sábado, 5 de novembro de 2011

Liga Zon Sagres - Marítimo x Académica (10ª Jornada)

Contexto
O Marítimo encontra-se em 5º lugar a 5 pontos do 1º. O treinador Pedro Martins só não pode contar com Robson (lesionado) e Marquinho que está ausente no Brasil.
A Académica está em 6º lugar a 10 pontos do 1º. Não podem contar com Orlando, Diogo Gomes, Rui Miguel e Flávio (todos por lesão).

1ª Parte
Ambas as equipas se sentem confortáveis mantendo a bola e procuram construir jogo desde a sua linha defensiva. O Marítimo ataca preferencialmente pelos corredores laterais procurando muito as bolas longas para as costas dos laterais. A forma como a Académica defendeu não permitiu que o Marítimo chegasse ao último terço do terreno com jogo apoiado pelos corredores laterais porque pressionavam bastante assim que o lateral recebia a bola. No entanto Sissoko esteve melhor nessa pressão que Marinho sendo que este último deu muito espaço ao Rúben Ferreira para subir no terreno com bola controlada. Sem bola, o Marítimo apresentava uma pressão muito forte no meio campo dificultando ao máximo a tendência natural da Académica fazer um estilo de jogo apoiado. A Académica dava bastante liberdade aos defesas do Marítimo, permitindo organizarem o jogo pelo que apenas os laterais eram pressionados o que fez com que os dois centrais e os médios centro que vinham buscar jogo subissem até ao meio campo sem grande oposição.

2ª Parte
O jogo começou praticamente com 2 golos, 1 para cada equipa. O Marítimo parecia estar menos assertivo na pressão a meio campo com a Académica a ter mais espaço no corredor central, ainda assim continuava a procurar os corredores laterais para criar situações de finalização com ambos os laterais a subirem mais no terreno. Pedro Emanuel tentou, com a entrada de Diogo Valente, colocar mais homens na frente mantendo uma ligação entre meio campo e ataque assegurada pelos extremos e Sissoko que estava a jogar na posição 10 / avançado recuado mas apenas por uma vez Peçanha se viu ameaçado com um remate de meia distância da Académica. Os visitantes também pareceram mais atentos às bolas longas do Marítimo para os corredores laterais com a defesa em linha a ganhar alguns foras-de-jogo. Já perto do fim, Abdoulaye é expulso e Habib fica a jogar a central.

Jogadores-Chave
No Marítimo, o trio de ataque (Sami, Danilo Dias e Baba) é o sector de jogo mais forte. Bem coordenados com excelentes movimentações sempre com vista ao ganho de espaço para poder finalizar.
Na Académica Sissoko foi muito esforçado na primeira parte nas tarefas defensivas. Na 2ª parte apareceu Marinho com algumas boas iniciativas. Cédric Soares é muito perigoso sempre que vai à linha com uma boa capacidade de cruzamento.

Substituições
65' - Entra Benachour para o lugar de Olberdam. Troca directa.
70' - Entra Diogo Valente para o lugar de Danilo. Passam a jogar em 1-4-2-3-1 com Habib e Hugo Morais a médios centro, Sissoko a médio ofensivo e Diogo Valente a extremo esquerdo.
79' - Entra Héldon para o lugar de Danilo Dias. Troca directa.
79' - Entra Fábio Luís para o lugar de Sissoko. Fábio fica a jogar a ponta de lança ao lado de Éderzito.
91' - Entra Luís Olim para o lugar de Sami. Coloca-se mais um defesa, também para queimar tempo.

Golos
15' - Bola bombeada para a frente, num contra-ataque, onde Sami recebe, joga para Danilo Dias que faz um passe a rasgar a defesa aproveitando a desmarcação de Baba que isolado faz facilmente o golo.
29' - Briguel joga na frente para Danilo Dias, este vê a desmarcação de Rafael Miranda passando-lhe a bola, este ganha a linha e cruza rasteiro e atrasado para a entrada da pequena área onde Sami aparece à vontade para rematar para o golo, aproveitando o movimento de Baba que arrastou o adversário directo.
37' - Canto marcado do lado esquerdo para a zona de penalti onde João Leal aparece só a cabecear de cima para baixo com a bola a sobrevoar Peçanha entrando na baliza.
45' - Éderzito conduz a bola pelo corredor central e remata forte com Peçanha a defender para a frente e Marinho a aproveitar a recarga para fazer o golo.
47' - Sami do lado esquerdo do ataque recupera uma bola perdida e de pé direito cruza para a grande área onde aparece Baba a cabecear para o golo.

Marítimo
1 - Peçanha 
8 - Roberto Sousa
9 - Baba
13 - Olberdam (81 - Benachour)
16 - Roberge 
17 - Sami (18 - Luís Olim)
21 - Briguel
25 - Rafael Miranda
30 - Danilo Dias (20 - Héldon)
41 - Rúben Ferreira
44 - João Guilherme

Académica
1 - Peiser
3 - Sissoko (9 - Fábio Luís)
7 - Hugo Morais
8 - Habib
13 - João Real
17 - Éderzito
20 - Marinho
21 - Adboulaye
41 - Cédric Soares
55 - Hélder Cabral
99 - Danilo (23 - Diogo Valente)

Cartões Amarelos: João Leal (75'), Fábio Luís (89') e Benachour (92').

Cartão Vermelho: Abdoulaye (85')

Assistência: Desconhecido (Estádio dos Barreiros)

Clima: Céu nublado (20ºC)

Sem comentários:

Enviar um comentário