terça-feira, 1 de novembro de 2011

Liga Zon Sagres - Gil Vicente x Marítimo (9ª Jornada)


Contexto
O Gil Vicente está em 11º lugar com a possibilidade de ficar com os mesmos pontos do 7º no caso de vitória.
O Marítimo está a ser a equipa sensação da competição, estando em 5º lugar mas com possibilidade de ficar com os mesmos pontos que o 3º (Sporting) no caso de vencer este jogo.

1ª Parte
O contra-ataque era o método de jogo ofensivo predominante de ambas as equipas apesar de ser o Marítimo quem mais apostava em jogar com o erro do adversário. No entanto o Gil Vicente ainda tentou construir algum jogo usando e abusando o ataque pelo corredor lateral esquerdo. Júnior Caiçara é um lateral com características muito ofensivas e o facto do Gil Vicente jogar com 2 médios defensivos, dava-lhe liberdade para atacar. Richard tentou ser a ligação para a 3ª fase de construção, jogando a toda a largura do campo mas ambas as equipas tiveram dificuldades em construir jogo no meio campo ofensivo e portanto faziam-no quer através do jogo directo ou do ataque pelos corredores laterais. Uma das razões pela qual o Marítimo se viu obrigado a usar o jogo directo foi o facto dos médios do Gil Vicente estarem a fazer uma forte pressão aos médios do Marítimo não lhes dando tempo nem espaço para construir jogo. Quando o Marítimo não conseguia aproveitar a transição ofensiva, procurava um espaço para começar um ataque rápido dando preferência ao jogo directo para o ponta de lança Baba ou ao jogo para os corredores de forma a sair cruzamento para a finalização na grande área. Era notória a importância de Baba no modelo de jogo da equipa e disso é prova o grande número de golos marcados pelo mesmo.

2ª Parte
O Marítimo entrou muito pressionante na 2ª parte criando muitas dificuldades ao Gil Vicente o que obrigou Caiçara a limitar as suas subidas e com isso todo o dinamismo ofensivo do Gil Vicente foi afectado. Infelizmente para o Marítimo, que estava a dominar o jogo nesta altura, o nevoeiro fez com que o árbitro se visse obrigado a interromper o jogo aos 50' e isso cortou o ritmo de ambas as equipas. Depois de reiniciado o jogo, este manteve-se como estava na 1ª parte com algumas tentativas de ataque de ambos os lados mas sem criar grandes oportunidades. Paulo Alves ainda tentou mudar o ritmo ofensivo com a entrada de Hugo Vieira mas o jogo pouco mudou. Houve mais duas interrupções devido ao nevoeiro sendo a última a 14' minutos do fim (já tinha sido mostrada a placa com indicação de 19' de compensação). O jogo viria a ser recomeçado no dia seguinte mas o marcador já não se alterou.

Jogadores-Chave
No Gil Vicente, Júnior Caiçara foi dos que mais ataques conduziu sendo uma das principais ligações da defesa ao ataque. Richard também esteve muito em jogo, mais na 2ª parte, tendo sido muito importante no direccionamento dos ataques da equipa da casa. Por fim, há que referir Adriano Facchini pelas importantes defesas que fez.
No Marítimo nota-se que Baba é dos jogadores mais importantes da equipa tendo sido o jogador-alvo de grande parte dos ataques da sua equipa.

Substituições
61' - Entra Hugo Vieira para o lugar de Luis Carlos. Troca directa entrando um jogador que é habitualmente titular e capaz de vários desequilíbrios tanto nos corredores latetais como no corredor central.
73' - Entra Héldon para o lugar de Danilo Dias. Troca directa.
76' - Entra Laionel para o lugar de Guilherme. Troca directa.
76' - Entra Benachour para o lugar de Olberdam. Troca directa, entrando um jogador com características mais ofensivas.
88' - Entra Yero para o lugar de Roberto. Troca directa.
88' - Entra Christian Pouga para o lugar de Sami. Troca directa entrando um jogador mais forte fisicamente.

Golos
(Não houve)

Gil Vicente
1 - Adriano  Facchini
6 - Daniel Faria
19 - Mauro
29 - Roberto (13 - Yero)
40 - Guilherme (7 - Laionel)
44 - Cláudio
54 - Halisson
58 - Luis Carlos (70 - Hugo Vieira)
66 - Luís Manuel
80 - Júnior Caiçara
88 - Richard

Marítimo
1 - Peçanha
8 - Roberto Sousa
9 - Baba
13 - Olberdam (81 - Benachour)
16 - Roberge
17 - Sami (10 - Christian Pouga)
21 - Briguel
25 - Rafael Miranda
30 - Danilo Dias (20 - Héldon)
41 - Rúben Ferreira
44 - João Guilherme

Cartões Amarelos: Rafael Miranda (15') e Roberge (60').

Assistência: Desconhecido (Estádio Cidade de Barcelos)

Clima: Céu nublado / Nevoeiro (13ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário