave
Balotelli, Milner e mesmo Dzeko têm de ser referidos pela influência directa no resultado e respectivas exibições mas considero o melhor em campo David Silva que fez um jogo brilhante no processo ofensivo do Manchester City.
No Manchester United ninguém esteve muito mal da mesma forma que ninguém se destacou dos colegas. Talvez Evans tenha sido o jogador mais influente, pela negativa.

Substituições
64' - Entra Chicharito para o lugar de Nani. Chicharito vai jogar para ponta de lança.
64' - Entra Phil Jones para o lugar de Anderson. Jones fica a jogar como lateral direito, Rooney e Fletcher a médios centro, Young passa para o lado direito e Welbeck fica do lado esquerdo.
69' - Entra Dzeko para o lugar de Mario Bolatelli. Dzeko fica a ponta de lança com Agüero a descair para o lado esquerdo. Uma forma de mostrar as intenções de não recuar perante o resultado, tanto para os jogadores do City como do United.
75' - Entra Samir Nasri para o lugar de Kun Agüero. Nasri vai para o lado direito com Milner a passar para a esquerda.
88' - Entra Aleksander Kolarov para o lugar de James Milner.

Golos
21' - Numa jogada desenvolvida no corredor lateral esquerdo, James Milner faz um passe rasteiro para a entrada da área onde Balotelli, de primeira, remata rasteiro ao 2º poste não dando hipóteses de defesa a De Gea.
59' - Duas excelentes combinações entre Milner e Silva sendo que este último consegue isolar-se e ganhar a linha cruzando rasteiro ao 2º poste onde aparece Balotelli a encostar para a baliza.
68' - Depois de Balotelli devolver de primeira na posição de apoio para Milner, este descobre Richards na direita que ganha a linha e cruza rasteiro para Agüero marcar.
80' - Fletcher tabela com Chicharito ganhando espaço à entrada da área onde remata de primeira com efeito, ao ângulo, não dando hipóteses a Joe Hart.
88' - Canto do lado esquerdo marcado para a entrada da pequena área onde sofre um desvio para o 2º poste onde aparece Lescott a jogar atrasado para Dzeko que sozinho coloca a bola com o joelho na baliza.
90' - Contra-ataque onde Dzeko conduz a bola pelo meio abrindo para Silva na direita que isolado para De Gea não tem problemas em meter a bola por entre as pernas do guarda-redes.
92' - Silva, num contra-ataque, faz um passe espectacular por entre a defesa adversária isolando Dzeko que conduz a bola e faz depois facilmente o golo.

Manchester United
1 - David De Gea
3 - Patrice Evra
5 - Rio Ferdinand
6 - Jonny Evans
8 - Anderson (4 - Phil Jones)
10 - Wayne Rooney
12 - Chris Smalling
17 - Nani (14 - Chicharito)
18 - Ashley Young
19 - Danny Welbeck
24 - Darren Fletcher

Manchester City
25 - Joe Hart
2 - Micah Richards
4 - Vicent Kompany
6 - Lescott
7 - James Milner (13 - Aleksander Kolarov)
16 - Kun Agüero (19 - Samir Nasri)
18 - Gareth Barry
21 - David Silva
22 - Gaël Clichy
42 - Yaya Touré
45 - Mario Bolatelli (10 - Dzeko)

Cartões Amarelos: Mario Bolatelli (23'), Vicent Kompany (40'), Anderson (61'), Patrice Evra (66'), Chris Smalling (78'), Danny Welbeck (82') e Micah Richards (85').

Cartão Vermelho: Jonny Evans (46').

Assistência: 75487 (Old Trafford)

Clima: Céu nublado (16ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário